O município de Petrópolis, na região serrana do estado, teve que se adequar aos novos tempos diante da proibição do uso de charretes puxadas por cavalos na cidade. Desde o início do ano, os condutores passaram a utilizar a versão elétrica do meio de transporte, preservando a integridade dos animais e resgatando os passeios do período colonial.
Até mesmo a Companhia Petropolitana de Trânsito e Transportes (CPTrans) utiliza as charretes elétricas, atividade que sempre esteve alinhada ao turismo de Petrópolis. A notícia foi publicada pelo portal Engenharia Hoje.
Os cavalos foram substituídos pelas charretes elétricas por conta de um movimento popular que levou a substituição dos animais a votação. No fim das contas, a proposta teve adesão da maioria dos cidadãos e decretou o fim das charretes tradicionais.
Pelas ruas da cidade serrana, também foram testados o tuk-tuk elétrico, uma espécie de triciclo motorizado, jipe e carro antigo.
Já as famílias que operavam as charretes com cavalos foram cadastradas na Secretaria de Assistência Social, onde estão encontrando outras oportunidades de trabalho.