quarta-feira, 6 de maio de 2020

Santa Casa de Misericórdia de São João da Barra recebe novo tomógrafo


Parceria entre a Prefeitura de São João da Barra e a Santa Casa de Misericórdia para a aquisição de um novo tomógrafo vai possibilitar à população sanjoanense maior conforto em relação à saúde, em especial, neste momento crucial da história, já que a tomografia é um exame essencial para os pacientes suspeitos ou já confirmados com a Covid-19. Como o vírus ataca o sistema respiratório, o diagnóstico por imagem vai propiciar a identificação de evidências para as suspeitas da doença, e facilitar a triagem para atendimento dos casos mais graves, porém este não descarta a confirmação pelo teste viral.

"Trabalhamos para estruturar os serviços em saúde, proporcionando aos nossos munícipes maior conforto e assistência, unindo esforços em favor da vida, neste momento de pandemia. O tomógrafo é importante instrumento na luta contra a Covid-19, pois os pacientes vão ser tratados com maior rapidez evitando que os casos se agravem", ressaltou a prefeita Carla Machado.

Os exames começam a ser feitos no dia 14 de maio, aguardando somente os ajustes finais de instalação do equipamento. O novo tomógrafo possui tecnologia avançada para realizar exames adultos e pediátricos. São exames de crânio, abdômen, tórax, ortopédico (músculo esquelético), abdômen avançado e multifásico, angiografia (carótida, torácica, abdominal, membros inferiores) e oncologia, que serão realizados pelo SUS na Santa Casa.

Nos casos específicos relacionados ao coronavírus, após o exame clínico, se o paciente for classificado como suspeito, é priorizado para realização de tomografia e o exame avaliado de imediato.

"A tomografia é um exame que detalha o grau de lesão pulmonar, caso seja detectado mais de 50% de comprometimento do pulmão o paciente vai precisar de ventilação mecânica, abaixo de 20% pode ficar em casa com segurança. O equipamento identifica, ainda, lesões secundárias em pacientes confirmados com a doença", explicou o coordenador de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde, Sávio Sabóia, acrescentado que, com a aquisição, o governo está investindo na melhoria e ampliação do atendimento. “Conseguiremos fazer 1.200 exames/mês”, conclui.

Para a médica Arleny Valdés, secretária municipal de Saúde o tomógrafo “é uma grande conquista, que reduzirá o tempo de resposta e diagnóstico em atendimentos de urgência. Um paciente que chegar à Santa Casa com AVC, por exemplo, fará a tomografia naquele momento, não sendo mais necessário o deslocamento ao município vizinho para esta finalidade", frisa.

Tomógrafo - O equipamento é um Phillips Acess, com 16 canais, e só há 40 iguais instalados no país. O total investido foi de 250 mil dólares. Metade deste valor foi transferida pela Prefeitura através do Fundo Municipal de Saúde, utilizando recursos do Programa de Apoio aos Hospitais do Interior (PAIH). A outra metade foi garantida pela Santa Casa por meio de financiamento bancário em 36 parcelas. Os repasses em dia feitos pela Prefeitura foram essenciais para a aprovação do crédito bancário e para dar à Santa Casa a segurança necessária para realizar o investimento.

De acordo com o provedor da Santa Casa, Pedro Chagas, o equipamento anterior, além de antigo, era usado, e não havia mais condições de reparo. Uma negociação com a empresa permitiu um abatimento do valor total de 50 mil dólares, com a entrega do antigo aparelho, de apenas dois canais, que foi adquirido em 2015 do Hospital Escola Álvaro Alvim, e passava constantemente por manutenção.

- Agradeço a parceria do governo municipal, que incansavelmente vem realizando ações em benefício da saúde da população sanjoanense. O acesso à saúde, neste momento crítico que vivemos, devido à pandemia, é fundamental para salvar vidas. E nossa parceria tem gerado maior tranquilidade ao cidadão - finalizou o provedor.