segunda-feira, 4 de janeiro de 2016

GRUSSAÍ, ATAFONA E AÇU COMEÇAM O ANO COM FALTA DE ÁGUA, ENERGIA ELÉTRICA E SINAL DE TELEFONIA

(Fotos: Ralph  Braz | Blog Pense Diferente)
Os veranistas e moradores das praias de Grussaí, Atafona, Açu e a sede do município começaram o ano e mais um verão com problemas antigos, devido a falta de planejamento do prefeito José Amaro Martins, Neco.

Quem foi passar a tradicional virada de ano nas praias do município presenciaram um verdadeiro caos, desde falta de energia elétrica, falta de água, sinal de telefonia móvel e sem poder deixar de falar da falta de segurança, já que foram registrados vários assaltos a mão armada, arrombamentos e furtos a residências e comércios.

São inúmeras as reclamações e essa noite, após mais uma falta de energia, para complicar ainda mais a situação, a concessionária de energia elétrica AMPLA, não atende as ligações e quando atende demora em enviar uma equipe para solucionar o problema, muitos que tentaram ligar para a Ampla afirmam que não conseguiram. 


Relatos de moradores e turistas sob o caos em que se encontra o serviço prestado pela AMPLA: 

"Dormir fica difícil!! Luz apaga toda hora!! Risco de queimar aparelhos a todo instante!! Preocupação pq a luz qdo volta ainda volta meia bomba com risco de perder geladeira, ar condicionado e etc. Até qdo vamos vamos ser reféns da irresponsabilidade dessa incompetente ampla?"

"Como se não bastasse levar uma noite de cão acordada, com mosquito,um calor de pingar graças a praga da Ampla,quando amanhece não tem água pra nada por causa da praga da Cedae,o certo é a população não pagar as contas,pra ver se eles cortam água e luz da cidade toda.

Quando alguém vai resolver essa p...?"

Ainda não se tem uma previsão de quando o fornecimento de água pela Cedae será normalizado em São João da Barra. Em apenas quatro dias do ano, dois já foram contabilizados pela falta d’água em todo município.

Segundo o superintendente da Companhia Estadual de Águas e Esgoto (Cedae), Ranieri Nogueira, o problema é com a energia.

– A Cedae está sem energia e não temos condições de trabalhar. Já estamos juntamente com os funcionários da AMPLA para salvar pelo menos o sistema de captação. A voltagem está chegando muito baixa onde o normal é 220. Transformadores já foram trocados, mas só conseguiram chegar a 200 volts e com isso estamos trabalhando para normalizar – disse Raniere.

O Procon de São João da Barra que no primeiro ano de funcionamento, já notificou, já autuou a empresa e atualmente tem em curso ação judicial, e representação/ inquérito civil junto ao Ministério Público, informa que estará adotando as medidas cabíveis face a falha na prestação de serviços causada pela Ampla.

De acordo com a Ampla, uma falha num transformador da Subestação Usina de Campos, pertencente a Furnas, provocou a interrupção no fornecimento de energia elétrica no município de São João da Barra.

O Procon informa ainda que a má prestação de serviços destas empresas se entendem aos municípios vizinhos e a todo estado no Rio de Janeiro não sendo um problema isolado em São João da Barra.

Ranieri Nogueira, superintendente da Companhia Estadual de Águas e Esgoto (Cedae), entrou em contato com o site informando que o fornecimento de água já foi iniciado há 40 minutos tendo em vista que o transformador que atende a Estação de Tratamento de Água (ETA) foi substituído pela AMPLA.


Atafona – O poço localizado na entrada de Atafona está parado sem previsão de funcionamento.

Grussaí – Poço central danificado com queima de painel já substituído pela Cedae e já funcionando normalmente. Poço do outro lado da lagoa – já em funcionamento.

Açu– Dois poços e apenas um funcionando ao lado Posto de Saúde do Açu.

Degredo – Queima de painel com substituição de peças e já em funcionamento.

Barcelos – Queima total dos painéis e cabos. Já em funcionamento.

Pipeiras e Palacete – Perda total dos aparelhos. Aguardando troca que será feita na parte da manhã de segunda-feira, 05.

– 324 mil litros por hora d’água foram deixados de serem abastecidos para os moradores. Ficamos 38 horas sem fornecimento de energia. Pedimos compreensão da população, – afirma Raniere.







Fonte: Blog Pense Diferente | Parahybano