(Avenida Arthur Bernardes) |
As altas temperaturas registradas nos últimos dias do Inverno, em Campos, estão contribuindo para registro de ventos fortes, ressaca do mar, erosão costeira e possíveis estragos na região urbana de Campos. Nesta terça-feira, os termômetros registraram 36 graus e a sensação de calor foi ainda maior. O técnico em meteorologia e professor, Carlos Augusto Souto, explicou que este calor fora de época é um fenômeno atípico.
“Uma massa de ar frio que se formou na Patagônia chegou ao continenete, passou pelo Uruguai e já chegou ao Brasil. No estado do Rio de Janeiro, a temperatura deve despencar dez graus, passando a 26, no máximo. A medida que essa massa vai se deslocando para o Norte, vai perdendo a força. Isto quer dizer que chegará bem mais branda ao Espírito Santo e Sul da Bahia, por exemplo”, explica.
Segundo Souto, esta diferença na temperatura gera também uma diminuição da baixa pressão. “Quanto mais calor, menor a pressão, quanto mais frio, maior a pressão. E o vento não é nada mais que o deslocamento de ar da alta para a baixa pressão atmosférica. E isto acontece independente da mudança de estação”, pontuou.
No entanto, o fenômeno gerado pelo encontro da massa de ar frio com a massa de ar quente pode deixar estragos como ressaca, erosão costeira, queda de árvores, destelhamento de imóveis precários, entre outros.
Na tarde desta terça-feira, uma árvore caiu no cruzamento da Rua dos Goytacazes com Comendador Francisco Sanguedo, no Centro. Não houve feridos. Pelas redes sociais, campistas postaram fotos e vídeos do vendaval registrado durante a tarde. A página do Instagram @camposocorrencias compartilhou diversas fotos e vídeos do vendaval em Campos, na Avenida Arthur Bernardes.
A Defesa Civil alertou sobre a previsão de rajadas de ventos fortes e muito fortes, entre o início da noite desta terça-feira (21) e o fim de quarta-feira (22) e está monitorando as localidades do Xexé e Gaivotas.
“Os dados que estamos produzindo na Defesa Civil estão nos permitindo alertar à população sobre as previsões, além de conseguirmos trabalhar com planejamento, buscando alcançar maior eficiência. Este é o nosso foco”, explicou o secretário de Defesa Civil, coronel Alcemir Pascoutto.
]
Ressaca em Farol
A Marinha do Brasil comunicou que a aproximação de um sistema frontal poderá acarretar em ventos de até 75 km/h (40 nós) na faixa litorânea do município, com ocorrência de ondas de até 5 metros. A previsão indica que a ressaca no Farol de São Thomé deve se estender entre a madrugada de quarta-feira (22) e a manhã de sexta-feira (24).
Temperatura – Segundo a Defesa Civil, a temperatura mínima aguardada para a próxima quarta-feira é de 20ºC, enquanto a máxima é de 25ºC.
Capital – Por causa dos ventos fortes, a Ponte Rio-Niterói ficou fechada por cerca de 20 minutos.