(Fotos: Paulo Pinheiro | Elder Amaral | Secom) |
A Secretaria de Ordem Pública de São João da Barra, por meio da Coordenadoria de Defesa Civil, realizou na quarta-feira, 01, capacitação sobre noções de primeiros socorros para representantes das secretarias municipais, Agência da Capitania dos Portos e Jeep Clube, no auditório da Prefeitura. A entrega do certificado de participação na palestra, que orientou sobre a forma de atuação em situações de urgência ou emergência, contou com a presença da prefeita Carla Machado.
“Agradeço a parceria com o instrutor Antônio César G. Ferreira e parabenizo a Coordenadoria de Defesa Civil e a todos que se dispuseram em estar presente nesta capacitação”, discursou a prefeita Carla Machado, ressaltando que participar da capacitação é uma prova de amor à vida e ao próximo, onde muita das vezes as pessoas pensam estar livre de tudo, mas pode se deparar com uma situação de urgência e emergência.
– É gratificante saber que a gente pode ajudar e até mesmo salvar uma pessoa. Isso carregamos por toda vida – completou a prefeita, enaltecendo que a partir de agora todos podem aproveitar as informações obtidas e aperfeiçoar os conhecimentos.
Segundo o coordenador de Defesa Civil, Adriano Assis, a iniciativa foi importante para possibilitar aquisição de conhecimentos básicos de primeiros socorros para o atendimento às pessoas que estejam em mal súbito até a chegada do socorro avançado. “A intenção foi transmitir esses conhecimentos para que as pessoas estejam preparadas para ajudar o próximo, seja na rua, no trabalho ou em casa”, disse Adriano.
O instrutor, enfermeiro e bombeiro militar, Antônio César G. Ferreira, ressaltou que é fundamental na abordagem da vítima diferenciar as situações de emergência ou urgência para direcionar o trabalho da equipe de resgate até o local, e iniciar os procedimentos de atendimento, que poderão reanimar a vítima até a chegada do socorro.
Entre os assuntos abordados estavam procedimentos em atendimento de situações de trauma de trânsito, adotando algumas medidas para que as vítimas sejam socorridas da melhor maneira possível sem que alguém tenha alguma atitude sem noção, e parada cardiorrespiratória, que é um caso corriqueiro. Informações sobre forma de atuação em casos de afogamento e crise convulsiva também foram transmitidas.
Para funcionaria da Secretaria de Obras e Serviços, Bianca Azevedo Gomes, a palestra foi excelente, produtiva e interessante. “Espero não precisar utilizar no dia a dia esses conhecimentos obtidos durante esta capacitação de 6h, mas caso ocorra a necessidade, estou preparada para atuar e repassar para outras pessoas a forma correta de primeiros socorros”, concluiu Bianca.
O secretário e o subsecretário de Ordem Pública, Rodrigo Machado e Marcelo Reis, além do comandante da Guarda Civil Municipal, Luís Marcos Cardoso Teixeira, marcaram presença na capacitação.
Fonte: Secom PMSJB