quarta-feira, 16 de setembro de 2020

PT oficializa Benedita da Silva como candidata à prefeitura do Rio

(Foto: Roberto Moreyra)
No último dia para a realização das convenções partidárias, o PT oficializou, nesta quarta-feira, a candidatura de Benedita da Silva à prefeitura do Rio de Janeiro. O encontro aconteceu de maneira virtual por conta da pandemia do coronavírus. No final do dia, será realizada a convenção do PCdoB, que anunciará o vice para a composição da chapa. A atual deputada federal de 78 anos já foi senadora, vereadora, além de governadora e vice-governadora do Rio de Janeiro.

— Eu não esperava estar candidata. Estava bem representando o meu partido com os mandatos parlamentares, enfrentando esse flerte com o fascismo, reservando tempo para estar com a família. Me coloquei à disposição para, tranquilamente, ser vice na aliança que o partido procurava para o fortalecimento da esquerda. Esse partido não conseguiu naquele primeiro momento essa unidade e me fez um apelo, e eu não podia recusar um chamado do PT. Eu sei da campanha que vamos enfrentar pelos desafios colocados para o PT e para mim. Vai ser uma batalha, mas eu aceito esse desafio — discursou Benedita.


Nesta terça-feira, em uma carta enviada à militância do PCdoB, a então pré-candidata do partido, deputada estadual Rejane de Almeida, conhecida como Enfermeira Rejane, disse que uma orientação a nível nacional resultou em uma "nova conformação num processo de aliança e de retirada do protagonismo do partido na disputa pela Prefeitura do Rio".

"Acato a decisão de meu partido de retirar minha candidatura a prefeita do Rio, cidade que está gravada no meu coração e mente e é parte de minha identidade", diz Rejane na carta.

— Quero agradecer ao PCdoB por estar somando conosco e estarei hoje na convenção para selar mais a aliança. Particularmente, quero mandar meu abraço para a Enfermeira Rejane, e dizer que se o espírito de militância faz com que recue em um momento estratégico do PCdoB e caminhar junto, com certeza será uma coisa inédita. Você não renunciou a nada, você está somando, contribuindo para que um projeto político da esquerda possa se fazer valer na cidade do Rio — disse Benedita.

A candidatura de Benedita da Silva foi anunciada pelo PT após o deputado federal Marcelo Freixo (PSOL) desistir da disputa. Benedita tinha um acordo para ser vice numa chapa de coalizão encabeçada por Freixo.

Freixo concorreria ao cargo pela terceira vez, depois de ficar em segundo lugar nas disputas de 2012 contra o ex-prefeito Eduardo Paes e de 2016 contra Marcelo Crivella.








Fonte: Extra