sexta-feira, 8 de maio de 2020

Secretária de Saúde de SJB fala sobre finalização de obras do Hospital de Campanha do Covid-19


A Secretaria de Saúde de São João da Barra, Arleny Valdés Arias, foi a entrevistada desta sexta-feira (8) do programa Folha no Ar, da Folha FM 98,3. Ela abordou a finalização do Hospital de Emergência do Coronavírus, importante devido ao número crescente de infectados e suspeitos no município: 24 confirmados, 12 suspeitos, dos quais 23 permanecem em isolamento domiciliar e três se encontram internados, além de um óbito confirmado. O Hospital de Emergência do Coronavírus, visitado na última quinta-feira (7) pela vigilância sanitária, sendo aprovado e elogiado pela organização do fluxo dento do hospital, “Entrada, saída, higienização, alocação de pacientes e equipe médica de enfermagem, pontos importantes no combate ao Covid, foram elogiados pela equipe no hospital”, contou Arleny.


Ainda foram destacados no programa as maneiras corretas dos possíveis infectados entrarem em contato com o sistema de saúde, sem que corram o risco de infectar mais pessoas dentro do município:

As pessoas só devem procurar a unidade de saúde quando seus sintomas não estiverem melhorando. O ideal é procurar primeiramente o posto de saúde da área, o ambulatório. Se for um caso mais grave deve procurar o Centro de emergência. Mas, antes de tudo, devem ligar para o Call Center, pois eles farão uma série de perguntas e avaliarão quais são pacientes realmente suspeitos de Covid. Ainda temos duas unidades móveis preparadas para o coronavírus, elas vão nas residências e prestam o atendimento. O paciente fica isolado da cidade, para que ele não contamine ninguém no município – explicou a secretaria.


Arleny Valdés ainda detalhou o progresso da construção do Hospital de Emergência do Coronavírus, “praticamente pronto”, segundo a secretaria. Segundo a secretaria, faltam apenas detalhes como a chegada de aparelhos respiratórios. Arleny contou que oito desses aparelhos chegarão ainda hoje de São Paulo, aonde foram avaliados por técnicos e fisioterapeutas do município, mais aparelhos foram comprados há dois meses, mas ainda não chegaram por atraso do distribuidor; refletindo a falta dos aparelhos em todo o país. Fez questão de destacar, também, os padrões de exigência técnica e a análise de preço dos aparelhos por parte de sua equipe.


– Nesse momento terminamos uma central de oxigênio, hoje existem 52 pontos de oxigênio. De início iremos abrir apenas para os pacientes de coronavírus. A obra está praticamente pronta, faltando apenas alguns detalhes e a chegada dos equipamentos. A vigilância sanitária esteve no Hospital ontem e avaliou o centro de emergência, entrada, saída, higienização, alocação de pacientes e equipe médica de enfermagem, pontos importantes no combate ao Covid, foram elogiados pela equipe da vigilância – explicou Arleny Valdés.

Outro ponto de grande relevância foi abordado pela secretária; as barreiras sanitárias no município. Por enquanto estão acontecendo em Barcelos e Casumbá, nas barreiras ocorrem as testagens por amostragem, entretanto, há um público alvo para passar pelo controle, caminhoneiros, pescadores e pessoas que trabalham embarcadas. Isso é devido ao local de alto risco de contágio por quais passam esses profissionais; Macaé, Rio de Janeiro e São Paulo.


– Estamos fazendo a testagem dos principais grupos de risco, os caminhoneiros, pescadores e aqueles que trabalham embarcados. Nossa equipe tem trabalhado de maneira bem humana, um questionário, uma pequena entrevista para saber de onde veio e se teve contato com alguém positivo. A pessoa pode estar assintomática e ainda sim ser considerado um paciente suspeito. Mas as pessoas que têm passado pelos testes, geralmente, tem sido os que chegam apresentando sinais febris e dificuldades respiratórias – disse a médica cubana, nomeada secretária de saúde de SJB desde 17 de julho, de 2019.







Fonte: Folha da Manhã