O projeto teatral “Trem da História”, do Curso de Capacitação Teatral Letras em Movimento, da Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima (FCJOL), será apresentado nesta sexta-feira (8), às 19h e 20h, no Museu Histórico de Campos dos Goytacazes (MHCG), na Praça do Santíssimo Salvador, com entrada franca. Os convites serão disponibilizados, na manhã de sexta, a partir das 10h, na recepção do Museu. O espetáculo tem classificação livre.
“Trata-se de um espetáculo performático, escrito em 2012 por Maria Helena Gomes, para a abertura do Museu Histórico, que tive a alegria de adaptar. Por meio de uma viagem imaginária, passando por cada sala do Solar do Visconde de Araruama, o público interage com os personagens históricos que fazem parte do acervo museológico, vivenciando a história da cidade, desde sua conquista até o século XX”, comenta o diretor do espetáculo e coordenador do Letras em Movimento, Guilherme Freytas.
A montagem tem Orientação Histórica de Graziela Escocard, textos de Maria Helena Gomes, Graziela Escocard, J.B. de Athayde, Júlio Feydit, Osório Peixoto, Alessandro Martins, Pedro Gasparini e do Museu Afro Brasil. A direção de atores é de Paulo Victor Santana, com monitoria de Rossini Reis e direção geral de Guilherme Freytas.
“Na viagem, os atores tornam a história viva e marcante, despertando a identidade e o respeito pela rica trajetória do município”, destaca a coordenadora do MHCG, Graziela Escocard.