A abertura do ano letivo para os alunos da rede pública municipal de São João da Barra aconteceu nesta segunda-feira, 6. São mais de 8.500 alunos matriculados, distribuídos em 37 unidades escolares, do ensino infantil, 1º e 2º segmentos do ensino fundamental e na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA, I à IX fase). A prefeita Carla Caputi e a secretária municipal de Educação, Angélica Rodrigues, deram as boas-vindas aos alunos do turno da tarde no Centro Municipal de Educação Marcos Medeiros Valiengo.
— O ano de 2022 foi muito difícil, porque foi pós-pandemia, um período de readaptação com os alunos, os professores e toda a rede municipal. Para este ano, vencido esse desafio, nossa expectativa é muito grande. Estamos fazendo reformas, como na Elysio de Magalhães e na Domingos Fernandes da Costa, e assim vamos ajustando os nossos equipamentos. Estou indo pessoalmente visitar as escolas, conferindo a instalação dos novos ventiladores que estão chegando, a distribuição de uniformes, iniciada no ano passado para duração de dois anos, e as mochilas que estão sendo distribuídas agora — disse Carla Caputi.
A prefeita lembrou, ainda, que na semana passada foi realizada a abertura do ano letivo com os servidores e a apresentação do tema de 2023: “Escola integrada, uma nova forma de aprender: cidadania em ação”. Mais de 700 profissionais da rede participaram de várias atividades, incluindo palestras. “Isso foi muito importante para que todos cheguem entusiasmados para receberem nossos bens preciosos, os nossos alunos. A Educação é um grande patrimônio”, acrescentou.
A secretária municipal de Educação, Angélica Rodrigues, comentou sobre os desafios no decorrer do ano letivo, mas salientou o comprometimento da equipe para oferecer ao munícipe uma educação pública de qualidade. “Estamos recebendo novos mobiliários, que estão sendo trocados em algumas unidades, entre outras melhorias na estrutura da rede. Nos dedicamos para proporcionar condições adequadas de trabalho e para que possam desenvolver as práticas pedagógicas de forma inovadora e significativa junto a nossos alunos”, salientou Angélica.
As aulas em São João da Barra, iniciadas nesta segunda, vão até o dia 22 de dezembro. No calendário, são 203 dias letivos. Pela Lei de Diretrizes e Bases (LDB), as escolas devem cumprir pelo menos 200 dias letivos anuais, distribuídos em dois semestres.