quarta-feira, 18 de setembro de 2024

Enel realiza projeto 'Energia Legal ’ em Campos

A Enel Distribuição Rio realiza, de hoje (17) até sexta (20), o projeto Energia Legal em Campos dos Goytacazes. O objetivo da iniciativa é combater fraudes e furtos de energia, bem como conscientizar a população sobre os riscos e os prejuízos desta prática. Além disso, a Enel vai oferecer uma série de serviços para a população durante a iniciativa: atendimento móvel, negociações de dívidas com condições especiais, orientações de segurança com a rede elétrica e dicas de consumo consciente de energia, bem como troca de lâmpadas e sorteio para substituição de geladeiras.


Em 69 edições do projeto Energia Legal realizadas pela Enel Rio, a companhia identificou furto de energia em 26,5 mil clientes, sendo 92% dos casos em residências e 8% em estabelecimentos comerciais nas 28 cidades por onde passou desde o fim de 2019.


Fazer ligações irregulares é crime com pena prevista de um a quatro anos de reclusão, além da obrigação de pagar os valores de consumo correspondentes ao período em que ocorreu a irregularidade. Essa conduta contribui para a queda na qualidade do serviço prestado, o que prejudica todos os consumidores da concessionária com maior número de interrupções e, por vezes, dificulta o retorno da energia elétrica. Conforme estimativa da distribuidora, se não houvesse furto de energia, as tarifas de todos os consumidores da Enel Rio poderiam ser reduzidas em cerca de 5%.


Quem adota a prática popularmente conhecida como “gato”, além de cometer um crime, coloca a própria vida e a segurança da população em risco. Pessoas não habilitadas, que tentam manipular o medidor de energia ou fazer ligação direta na rede, podem sofrer choque elétrico e acidentes graves, até mesmo fatais. Para denunciar o furto de energia, basta acessar o aplicativo Enel Rio ou ligar para a Central de Relacionamento pelo 0800 280 0120. Não é necessário se identificar.




Troca de geladeiras

Por meio do projeto Enel Compartilha Eficiência, a companhia realiza a iniciativa de Troca de Geladeiras durante o Energia Legal. Os clientes do município poderão se cadastrar nas Unidades Móveis de Atendimento ou de forma online até o dia 19, às 15h, para concorrer ao sorteio das geladeiras eficientes, com selo Procel de economia de energia. O sorteio será realizado no dia 19, a partir das 17h.

Para participar do sorteio, o cliente deve ser consumidor residencial ou rural e titular da conta de energia, além de estar adimplente com a Enel e ter uma geladeira funcionando para que possa ser efetuada a troca pelo modelo mais eficiente. Os beneficiados nesta ação terão as geladeiras trocadas na sexta-feira (20), conforme programação abaixo.

Atendimentos e Consumo Consciente de Energia

Durante a iniciativa, os moradores de Campos dos Goytacazes também terão acesso a diversas ações da Enel Rio por meio de unidades móveis de atendimento, que ficarão localizadas na Praça do Farol de São Tomé, na Praça São Benedito e em Baixa Grande. Nessas unidades, os clientes poderão solicitar serviços, como segunda via de conta, troca de titularidade, pedido de ligação nova e parcelamento de dívida com condições especiais, entre outros.


Ao longo da ação, a Enel Distribuição Rio também oferecerá dicas de segurança e de consumo consciente de energia. Além disso, a distribuidora fornecerá informações e atendimento para o cadastro na Tarifa Social de Energia Elétrica (Baixa Renda), programa do Governo Federal que dá descontos na conta de energia de até 65% em relação à tarifa residencial normal. O cliente também poderá fazer o cadastro e realizar a troca gratuita de lâmpadas incandescentes e/ou fluorescentes por até cinco do modelo LED.


TROCA DE GELADEIRAS

Cadastramento para a troca de geladeiras

Datas: 17 a 19 de setembro

Horários: 8h30 às 17h (dias 17 e 18) e 8h30 às 15h (dia 19)


Sorteio das geladeiras

Data: 19 de setembro
Horário: 17h

Substituição das geladeiras

Data: 20 de setembro
Horário: 9h às 12h
Local das ações: Praça São Benedito na Rua do Cemitério, 244, Goytacazes (próximo à Praça de Brinquedos da Igreja São Benedito)


Unidades Móveis

Data: 17 de setembro (terça)
Horário: 8h30 às 17h
Local: Praça de Farol de São Thomé

Endereço: Rua Milton Rondon Barbosa, 13, Farol de São Thomé (em frente à Paróquia de São Thomé e próximo à rodoviária)


Data: 18 de setembro (quarta)
Horário: 8h30 às 17h
Endereço: Av. Doctor Barros Barreto, 114, Baixa Grande (em frente à Policlínica de Baixa Grande)


Data: 19 e 20 de setembro (quinta e sexta)
Horário: 8h30 às 17h
Local: Praça São Benedito

Endereço: Rua do Cemitério, 244, Goytacazes (próximo à Praça de Brinquedos da Igreja São Benedito)

Polícia Civil prendeu vereador Pezão em flagrante por lavagem de dinheiro


Durante ação para cumprimento de oito mandados de busca e apreensão em Campos dos Goytacazes, agentes da 134ª Delegacia de Polícia, com o apoio da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) realizaram a prisão em flagrante do vereador Bruno Pezão (PP).



Em coletiva de imprensa a delegada titular da 134ª DP, Carla Tavares, e a chefe do Departamento de Polícia de Área (DPA) do Estado do Rio de Janeiro, Natália Patrão, informaram que foram apreendidos mais de 1 milhão de reais no apartamento onde o vereador mora, na Pelinca, e em uma residência em São Sebastião.


De acordo com a delegada Carla Tavares, em consequência do cumprimento dos mandados de busca e apreensão foram localizados mais de 600 mil reais em espécie que geraram o flagrante. “Com base em informações iniciais temos conhecimento de inúmeras extorções que vinham sendo praticadas ma Baixada Campista”.


Além do cumprimento dos mandatos em Campos, ainda na manhã desta quarta-feira (18), foram feitas buscas na cela do traficante Ricardinho, na penitenciária de Bangu, no Rio de Janeiro onde foram encontrados alguns celulares. O traficante aparece realizando uma videoconferência com o vereador e outros agentes políticos, durante uma reunião realizada no dia anterior à morte de um cabo eleitoral na Baixada Campista. O crime deu origem à operação ‘Pleito Mortal’, realizada pelo GAECO/Ministério Público e 134ªDelegacia de Polícia Civil, que investiga a morte de Aparecido Oliveira de Morais, assassinado no último dia 19 de julho, onde, supostamente, Pezão teria envolvimento.


“A gente interpreta esse vídeo e essa conduta do vereador Bruno Pezão como uma audácia. Realizando uma reunião política, fazendo uma videoconferência com o suposto chefe de tráfico de drogas de dentro da cadeia e projetando a imagem dele no telão, com a comunidade. É, sem dúvida, um escândalo sem precedentes, desafia todas as normas de conduta política, ilegal, mas também expõem de maneira flagrante a convivência entre a política e o tráfico de drogas”, afirma a chefe do 6º DPA, Natália Patrão.

O vereador Bruno Pezão foi encaminhado para a 134ª DP, no Centro de Campos de onde será encaminhado para o sistema prisional.








Pesquisa Veritá: Marçal cresce e lidera em São Paulo com 32,1%



A nova pesquisa do Instituto Veritá para a Prefeitura de São Paulo, divulgada nesta segunda-feira (16), mostra o candidato Pablo Marçal (PRTB) na liderança, com 32,1% das intenções de voto.

O que aconteceu


Guilherme Boulos (PSOL) tem 26% e o atual prefeito, Ricardo Nunes (MDB), aparece com 18,1%. A margem de erro é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos. Tabata Amaral (PSB), José Luiz Datena (PSDB) e Marina Helena (Novo) estão tecnicamente empatados em quarto lugar com 5,5%, 5,4% e 3%, respectivamente.

Esta é a pesquisa que mostra Marçal com mais vantagem desde que ele entrou na disputa. Em relação ao levantamento anterior do instituto, de 27 de agosto, ele cresceu 2,1 pontos percentuais.

Veja os números para as eleições em São Paulo:


Pablo Marçal (PRTB): 32,1% (tinha 30,9%)
Guilherme Boulos (PSOL): 26% (tinha 21,6%)
Ricardo Nunes (MDB): 18,1% (tinha 14,2%)
Tabata Amaral (PSB): 5,5% (tinha 5,8%)
José Luiz Datena (PSDB): 5,4% (tinha 6,3%)
Marina Helena (Novo): 3% (tinha 3,6%)

Não sabe / não respondeu: 3,6% (antes, 9,7%)
Branco / nulo: 5% (antes, 5,4%)


O Instituto Veritá ouviu 3.020 eleitores em São Paulo, entre 11 e 15 de setembro. As entrevistas ocorreram de forma presencial ou por telefone e a margem de erro é de dois pontos percentuais. A pesquisa foi registrada junto à Justiça Eleitoral como SP-08881/2024.
Segundo turno

Pelo Veritá, Marçal levaria o segundo turno, independentemente do adversário. Ele tem maior vantagem contra o atual prefeito, Ricardo Nunes. Em um possível segundo turno entre Nunes e Boulos, o atual prefeito seria reeleito.


Pablo Marçal (PRTB) 56,7% x 43,3% Ricardo Nunes (MDB)
Ricardo Nunes (MDB) 50,5% x 49,5% Guilherme Boulos (PSOL)
Pablo Marçal (PRTB) 56,2% x 43,8% Guilherme Boulos (PSOL)





sábado, 14 de setembro de 2024

Quem lidera ? Duas pesquisas e a seriedade delas à prefeito em SFI



Yara ou Pedrinho em São Francisco? Hoje, a 22 dias da urna de 6 de outubro, quem lidera a corrida a prefeito em São Francisco de Itabapoana? Na pesquisa Gerp divulgada ontem, é a Professora Yara Cinthia (SD), com 46% das intenções de voto na consulta estimulada (com apresentação dos nomes dos candidatos), contra 30% do ex-prefeito Pedrinho Cherene (União). Já na pesquisa Intelligence, também divulgada ontem, quem lidera é Pedrinho, com 43,5% das intenções de voto na estimulada, contra 36,8% de Yara. Na dúvida, a certeza: as duas pesquisas foram registradas no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), respectivamente, como RJ-00022/2024 e RJ-02834/2024.


Liderança fora e dentro da margem de erro

A Gerp ouviu 400 eleitores em 9 de setembro, com margem de erro de 5 pontos para mais ou menos. Portanto, a vantagem de 16 pontos (46% – 30%) de Yara sobre Pedrinho está fora do limite de 10 pontos da margem de erro. A Intelligence ouviu 600 eleitores entre 9 e 10 de setembro, com margem de erro de 4 pontos para mais ou menos. Portanto, a vantagem de 6,7 pontos (43,5% – 36,8%) de Pedrinho sobre Yara está dentro do limite da margem de erro de 8 pontos. Na Intelligence, embora numericamente à frente, Pedrinho está em empate técnico com Yara. Enquanto esta, por sua vez, lidera fora da margem de erro na Gerp.


Da estimulada à espontânea 

Tão perto da urna, o que mais conta a qualquer analista sério é a consulta estimulada. A espontânea, em que o eleitor fala da própria cabeça em quem votará, revela a intenção de voto cristalizada, com pouca chance de mudança. Na Gerp, Yara teve 42% na espontânea, contra 22% de Pedrinho, 20 pontos atrás. Na Intelligence, Pedrinho teve 39,7%, contra 34,2% de Yara, 5,5 pontos atrás. Novamente consideradas as margens de erro das duas pesquisas, a liderança de Yara na intenção de voto cristalizada é isolada na Gerp. Em contrapartida, a liderança numérica de Pedrinho na Intelligence revela outro empate técnico com Yara.


Na dúvida sobre a liderança entre Yara e Pedrinho a prefeito de SFI, a certeza: o candidato Rodolfo Elias (Novo) é o 3º colocado na Gerp (4% de intenção de voto na estimulada e 1% na espontânea) e na Intelligence (2% na espontânea e 3,5% na estimulada). Outra certeza? O governo da atual prefeita, Francimara Barbosa Lemos (SD),é bem avaliado pela população. Na Gerp, é aprovado por 75%, contra 16% que desaprovam e 9% que não responderam. Na Intelligence, é aprovado por 55% dos são franciscanos, com 38% que desaprovam e 7% que não responderam. Francimara apoia Yara, mas transferência de voto nunca é ciência exata.





sexta-feira, 13 de setembro de 2024

Hingo Hammes lidera e cresce na corrida pela prefeitura de Petrópolis


Mais uma pesquisa sobre corrida eleitoral pela Prefeitura de Petrópolis foi divulgada nesta sexta-feira (13). Realizada pelo Ipec (Inteligência em Pesquisa e Consultoria) e encomendada pela Rádio Tupi, o levantamento mostra o candidato Hingo Hammes (PP) à frente com 33% das intenções de voto. Ainda segundo a pesquisa, em um cenário de primeiro turno, três candidatos estão tecnicamente empatados atrás de Hammes: Yuri (PSOL), com 18%, Rubens Bomtempo (PSB), atual prefeito, com 17%, e Eduardo Blog (REPUBLICANOS), que tem 11% das intenções de voto. A pesquisa foi realizada entre os dias 9 e 11 de setembro, e sua margem de erro é de 4 pontos percentuais.


A pesquisa foi realizada com 600 eleitores de Petrópolis, com uma margem de erro de 4 pontos percentuais e um nível de confiança de 95%. O estudo foi registrado no Tribunal Regional Eleitoral sob o protocolo nº RJ-08891/2024.

Ainda segundo o levantamento, Doutor Santoro (NOVO) figura com apenas 2%. Eleitores que declaram intenção de votar em branco ou anular o voto totalizam 12%, enquanto 7% ainda estão indecisos.



Intenções de voto (Estimulada)
Hingo Hammes (PP): 33%
Yuri (PSOL): 18%
Rubens Bomtempo (PSB): 17%
Eduardo Blog (REPUBLICANOS): 11%
Doutor Santoro (NOVO): 2%
Branco ou nulo: 12%
Indecisos: 7%

Rejeição de candidatos
Rubens Bomtempo é o candidato com maior índice de rejeição, com 54% dos eleitores afirmando que não votariam nele de jeito nenhum. Yuri, Eduardo Blog e Doutor Santoro apresentam taxas de rejeição de 19%, 13% e 11%, respectivamente. Hammes é o menos rejeitado, com 11%.

MEC: ministra deixou sem explicação ROMBO de R$ 177 mi em verba de merenda


Uma auditoria do MEC (Ministério da Educação) afirma que Macaé Evaristo, nova ministra dos Direitos Humanos e da Cidadania, deixou sem explicação um rombo de R$ 177,3 milhões aos cofres públicos.

Os recursos do ministério foram destinados pela pasta em 2016 ao governo de Minas Gerais para a compra de merenda escolar.


À época, Evaristo era secretária de Educação da administração de Fernando Pimentel (PT).

Segundo o processo, ela não conseguiu comprovar para quem repassou o valor milionário.

De acordo com o documento ao qual o UOL teve acesso, o MEC “responsabiliza a senhora Macaé Maria Evaristo dos Santos pelo débito em razão da não comprovação da regular aplicação dos recursos repassados pela União”.


A auditoria também concluiu que ela “era a responsável pela gestão dos recursos federais recebidos e, no entanto, não tomou as providências para a correta comprovação de sua execução”. TCU analisa ações da nova ministra de Lula Atualmente, o caso está sob análise do Tribunal de Contas da União (TCU).

Se a decisão da auditoria for mantida, Evaristo poderá ser condenada a devolver o montante com acréscimo de multa. Além disso, ela poderá ser impedida de ocupar cargos públicos e responder judicialmente por improbidade administrativa.


Homem espancado em São João da Barra morre no HFM

Foto: Ralph Braz | Pense Diferente

Hiroito Cordeiro Vianna Júnior, de 43 anos, morreu no Hospital Ferreira Machado (HFM), em Campos, na quinta-feira (12), após sofrer traumatismo craniano em um espancamento na madrugada de quarta-feira (11), na Rua das Flores, em Grussaí, São João da Barra.


De acordo com informações da polícia, Hiroito foi encontrado por populares e socorrido para o HFM em estado grave, com traumatismo craniano, permanecendo internado, mas não resistiu e foi a óbito na noite de quinta.

O corpo foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML) de Campos para exame de necrópsia e liberado para sepultamento. O caso está sendo investigado pela 134ª Delegacia de Polícia de Campos, e ainda não há informações sobre autoria e motivação do crime.




sexta-feira, 6 de setembro de 2024

Integrantes do governo Lula admitem que informações sobre assédio de ministro circulam desde o ano passado


A Polícia Federal vai investigar as denúncias de assédio sexual contra o ministro dos Direitos Humanos, Silvio Almeida. A informação foi confirmada pelo diretor-geral da PF, Andrei Passos Rodrigues.

“[Vamos iniciar a investigação] por iniciativa própria, ainda não recebemos representação”, disse Passos. Nesta quinta-feira (5), a ONG Me Too Brasil, que combate o assédio sexual, informou ter recebido denúncias contra Almeida. A existência das denúncias foi divulgada inicialmente pelo portal Metrópoles e confirmada em nota pública pela ONG.

“A organização de defesa das mulheres vítimas de violência sexual Me Too Brasil confirma, com o consentimento das vítimas, que recebeu denúncias de assédio sexual contra o ministro Silvio Almeida, dos Direitos Humanos. Elas foram atendidas por meio dos canais de atendimento da organização e receberam acolhimento psicológico e jurídico”, diz o comunicado

As mulheres que foram vítimas pediram anonimato ao Me Too Brasil. O ministro Silvio Almeida publicou uma nota dizendo que repudia as denúncias e que nega os assédios.



“Repudio com absoluta veemência as mentiras que estão sendo assacadas contra mim. Repudio tais acusações com a força do amor e do respeito que tenho pela minha esposa e pela minha amada filha de 1 ano de idade, em meio à luta que travo, diariamente, em favor dos direitos humanos e da cidadania neste país”, afirmou Sílvio Almeida.

Pouco depois de divulgar a nota, o ministro divulgou um vídeo em que repete os termos da nota e reforça que não cometeu assédio. Ele também ressaltou, no vídeo, que as denúncias visam atingir as causas que ele representa.

Segundo o comunicado, o ministro foi chamado na noite desta quinta para “prestar esclarecimentos ao controlador-geral da União, Vinícius Carvalho, e ao advogado-geral da União, Jorge Messias, por conta das denúncias publicadas pela imprensa contra ele”.

“O Governo Federal reconhece a gravidade das denúncias. O caso está sendo tratado com o rigor e a celeridade que situações que envolvem possíveis violências contra as mulheres exigem”, afirmou o Planalto.

Silvio Almeida assumiu o Ministério dos Direitos Humanos em janeiro de 2023, no início do governo. Formado em Filosofia e Direito, doutor e pós-doutor pela Universidade de São Paulo, é uma das referências no país em questões raciais.



Nota Pública – Me Too Brasil – Caso Silvio Almeida

A organização de defesa das mulheres vítimas de violência sexual, Me Too Brasil, confirma, com o consentimento das vítimas, que recebeu denúncias de assédio sexual contra o ministro Silvio Almeida, dos Direitos Humanos. Elas foram atendidas por meio dos canais de atendimento da organização e receberam acolhimento psicológico e jurídico.

Como ocorre frequentemente em casos de violência sexual envolvendo agressores em posições de poder, essas vítimas enfrentaram dificuldades em obter apoio institucional pra a validação de suas denúncias. Diante disso, autorizaram a confirmação do caso para a imprensa.

Vítimas de violência sexual, especialmente quando os agressores são figuras poderosas ou influentes, frequentemente enfrentam obstáculos para obter apoio e ter suas vozes ouvidas. Devido a isso, o Me Too Brasil desempenha um papel crucial ao oferecer suporte incondicional às vítimas, mesmo que isso envolva enfrentar grandes forças e influências associadas ao poder do acusado.

A denúncia é o primeiro passo para responsabilizar judicialmente um agressor, demonstrando que ninguém está acima da lei, independentemente de sua posição social, econômica ou política. Denunciar um agressor em posição de poder ajuda a quebrar o ciclo de impunidade que muitas vezes os protege. A denúncia pública expõe comportamentos abusivos que, por vezes, são acobertados por instituições ou redes de influência.

Além disso, a exposição de um suposto agressor poderoso pode encorajar outras vítimas a romperem o silêncio. Em muitos casos, o abuso não ocorre isoladamente, e a denúncia pode abrir caminho para que outras pessoas também busquem justiça.

Para o Me Too Brasil, todas as vítimas são tratadas com o mesmo respeito, neutralidade e imparcialidade, com uma abordagem baseada nos traumas das vítimas. Da mesma forma, tratamos os agressores, independentemente de sua posição, seja um trabalhador ou um ministro.

Me Too Brasil

O Me Too Brasil oferece escuta e acolhimento qualificados a todos os sobreviventes de violência sexual, por meio do site metoobrasil.org.br/ e do número 0800 020 2806, disponível em todo o território nacional. A organização fornece informações sobre possíveis reparações e oferece apoio psicológico contínuo, focado na saúde mental, no empoderamento e na reconstrução da autonomia das vítimas.

Atendemos todas as pessoas independentemente de raça, origem, poder, classe, orientação sexual, identidade de gênero, idade ou gênero. A identidade e os fatos relatados ao nosso canal 0800 são mantidos em sigilo e só são divulgados publicamente com o consentimento das vítimas ou com a aprovação da equipe técnica responsável pelo acolhimento.

Funcionários da Petro Ita paralisam operação dos ônibus nesta sexta (06)



Funcionários da Petro Ita fazem uma paralisação no Terminal Centro na manhã desta sexta-feira (06/09). As primeiras informações são de que o ato foi decidido na madrugada, por causa de atraso de pagamentos. Esses atrasos teriam sido provocados por falta de repasses de valores do Vale-Educação pela prefeitura, que teriam sido prometidos para essa quinta-feira (05) e não foi relaizado.




Posicionamento do Sindicato dos Rodoviários:

"Equipe e diretoria do Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários de Petrópolis, juntamente com os trabalhadores da Petro Ita, está realizando uma paralisação nesta sexta-feira (06/09), no Terminal Rodoviário Imperatriz Leopoldina, no Centro Histórico. A ação ocorre devido ao descumprimento, por parte da Petro Ita, de um acordo realizado entre o Sind. Rodoviários, Cptrans e trabalhadores da empresa, no final do último mês, que previa a regularização do pagamento do adiantamento de salário, vale-refeição e salários. Ainda não há previsão sobre a duração da paralisação".



 


 

Hingo Hammes lidera corrida para prefeitura de Petrópolis


Resultado de pesquisa realizada pelo Instituto Gerp divulgada na noite dessa quinta-feira (5), que consultou a opinião de 500 eleitores petropolitanos, por telefone, nos dias 2 e 3 de setembro, mostra que os candidatos Hingo Hammes (PP) e Yuri Moura (PSOL) encabeçam a disputa pela Prefeitura de Petrópolis. Na pesquisa estimulada, em que o entrevistador apresenta os nomes dos candidatos, Hingo registrou 27% das intenções de votos, contra 20% de Yuri. O prefeito Rubens Bomtempo está em terceiro lugar, com 12%. Eduardo do Blog tem 7% e Dr. Santoro, 1%. Outros 21% disseram não saber ou não responderam, enquanto 12% declararam que não votariam em nenhum dos candidatos.


Se as eleições fossem realizadas hoje, portanto, haveria segundo turno eleitoral, disputado pelos dois primeiros colocados, Hingo e Yuri. A pesquisa foi contratada pela empresa Plus Mais Comunicação Ltda. e registrada no TRE-RJ sob o número 0813/2024. A margem de erro é de 4,47% e o intervalo de confiança é de 95,5%.

Com relação a pesquisa anterior do Instituto Gerp, divulgada no início de agosto, Hingo Hammes ganhou mais 3 pontos percentuais de intenções de voto; Yuri Moura ganhou 4; e Rubens Bomtempo, 1; Eduardo do Blog perdeu 3. Dr. Santoro manteve-se em 1% das intenções de votos.


Na pesquisa espontânea, em que nenhum nome é apresentado, as posições dos candidatos não se alteram: Hingo Hammes lidera com 16% das intenções de votos, seguido por Yuri Moura, com 10%. Rubens Bomtempo vem em terceiro, com 6% e Eduardo do Blog, com 4%. Não houve citações do candidato Dr. Santoro. Há um número expressivo de indecisões: 61% não responderam ou disseram não saber em quem votarão.

Rejeição

O maior índice de rejeição registrado na pesquisa é o do prefeito Rubens Bomtempo: 54% dos eleitores consultados disseram que não votariam nele de jeito nenhum. Nesse quesito, Yuri Moura tem 31%; Dr. Santoro, 30%; Eduardo do Blog, 28%; e Hingo Hammes, 19%.

Governo Bomtempo

Os eleitores consultados também condenaram o governo do prefeito Rubens Bomtempo. Apenas 32% deles o consideraram ótimo (4%), bom (12%), regular para bom (8%) e regular (8%). Outros 61% têm opinião negativa sobre o governo: regular para ruim (10%), ruim (16%) e péssimo (35%). Outros 7% não emitiram opinião.






Artistas de Campos se reúnem para cobrar editais da Lei Paulo Gustavo

Foto: César Ferreira

Integrantes da classe artística de Campos dos Goytacazes pretendem se reunir nesta sexta-feira (6) para debaterem a reivindicação do cumprimento dos editais referentes à Lei Paulo Gustavo. Eles querem um posicionamento da Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima em relação a liberação de verbas para diversos projetos artísticos e culturais na cidade. O encontro acontece às 18h30, no Santa Paciência.


Em comunicado à imprensa, um grupo de artistas divulgou convite à classe para reivindicar a liberação de verbas:

“A sociedade civil campista trabalhadora da cultura convida os participantes dos editais № 01/2023, № 02/2023, № 03/2023, № 04/2023, № 05/2023, № 06/2023 e № 07/2023, do Fundo Municipal de Cultura de Campos dos Goytacazes publicados em 06 de novembro de 2023 no Diário Oficial do Município, edição № 1448 referentes à Lei Federal Complementar 195/2022, e a sociedade civil campista à plenária de construção de pauta para encontro com o poder público municipal” diz a nota. Os artistas ainda disseram:

“Acreditamos que este encontro pode ser um passo na elucidação de problemas na execução deste recurso e na construção de uma comunicação mais clara com o poder público municipal”
.

A reportagem  entrou em contato com a assessoria da Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima. Foi enviada a seguinte nota:

“Em função de problemas técnicos, os editais da Lei Paulo Gustavo estão em fase de criação de processos para que os proponentes assinem os termos de compromisso, com consequente liberação da verba. Trata-se de uma etapa que demanda equipamentos específicos e total dedicação dos funcionários, motivo pelo qual a equipe do Sistema Municipal de Cultura da FCJOL está plenamente mobilizada para que a verba seja liberada o quanto antes. Ao final da fase de impressões e juntada dos documentos nos processos, os proponentes serão devidamente notificados. A equipe da FCJOL está atenta aos trâmites e sempre à disposição para esclarecimentos que se fizerem necessários e garante o devido pagamento das verbas e o cumprimento integral do que dispõem a Lei Paulo Gustavo e os editais do município de Campos dos Goytacazes”




 

.