O Estado do Rio poderá ter uma Fototeca Estadual na Fundação Museu da Imagem e do Som (FMIS). É o que autoriza a Lei 10.063/23, da deputada Dani Balbi (PCdoB), que foi sancionada pelo governador Cláudio Castro e publicada em edição extra do Diário Oficial da última segunda-feira (17).
A fototeca terá o objetivo de preservar as obras de fotógrafas e fotógrafos, construindo um arquivo da fotografia brasileira para consulta pública, além de preservar a memória visual do Estado do Rio, organizar exposições de fotógrafos emergentes e promover debates, cursos de capacitação e formação para jovens, adultos e idosos.
“Muitos fotógrafos e fotógrafas ficaram sem emprego, desassistidos e vieram a falecer na pandemia. É assustador pensar que obras desses profissionais com importantes contribuições para o campo fotográfico vêm se deteriorando. Quem mais perde com isso é a memória periférica, pois são esses lugares que menos têm condições de preservar e divulgar os arquivos. Essa é a razão pela qual esses profissionais reivindicam há anos um espaço público de publicização de suas obras”, explicou Balbi, afirmando que a proposta foi um pedido de coletivos de fotógrafos da Baixada Fluminense.
Fonte: Alerj