sexta-feira, 6 de setembro de 2024

Hingo Hammes lidera corrida para prefeitura de Petrópolis


Resultado de pesquisa realizada pelo Instituto Gerp divulgada na noite dessa quinta-feira (5), que consultou a opinião de 500 eleitores petropolitanos, por telefone, nos dias 2 e 3 de setembro, mostra que os candidatos Hingo Hammes (PP) e Yuri Moura (PSOL) encabeçam a disputa pela Prefeitura de Petrópolis. Na pesquisa estimulada, em que o entrevistador apresenta os nomes dos candidatos, Hingo registrou 27% das intenções de votos, contra 20% de Yuri. O prefeito Rubens Bomtempo está em terceiro lugar, com 12%. Eduardo do Blog tem 7% e Dr. Santoro, 1%. Outros 21% disseram não saber ou não responderam, enquanto 12% declararam que não votariam em nenhum dos candidatos.


Se as eleições fossem realizadas hoje, portanto, haveria segundo turno eleitoral, disputado pelos dois primeiros colocados, Hingo e Yuri. A pesquisa foi contratada pela empresa Plus Mais Comunicação Ltda. e registrada no TRE-RJ sob o número 0813/2024. A margem de erro é de 4,47% e o intervalo de confiança é de 95,5%.

Com relação a pesquisa anterior do Instituto Gerp, divulgada no início de agosto, Hingo Hammes ganhou mais 3 pontos percentuais de intenções de voto; Yuri Moura ganhou 4; e Rubens Bomtempo, 1; Eduardo do Blog perdeu 3. Dr. Santoro manteve-se em 1% das intenções de votos.


Na pesquisa espontânea, em que nenhum nome é apresentado, as posições dos candidatos não se alteram: Hingo Hammes lidera com 16% das intenções de votos, seguido por Yuri Moura, com 10%. Rubens Bomtempo vem em terceiro, com 6% e Eduardo do Blog, com 4%. Não houve citações do candidato Dr. Santoro. Há um número expressivo de indecisões: 61% não responderam ou disseram não saber em quem votarão.

Rejeição

O maior índice de rejeição registrado na pesquisa é o do prefeito Rubens Bomtempo: 54% dos eleitores consultados disseram que não votariam nele de jeito nenhum. Nesse quesito, Yuri Moura tem 31%; Dr. Santoro, 30%; Eduardo do Blog, 28%; e Hingo Hammes, 19%.

Governo Bomtempo

Os eleitores consultados também condenaram o governo do prefeito Rubens Bomtempo. Apenas 32% deles o consideraram ótimo (4%), bom (12%), regular para bom (8%) e regular (8%). Outros 61% têm opinião negativa sobre o governo: regular para ruim (10%), ruim (16%) e péssimo (35%). Outros 7% não emitiram opinião.