Um novo vídeo da capivara foi gravado no início da tarde desta segunda-feira (29). Desta vez, a imagem é do animal sendo retirado à força do local onde estava e sendo colocado na caçamba de um veículo.
Nesta manhã, que um moradorar da Rua Prefeito Edgard Machado, no Parque Leopoldina, em Campos, procurou a reportagem para denunciar a situação de uma capivara ferida que no portão de sua casa. Ele gravou um vídeo mostrando a situação do animal, e disse ter tentato com órgãos ambientais a remoção e um destino para o bicho, mas não conseguiu.
Após a denúncia, o Jornal entrou em contato com órgãos ambientais. A assessoria de comunicação da Prefeitura de Campos, por meio de nota, informou que “a Guarda Ambiental não faz resgate de animais feridos porque não tem convênio com nenhuma veterinária nem órgão público para o tratamento. Nesses casos, o contato deve ser feito com o Instituto Estadual do Ambiente (Inea)”.
Já o Inea respondeu que “cabe à Guarda Ambiental Municipal o resgate e o devido encaminhamento do animal. O instituto já encaminhou a demanda para o ente municipal”.
Enquanto os órgãos públicos afirmam não ser de sua responsabilidade recolher o animal, alguém já removeu a capivara do local. No momento, não há informações sobre seu destino.