quarta-feira, 25 de outubro de 2023

Ação da Prefeitura de Petrópolis impede que crianças fiquem em situação de rua


Uma ação da Prefeitura na noite e na madrugada de sábado (21) para domingo (22) impediu que uma família mantivesse duas crianças (de 3 e 5 anos) em situação de rua em Petrópolis.

“O nosso governo trabalha 24 horas por dia para garantir o direito da criança. Somos contra e combatemos qualquer tipo de exploração infantil. Não toleramos e nunca seremos negligentes como foram os governos que nos antecederem. Parabenizo todos os atores envolvidos, principalmente o meu secretário de Assistência Social, Fernando Araújo, e a nossa equipe da assistência social”, disse o prefeito Rubens Bomtempo.


O trabalho teve início por volta das 22h30 de sábado. A equipe de abordagem da Secretaria de Assistência Social, ao fazer a ronda diária, constatou que uma família em situação de rua recusava acolhimento, mesmo estando com duas crianças. A família, oriunda do município de Rio Bonito, estava na calçada da Rua do Imperador.

A equipe de abordagem, então, acionou o secretário de Assistência Social, Fernando Araújo, que foi ao local. O secretário comunicou o promotor Odilon Lisboa Medeiros (Promotoria da Infância e da Juventude de Petrópolis) sobre o caso e mobilizou o Conselho Tutelar. Como o homem da família não é o pai biológico das crianças e recusava o acolhimento delas, a Polícia Militar foi também acionada, preventivamente, e apoiou a ação.


A família recusava qualquer tipo de ajuda e andou até a altura da UPA Centro. Lá, após muito diálogo, a equipe da Secretaria de Assistência Social conseguiu, de forma pacífica, convencer os adultos a aceitarem o acolhimento das quatro pessoas. O casal foi acolhido no NIS (Núcleo de Integração Social), do Alto da Serra, e as crianças estão acolhidas no Lar Nossa Senhora da Graças, em Corrêas.

“Não aceitaremos nenhuma criança em situação de rua em Petrópolis. Estamos aqui trabalhando para garantia de direitos. Sempre que os direitos de crianças e adolescentes forem violados, estaremos firmes para solução imediata do problema. O sistema de garantia de direitos é inegociável e faremos de tudo para cumpri-lo”, disse o secretário Fernando Araújo.

Trabalho junto às pessoas em situação de rua é diário

Diariamente (incluindo fins de semana e feriados), a Secretaria de Assistência Social realiza ações junto às pessoas em situação de rua.

Na abordagem, as equipes buscam convencer essas pessoas a ir para a unidade de acolhimento do município (NIS, no Alto da Serra). Elas não são obrigadas a ir para lá. É um trabalho de conversa e esclarecimentos. Muitas das pessoas abordadas não são de Petrópolis, outras possuem transtornos psiquiátricos ou são dependentes de álcool e drogas.

As pessoas que aceitam o convite para o acolhimento passam pelo atendimento técnico (de assistentes sociais, psicólogos e educadores sociais) e têm cama, cobertores, alimentação e banho. Além disso, uma série de atividades par
a reinserir essas pessoas no mercado de trabalho.