quarta-feira, 5 de julho de 2023

Petrópolis foi a cidade com a temperatura mais fria do Brasil

(Foto: Ana Kutter)

Chegando em sua terceira semana, o inverno – a estação mais fria do ano – mostrou, enfim, a que veio em Petrópolis. Prova disso é que a Cidade Imperial foi o município com a temperatura mais fria do Brasil, nesta terça-feira (04). Segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), os termômetros chegaram a 1,5°C, na estação Pico do Couto. Essa estação fica a aproximadamente 1800 metros acima do nível do mar. Por conta dessa altitude, ele indica temperaturas bem mais baixas do que as registradas nos bairros, onde, também na terça-feira, os termômetros marcaram 8°C.

Além de figurar no ranking nacional, a temperatura registrada em Petrópolis (1,5°C) é também a menor do ano na cidade, que teve a madrugada mais fria de 2023. Com essas temperaturas, moradores e visitantes que subiram a serra tiveram que se agasalhar ainda mais, seja para ir ao trabalho e escola, ou simplesmente para apreciar a paisagem e os pontos turísticos – atrativos que ficam ainda mais cheios nesta época do ano.



Além de Petrópolis, outra cidade da Região Serrana do Estado do Rio de Janeiro também registrou baixa temperatura: Nova Friburgo. Por lá, o termômetro bateu 1,7°C na estação Salinas. A cidade do Rio de Janeiro registrou a madrugada mais fria do ano nesta terça-feira (4), com 11,3°C na Vila Militar, na Zona Oeste do Rio.

Segundo o Climatempo – site especializado em previsões meteorológicas, o frio intenso vai permanecer em Petrópolis nos próximos dias. Para esta quarta-feira (5), a temperatura deve variar de 7°C a 21°C. E a umidade, entre 30% e 90%. Na parte da manhã e tarde a previsão é de muitas nuvens e nevoeiro.

Na quinta-feira (6), os termômetros variam entre 6°C e 21°C. Não há previsão de chuva e o dia deve permanecer aberto e sem nuvens.









Fonte: Diário de Petrópolis