sexta-feira, 17 de março de 2023

Novo Centro Administrativo da Prefeitura de Petrópolis é inaugurado


O novo Centro Administrativo da Prefeitura, no Hipershopping Petrópolis, no Alto da Serra, foi inaugurado oficialmente ontem (15). Ao lado do vice-prefeito Paulo Mustrangi, assim como dos secretários de Desenvolvimento Econômico (Marcelo Soares), de Saúde (Marcus Curvelo), de Obras (Ronaldo Ramos), de Fazenda (Paulo Roberto Patuléa) e de Administração e Recursos Humanos (Ramon Mello), além do presidente da Câmara dos Vereadores, Júnior Coruja e da secretária-chefe de Gabinete, Luciane Bomtempo, o prefeito do município, Rubens Bomtempo, discursou a respeito do que representa a abertura do complexo, afirmando que “após as chuvas que colocaram Petrópolis em uma situação muito difícil, a cidade começa a caminhar para frente”.

Ainda pontuou que, apesar de ter tido um ano a menos em sua gestão, não tem medido esforços para entregar à população um mandato satisfatório e produtivo. “Estamos tendo de correr contra o tempo para compensar o ano perdido. Então, estamos exercendo os deveres com mão de ferro, para conseguir entregar ao povo o que ele merece. Veja, estou no meu quarto mandato (como prefeito da cidade), e assim, não temos direito de errar. Somos experientes, com isso, temos de superar as expectativas. Olhar para frente, e não para trás”, ressaltou no discurso de abertura.

O prefeito ainda destacou que os problemas enfrentados pelas famílias que sofreram com a tragédia climática de 15 de fevereiro e 20 de março de 2022 são a verdadeira prioridade. Por isto, o investimento no Alto da Serra tem sido um sintetizador de todos os trabalhos feitos para auxiliar os prejudicados. No momento, inclusive, o representante do Projeto do Morro, Bruno Gonçalves, estava presente e afirmou que a iniciativa só será capaz de retornar ao Morro da Oficina graças ao esforço da Prefeitura.


Sucateamento do antigo Centro Administrativo

Outro ponto levantado foi a respeito do antigo Centro Administrativo da Prefeitura, na Barão do Rio Branco, Retiro. De acordo com Luciane Bomtempo, secretária-chefe de gabinete, as condições em que os servidores públicos trabalhavam no local eram degradantes. “Quando assumimos, descobrimos que o antigo Centro Administrativo havia pegado fogo. Só que, apesar disto, as pessoas tiveram que continuar trabalhando lá, entre os escombros. Chegamos a presenciar mais de 50 trabalhadores atuando em uma única sala minúscula. Então, a abertura do novo complexo é uma virada de chave para nós”, contou.

Tribulações

O secretário de Saúde, Marcus Curvelo, destacou em seu discurso as tribulações que a pasta havia passado no ano anterior, chegando a um momento crítico de possível fechamento. “Tivemos que solucionar mais de 1.800 processos para que não houvesse descontinuidade do setor de saúde municipal. Mas, hoje, temos uma nova casa, graças ao acolhimento que o gabinete, assim com as secretarias, realizaram ao reestruturar a administração da cidade”, frisou.

Em sequência, o secretário de Obras, Ronaldo Ramos, assim como o secretário de Desenvolvimento Econômico, Marcelo Soares, ressaltaram como o novo complexo irá favorecer o Alto da Serra, que foi duramente abalado pelas chuvas. “Atendemos aos invisíveis, resgatando o respeito e a cidadania do local”, destacou Ramos. “E, com a sinergia entre pastas, o investimento na população será melhor e mais produtivo, uma situação onde todos saem ganhando”, complementou Soares.

Parcerias

Outro que discursou no evento de abertura foi o novo presidente da Câmara dos Vereadores, Júnior Coruja. Na ocasião, afirmou que o legislativo e o executivo irão trabalhar juntos para o “engrandecimento de Petrópolis”. “Infelizmente, na política, há aqueles que torcem para que o pior aconteça. No entanto, nesta minha primeira inauguração como presidente da Câmara, eu firmo aqui, diante de vocês, uma parceria com a Prefeitura Municipal para que Petrópolis receba a melhor administração possível”, assegurou.

Por fim, outra união que foi destacada como um novo alicerce do município é entre o poder público e a economia local do bairro, que será potencializada pela presença das secretarias e do gabinete do prefeito no novo complexo do Hipershopping Petrópolis. “Este projeto foi desenvolvido exclusivamente para atender a funcionalidade das repartições públicas – assim como o povo petropolitano como um todo. Assim, além da logística mais apurada, o setor econômico também será impulsionado, com a chegada de novas empresas, prestadores de serviços e lojas comerciais”, contou Daniel Blanc, diretor executivo da empresa responsável pelo espaço ocupado pela Prefeitura.