A Águas do Paraíba vai paralisar, no próximo domingo (21), o funcionamento da adutora da avenida XV de Novembro, no Centro de Campos. De acordo com a concessionária de água e esgoto, a medida vai reduzir pela metade o abastecimento da região ao longo do dia, mas é necessária para que a tubulação possa ser remanejada para seu local de origem, no leito do Rio Paraíba do Sul. Os trabalhos devem durar todo o domingo e vão permitir que a Secretaria de Estado de Infraestrutura e Cidades (SEIC) avance com a liberação parcial do tráfego de veículos pela via.
A SEIC é a responsável pela recuperação do dique de contenção que se rompeu no deslizamento de terras da margem direita do rio Paraíba do Sul, na altura da avenida XV de Novembro, durante as chuvas de dezembro de 2022. A previsão original do Governo do Estado e da Prefeitura era de que a via fosse liberada no fim de abril. Entretanto, isto não ocorreu.
Durante a recuperação do dique, a adutora precisou ser instalada de forma paliativa sobre o asfalto. Agora, a tubulação voltará ao traçado que tinha antes de antes do incidente, explicou a Águas do Paraíba em coletiva à imprensa, na manhã desta segunda-feira (15).
“A adutora é de polietileno de alta densidade, o pead. Então, estamos trazendo uma empresa de São Paulo que faz a união das peças através de um sistema chamado eletrofusão. Entre sexta e sábado, vamos iniciar a escavação do berço definitivo para a adutora. E no domingo, a gente faz a instalação definitiva. Lembrando que, para tudo isso, além de todo o planejamento, material, previmos, também, caminhões-pipa caso haja demanda”, explica o diretor da concessionária, Juscélio Azevedo de Souza.
Ainda segundo o diretor, isso deve aumentar a vazão e a pressão da adutora: “Para colocar a adutora sobre o asfalto, onde está agora, nós acrescentamos quatro curvas aos sistema. No traçado original, ela é uma adutora reta e, com isso, ganha vazão”.
De acordo com a Águas do Paraíba, o Centro é abastecido por duas adutoras. A paralisação do funcionamento da estrutura localizada na Avenida XV de Novembro não vai interromper totalmente o abastecimento dos moradores do bairro, mas apenas diminuí-lo. A previsão é de que o trabalho seja concluído ao longo do dia e que a adutora volte a funcionar ainda no domingo.