sexta-feira, 3 de fevereiro de 2023

Obras dos acessos à Ponte da Integração terão o custo de R$ 21 milhões


A empresa Ferdan Empreendimentos Construções e Serviços Eireli foi a vencedora da licitação para as obras nos acessos da Ponte da Integração, que ligará São João da Barra a São Francisco de Itabapoana. O resultado do processo foi publicado no Diário Oficial do Estado, no dia 17 de janeiro deste ano, e a obra está orçada em R$ 21.298.856,06. Ao tomar posse de seu segundo mandato, o governador Cláudio Castro chegou a prometer a conclusão da ponte para até 30 de maio ou "alguma cabeça vai ter que rolar". A licitação das obras de implantação dos acessos a ponte sobre o rio Paraíba do Sul foi iniciada no final de agosto de 2022.

 Dez empresas se credenciaram para apresentação dos envelopes com as propostas para obra. Além da Ferdan Empreendimentos Construções e Serviços Eireli, participaram do certame as seguintes empresas: Construtora Avenida Ltda; Imbeg Imbé Engenharia Ltda; Construsan Serviços Industriais Ltda; Econorte, Meio Ambiente, Infraestrutura e Serviços Ltda; Cofranza Construtora Ltda; Omega Construtora e Serviços Ltda; União Norte Fluminense Engenharia e Comércio Ltda; Construtora Lytoranea S.A; e M S Brasil Serviços Eireli.

De acordo com o DER-RJ, a pavimentação será concluída em 18 meses, após o início da obra. Em julho do ano de 2021, a Folha mostrou que a espera pela conclusão da Ponte pode ser mais antiga, mas a promessa oficial de uma ponte ligando SJB ao antigo sertão, hoje São Francisco de Itabapoana, completou 40 anos.

 Os pilares da ponte João Figueiredo, lançada em 1981, jamais receberam os tabuleiros da pista — e nem há perspectiva para que isso aconteça. Em 2014, veio a promessa de outra ponte: a nova construção, diziam, seria mais econômica e célere do que se fossem utilizados os antigos pilares. A obra tinha um ano como prazo de conclusão, mas até agora não terminou. Em 2021, o governador Cláudio Castro (PL) chegou a afirmar que a construção da ponte seria retomada imediatamente, se não houvesse impedimento por parte do Tribunal de Contas do Estado (TCE). 

No dia 22 de setembro, durante uma sessão, o presidente da Corte de Contas, Rodrigo Melo do Nascimento, disse que nunca houve nenhum impedimento quanto à conclusão, apesar das suspeitas de superfaturamento. Somente no início deste ano a movimentação no canteiro voltou a acontecer. A nova ponte encurta a distância entre SJB e SFI em cerca de 80 quilômetros. Além disso, facilita o acesso entre o Distrito Industrial de Guarus, pertencente à Companhia de Desenvolvimento Industrial do Estado do Rio de Janeiro (Codin), e o Porto do Açu. São 35 pilares, sendo 17 no trecho do rio, já concluídos.