quinta-feira, 13 de julho de 2023

Coreto da Praça do Liceu é interditado pelo Inepac



O Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (Inepac) informou, nesta quinta-feira (13), que o coreto da Praça do Barão do Rio branco, mais conhecida como Praça do Liceu ficará, interditado. Neste domingo (16), mais uma edição do Samba na Praça, que reúne milhares de visitantes, será realizado no local.


Em nota, o Inepac informou “que a interdição do coreto foi realizada em virtude do atual estado de conservação do bem e para evitar aglomerações no equipamento. O Instituto reforça que a medida é de segurança e que é apenas para o coreto, não impedindo a realização do evento ‘Samba na Praça’, previsto para o próximo dia 16/07/2023”.

A interdição do coreto foi confirmada por um dos organizadores do evento, Eduardo Maciel. “Já está tudo certo, com postura, com todo mundo. [A interdição] vai ser só o coreto. Realmente o coreto precisa. Aquilo ali, já foi até pedido nosso, já foi enviado documento pra câmara, pra prefeitura, mas infelizmente não andou”, disse.

Coreto foi tombado em 1985 pelo Inepac

O coreto da praça é considerado um patrimônio cultural do Estado desde 1985. No site do Inepac, o bem descrito como:

“O coreto, com sua tipologia arquitetônica característica, é um dos traços culturais mais simpáticos no rosto das pequenas cidades do interior fluminense e dos subúrbios cariocas. Simboliza o prazer e os sentimentos populares das mais diversas maneiras: como palanque de campanhas políticas e cerimônias religiosas, como centro do carnaval carioca de subúrbio e espaço para solenidades cívicas, mas sempre, fundamentalmente, como lugar da retreta com sua pequena banda, seus dobrados, valsas, polcas e maxixes. Surgiu na época da adoção do espírito romântico na concepção das praças, jardins e de seus equipamentos urbanos, destacando-se por seu aspecto pitoresco. Deve seus detalhes exóticos, muitas vezes, à importação de elementos fabricados em ferro em países como a Inglaterra, França, Bélgica e Alemanha.

A ampla praça Barão do Rio Branco, ladeada pelo Fórum e pelo antigo solar do barão da Lagoa Dourada, mantém ainda o agradável ambiente de praça de interior, reforçado pela presença do atraente coreto aí construído. O curioso formato de sua cobertura sustentada por elementos estruturais em ferro e a longa escada de acesso vencendo um embasamento de grande altura individualizam este coreto que sobressai no contexto da praça”.