Representantes da Secretaria Municipal de Saúde e da Faculdade de Medicina de Campos debateram nesta quarta-feira, 12, uma parceria para a implantação de Internato na Santa Casa de Misericórdia e, também, nas unidades de saúde do município localizadas nos distritos. A parceria foi analisada, bem avaliada por ambas as partes e deve ser concretizada nos próximos dias.
A princípio, a condução do Internato na Atenção Básica seria de Secretaria Municipal de Saúde. Já a da emergência ficaria sob responsabilidade da Santa Casa de Misericórdia. Segundo a secretária municipal de Saúde, Arleny Valdès, a parceria será bem-vinda para a rede municipal de saúde, que conta com 100% de cobertura na Atenção Básica.
“Nós temos unidades de Saúde em todos os distritos e uma parceria de internato com a Faculdade de Medicina é muito positiva. É de extrema importância para o município trazer a instituição de ensino para o nosso dia a dia. Não tenho dúvidas que isso irá fortalecer cada vez mais o nosso sistema de saúde”, ressaltou Arleny.
O Internato é o último ciclo do curso de graduação em Medicina, durante o qual o estudante deve desenvolver treinamentos práticos contínuos e sob supervisão docente em instituição de saúde vinculada à escola médica.
Para o diretor geral da Faculdade de Medicina de Campos, Edilbert Pellegrini, a atenção básica de São João da Barra é muito interessante para aprendizado dos estudantes.
“São João da Barra hoje oferece uma atenção primária que para os nossos estudantes de medicina é muito interessante. Precisamos que eles atuem mais em todo processo ‘saúde-doença’ em seus diferentes níveis de atenção, com ações de prevenção, recuperação e reabilitação à saúde, e, por isso, a Atenção Primária tem sido incluída, cada vez mais como cenário de aprendizagem no Internato”, ressaltou.
Após a reunião, foi realizada uma visita técnica na Santa Casa de Misericórdia. A estrutura e os serviços oferecidos no local foram elogiados pelos representantes da Faculdade de Medicina de Campos.
Também participaram do encontro o coordenador municipal de Vigilância em Saúde, Sávio Sabóia, a responsável pelo setor de Planejamento da Saúde, Geiza Retameiro, o diretor clínico da Santa Casa de Misericórdia, Jamil Queiroz e o subcoordenador da área de Internato da Faculdade de Medicina de Campos, Marcos Quintanilha.
Fonte: Secom