quinta-feira, 26 de outubro de 2023

Temporal no Rio assusta e cidade entra em estágio de mobilização


Um forte temporal transformou o dia em noite na cidade do Rio de Janeiro, na manhã desta quinta-feira (26). Nuvens muito carregadas se formaram sobre a cidade, que entrou em estágio de mobilização às 6h20. Em alguns bairros das Zonas Oeste, Norte e Sul da cidade já chovia forte por volta das 7h. A chuva pode vir acompanhada de raios e ventos fortes, de até 76 km/h, de acordo com o Centro de Operações do Rio. Em Campos dos Goytacazes, a previsão meteorológica é de dia nublado. Pode chover a qualquer momento durante o dia. Amanhã (27), há estimativa de chuva o dia inteiro .

No Rio de Janeiro, a chuva forte provocou alagamentos na estação Méier e os trens para Santa Cruz não realizam parada nas estações Riachuelo, Sampaio, Engenho Novo, Méier e Piedade, na Zona Norte da cidade, por volta das 7h45. Segundo a Supervia, passageiros que utilizam essas estações devem realizar a transferência na estação Quintino. Às 8h05, a situação foi normalizada.



Na Zona Oeste fluminense houve pancada de chuva forte às 6h50 e pegou os moradores de Santa Cruz despreparados para a sua intensidade. Os guarda-chuvas e capas de proteção não deram conta de conter a água – e quem estava sem nada ficou completamente encharcado.

Às 7h50, 14 bolsões d’água estavam em andamento nas Zonas Norte, Sul e principalmente Oeste. Em Jacarepaguá, o céu, que deveria estar amanhecendo, parecia noite. As nuvens eram tão escuras que atrapalhavam a visibilidade dos motoristas que se deslocavam para o trabalho. Os faróis tiveram que ser acesos e a velocidade reduzida para evitar acidentes.

Um motoqueiro que trafegava por Santa Cruz teve que parar a moto e se abrigar em uma marquise. “Me pegou de surpresa, não estava chovendo, estava de dia e do nada à noite. A chuva parece que vai parar um pouco, mas está aumentando de novo. Quem não estava esperando foi surpreendido”, conta o homem.

Dia virou noite

O dentista Marco Antônio Gallito mora em Campos e dá aulas na Universidade Federal Fluminense. Nesta manhã, ele deixou o bairro do Flamengo, no Rio, para ir trabalhar em Niterói. “Foi um horror. Cheguei à UFF depois de uma hora e meia no trânsito. Saí do Flamengo às 7h e parecia que era noite. Uma coisa horrível”, disse.

Motoristas que passavam pela Ponte Rio-Niterói tiveram que reduzir, obrigatoriamente, a velocidade por conta da baixa visibilidade na via. Às 8h10, a situação foi controlada, mas o tempo de travessia no sentido Rio era de 35 minutos.

O tempo mudou por causa da passagem de uma frente fria, e o céu nublado deve permanecer até sábado, quando as temperaturas voltam a aumentar. Segundo o Alerta Rio, núcleos de chuva vinham de São Paulo para o Rio de Janeiro.

Houve o registro de chuva na região da Costa Verde no início desta quinta-feira. A máxima prevista para esta quinta é de 27º C na capital. Em Campos dos Goytacazes, a temperatura máxima é de 26º. Na sexta-feira (27), deve chover o dia todo na cidade e no Norte Fluminense, segundo o site Climatempo.