terça-feira, 9 de maio de 2023

Alerj debate violência escolar em audiência proposta por Carla Machado


A Comissão de Assuntos da Criança, do Adolescente e do Idoso da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) vai realizar uma audiência pública nesta quarta-feira (10) com o tema “Violência na escola e contra a escola”. A reunião será às 11h, no auditório do 18º andar, no Edifício Lúcio Costa, na sede da Alerj (Rua da Ajuda 5 - Centro - Rio de Janeiro), e terá transmissão pelo YouTube Alerj Digital. 

— Vamos ouvir estudiosos sobre esse tema tão relevante para a sociedade — disse o deputado Munir Neto (PSD), presidente da Comissão. A audiência foi sugerida pela deputada Carla Machado (PT), membro do colegiado, após recentes episódios de ataques e ameaças a escolas no Rio de Janeiro e no Brasil. “Precisamos urgentemente dialogar com diferentes atores sobre o cenário preocupante hoje nas nossas escolas”, comentou. 


Haverá palestras de autoridades no assunto: os professores Ana Karina Brenner, do Conselho Estadual de Defesa da Criança e do Adolescente (CEDCA), e Diogo Andrade, do Sindicato dos Profissionais da Educação (Sepe-RJ); a psicóloga Naura dos Santos Americano, coordenadora do Centro de Mediação da Capital do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (Cejusc/TJRJ), e Suely Ferreira Deslandes, mestre em Saúde Pública do Instituto Nacional da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira (IFF/Fiocruz). A programação contará ainda com o depoimento da jovem estudante Pérola Magalhães, mobilizadora da ‘Rede Não Bata, Eduque’.

 Foram convidados pesquisadores e especialistas da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), das universidades UFRJ, UniRio, Uerj, UFF e Souza Marques; da Coordenadoria da Infância e Juventude do Ministério Público do Estado do Rio (MPRJ), da Associação dos Conselheiros Tutelares do Estado do Rio de Janeiro (Acterj), da Sociedade de Mediação de Conflitos (SomecRJ), além de psiquiatras e outros profissionais de saúde. Quatro secretários municipais de São João da Barra também estarão participando da audiência: Anderson Campinho (Segurança Pública); Angélica Rodrigues (Educação); Arleny Valdes (Saúde) e Sharlene Barbosa (Assistência Social e Direitos Humanos).