sábado, 18 de novembro de 2023

Pesquisa da CDL Petrópolis aponta que a Black Friday 2023 terá aumento de 9% em relação ao ano passado



A Black Friday promete movimentar intensamente o comércio em Petrópolis este ano, com nove em cada dez consumidores locais planejando participar do evento, revela pesquisa da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) em parceria com a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL). Os dados indicam um aumento significativo de 9% em relação ao ano anterior, com 87% dos entrevistados prontos para aproveitar as oportunidades de desconto.

Dentre as motivações de compra, 62% dos consumidores buscam adquirir produtos que já estavam em suas listas de necessidades, enquanto 27% planejam antecipar suas compras de Natal. Além disso, 11% veem a Black Friday como uma chance única de aproveitar promoções, mesmo sem uma necessidade específica.


O presidente da CDL Petrópolis, Cláudio Mohammad, aponta ainda a tendência de lojas físicas aumentarem a cada ano as vendas por esta compra direta. “O que era um movimento de e-commerce apenas no início, ganhou espaço no comércio tradicional e os lojistas têm investido em vitrines atraentes e preços convidativos. No presencial, o contato direto com o consumidor se torna uma vantagem para uma melhor compra e com a oportunidade de avaliar o produto com ele em mãos. Mas, nas duas modalidades, no digital e no presencial a edição 2023, promete ser muito bem sucedida”, avalia.

O destaque da pesquisa vai para a disposição dos consumidores em aumentar os gastos neste ano, com 45% planejando gastar mais na Black Friday. Em contrapartida, 24% pretendem gastar menos, enquanto 31% manterão o mesmo padrão de gastos do ano anterior.

Roupas lideram a lista de produtos mais desejados, com 46%, seguidas por calçados (39%), cosméticos e perfumes (27%), e eletrodomésticos (27%). Quanto às formas de pagamento, 69% optarão por comprar à vista, sendo o Pix a escolha de 48%. As lojas físicas continuam atraindo a maioria dos consumidores, com 56%, enquanto 44% preferem a comodidade das compras online. Quanto ao timing das compras, 56% planejam adquirir produtos ao longo da semana da Black Friday, 30% no próprio dia do evento e 14% já realizaram suas compras na primeira quinzena de novembro.

Claudio Mohammad, expressa otimismo diante dos resultados da pesquisa: "Os números refletem não apenas a busca por descontos, mas também a confiança na retomada econômica local. Este é um momento crucial para o comércio, e estamos otimistas em relação ao impacto positivo que a Black Friday terá em nossa cidade, impulsionando o mercado e proporcionando oportunidades tanto para os consumidores quanto para os empresários locais."