segunda-feira, 27 de setembro de 2021

No Dia Mundial do Turismo, Petrópolis comemora retomada do setor

(Museu Imperial - Fotos: Ralph Braz | Pense diferente)

No Dia Mundial do Turismo, celebrado nesta segunda-feira (27), Petrópolis comemora a retomada do setor em meio a pandemia da covid-19. Apontada pelo Ministério do Turismo como um dos 22 destinos do país sanitariamente seguros, a cidade tem atraindo milhares de visitantes. Prova disso é a média de ocupação hoteleira que variou entre 70% e 90%, dentro do que hoje é permitido por decreto (70%), durante a alta temporada de inverno.

Com o controle das entradas e os hotéis e restaurantes seguindo rigidamente as regras sanitárias, foi possível fazer com que o setor se mantivesse atuante. De acordo com dados do Observatório Regional do Turismo, a média da ocupação hoteleira em julho, por exemplo, ficou em 61,34% (53,69% no Centro Histórico e 68,90 nos distritos), isso computados apenas finais de semana e feriados. Ou seja, bem próximo da ocupação máxima, que neste mês era de 70%.


Cidade Imperial e uma das principais indutoras de turismo no estado, Petrópolis conta com 26 instituições museológicas; um rico patrimônio preservado com prédios, casarões e igrejas do século XIX e início do século XX; tendo a disposição 117 meios de hospedagem e 6.325 leitos disponíveis e quase 300 restaurantes. Apesar de o carro chefe da cidade ser o turismo histórico-cultural, Petrópolis também oferece opções de ecoturismo, turismo rural, turismo de compras, gastronômico, cervejeiro e religioso.

Comemorado no dia 27 de setembro, o Dia Mundial do Turismo foi estabelecido oficialmente pela Organização Mundial do Turismo em 1980. No Brasil, também é comemorado o Dia Nacional do Turismo, no dia 02 de março.







Fonte: Diário de Petrópolis