domingo, 30 de setembro de 2018

Colisão entre carros de passeio deixa feridos na BR-356, em Degredo

(Foto:Ralph Braz | Pense Diferente)
Uma colisão envolvendo dois carros de passeio deixou três pessoas feridas, na tarde deste sábado (29/09), na BR-356, altura da localidade de Degredo, município de São João da Barra.

(Foto: Paraybano)
De acordo com informações da Polícia Rodoviária Federal (PRF) a colisão envolveu um Fiat Uno e um Ecosport. Após a batida, um dos carros ainda colidiu em um poste de iluminação pública que veio a cair. O tráfego no local chegou a ficar lento, mas minutos depois já está fluindo normalmente.

Uma das vítimas, nome não divulgado, foi encaminhado para o Hospital Ferreira Machado (HFM). A gravidade dos ferimentos não foi divulgada. Já outros dois feridos com escoriações foram levadas para a Santa Casa de Misericórdia de São João da Barra.

O acidente, que aconteceu por volta das 15h, foi registrado na 145ª Delegacia de Polícia de São João da Barra.






Fonte:Parahybano

sexta-feira, 28 de setembro de 2018

Mulher que matou empresária com estilete em briga de trânsito é condenada a 20 anos de prisão


Islay Pereira Souza foi condenada na quarta-feira (26/09) a 20 anos de prisão pelo assassinato da empresária Raquel Mello Mota, de 39 anos. A mulher golpeou Raquel com um estilete durante uma briga de trânsito em Macaé, Norte Fluminense, em novembro de 2017.


O julgamento com júri popular aconteceu no Fórum de Macaé e terminou às 23h. Islay foi condenada por homicídio qualificado por motivo fútil e vai cumprir a pena em regime fechado.

Na sentença, o juiz reforçou que a condenada, que é natural de Fortaleza, no Ceará, tem antecedentes de violência e não vai poder recorrer em liberdade porque oferece riscos à sociedade.

O viúvo da empresária disse que perdoa Islay Pereira. Eles se abraçaram durante o julgamento e Islay pediu perdão.

"O primeiro passo para você viver bem é isso, é você perdoar. Só que perdoar não quer dizer esquecer o que ela fez. Ela vai pagar pelo que fez, mas a minha parte eu fiz, perdoar", disse Vanderson Fernandes.

Ministério Público, a defesa e a acusação da ré, além do corpo de jurados, que é formado por sete pessoas, participaram do julgamento.

O crime

A acusada atingiu a empresária com três golpes de estilete durante uma briga de trânsito e fugiu. Ela se entregou à polícia cinco dias depois do crime e foi encaminhada ao Presídio Feminino Nilza da Silva Santos, em Campos dos Goytacazes, no Norte Fluminense.

De acordo com as investigações, Islay perseguiu Raquel até a entrada do condomínio onde a vítima morava e a atacou.

Imagens de uma câmera de segurança mostram o momento da briga. Quando se entregou, a mulher disse ter agido em legítima defesa. O porteiro do condomínio afirmou em depoimento que foi a acusada quem agrediu primeiro a vítima. Raquel era casada e deixou uma filha de 13 anos.








Fonte: Redação/G1 Região dos Lagos

Cidades Barreira Fiscal apreende cerca de 2 mil itens de produtos piratas

(Foto: Nativa FM)
A Polícia Militar da Barreira Fiscal do posto Timbó, em Itaperuna, Noroeste Fluminense, apreendeu cerca de 2 mil itens de produtos contrabandeados, na manhã desta sexta-feira (28/09), por volta das 8h.

Os agentes avistaram quando um veículo Doblo, com quatro ocupantes oriundos do Equador (América do Sul), teria tentado burlar a fiscalização evadindo do posto. A polícia foi atrás do carro, sendo o mesmo interceptado e os homens abordados.

No interior do veículo, foi encontrada uma carga de aproximadamente 2 mil itens, a princípio, de produtos piratas, o que teria sido confirmado pelos próprios ocupantes. Eles contaram, ainda, que iriam do Rio de janeiro com destino ao Espírito Santo. 

Dentre os produtos haviam camisas, bermudas, blusas e bolsas de réplicas de marcas como Nike, Adidas, Calvin Klein, Gucci, Oakley e Reserva.

Todo o material foi apresentado na 143ª Delegacia Legal de Itaperuna, onde ficou apreendido para perícia.







Fonte: Ururau

Idoso é atingido por três disparos de arma de fogo dentro de fazenda em Quissamã

(Foto: Silvana Rust)
Um homem de 60 anos foi baleado dentro da Fazenda Pitangas, situada no bairro Flexeiras, em Quissamã. O crime aconteceu na noite de quinta-feira (27).

Segundo as informações cedidas pela Polícia Militar, os agentes foram acionados por moradores da área. A vítima, que não teve o nome revelado, foi socorrido pelo Corpo de Bombeiros e inicialmente levada ao Hospital de Quissamã.

Lá, os médicos constataram que a vítima foi atingida por três disparos, dois no braço e um no abdome. Após receber os primeiros atendimentos, o idoso foi levado para o Hospital Público de Macaé. O estado de saúde dele ainda não foi divulgado.

Quanto à autoria do crime, a informação é de que dois homens encapuzados teriam efetuado os disparos. O caso foi registrado na 130ª Delegacia de Quissamã, onde está sendo investigado.





Fonte: Terceira Via

Segurança é morto a tiros ao meio-dia desta sexta-feira em Guarus

(Foto: Ralph Braz | Pense Diferente)
Um homem que trabalhava como segurança foi morto a tiros por vola das 12h15 desta sexta-feira (28) na Rua Carlos Bruno, no Parque Santa Rosa, em Guarus. A vítima teria sido atingida quando estava em frente a um bar.

A informação é de que a vítima, identificado como Carlos Alberto Pereira, de 52 anos, morreu na hora. O segurança seria morador do Parque Bandeirantes.

O corpo dele já foi removido pelo Corpo de Bombeiros Milita e a PM permanece no local. O crime deve ser investigado na 146ª Delegacia de Polícia de Guarus



Saúde de São João da Barra promove ação pelo Setembro Amarelo


As atividades pelo Setembro Amarelo em São João da Barra prosseguiram na quarta-feira, 4, no calçadão Dirceu da Graça Raposo. Além de panfletagem prevenindo contra o suicídio, que é o foco da campanha, houve palestra, aferição de pressão arterial, teste de glicemia capilar e atendimento psicológico.

O evento, organizado pelo Centro de Atenção Psicossocial (Caps), coordenação de Atenção Básica e pelo Programa de Educação Permanente em Saúde, contabilizou 120 atendimentos e contou também com visitas às escolas da sede do município. Participaram diversos profissionais da rede municipal, entre médicos, psicólogos, enfermeiros e assistentes sociais.

De acordo com a coordenadora do Programa de Educação Permanente em Saúde, Luziane Ambrósio, a ação foi considerada um grande sucesso.

– A proposta foi conscientizar sobre um assunto de extrema gravidade como o suicídio e, ao mesmo tempo, proporcionar acesso a serviços de saúde. Tivemos a resposta da população que compareceu em um número expressivo – disse.





Relatório quadrimestral da Saúde de São João da Barra

(Foto: Elder Amaral | Secom)
A Secretaria de Saúde de São João da Barra realizou audiência pública na Câmara Municipal para apresentação do Relatório Resumido da Execução Orçamentária do Fundo Municipal de Saúde, referente ao segundo quadrimestre de 2018, na quinta-feira, 27.

“Essa apresentação mostra transparência das contas e dos recursos que são empregados, mas deixo a Secretaria de Saúde à disposição da população para tecer mais detalhes desses números, caso necessário”, declarou o secretário de Saúde, José Antônio Paulo Fonseca, ressaltando que desta maneira não fica qualquer tipo de dúvida quanto aos recursos recebidos e onde são empregados.

A responsável pelo Setor de Planejamento da Secretaria de Saúde, Geisa Retameiro, reforçou que esse foi o momento de prestar conta à sociedade do ocorrido nesse quadrimestre, com apresentação do relatório físico e orçamentário, contendo os gastos nas ações realizadas.

– Na região Norte Fluminense o município de São João da Barra está se sobressaindo em ações realizadas e pelos investimentos que estão sendo feitos pela prefeita Carla Machado na área da saúde– completou Geisa.






quinta-feira, 27 de setembro de 2018

Procon de São João da Barra formaliza denúncia ao Ministério Público

O Procon de São João da Barra formalizou na última terça-feira, 25, denúncia ao Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro em favor de consumidores que afirmaram terem sido lesados por duas empresas que prestavam serviços educacionais no município – uma de qualificação profissional e outra de ensino regular a distância e de curta duração.

De acordo com o coordenador do Procon, Leandro Ferreira as reclamações e denúncias foram recebidas pela equipe técnica do órgão e, ao acionar o MP, espera-se que as medidas legais e necessárias sejam tomadas para prevenir ou reparar o dano causado.

– Será utilizado de Inquérito Civil para celebrar compromissos de ajustamento de conduta ou ajuizar Ação Coletiva, se achar necessário, com objetivo de frear as práticas mercantis abusivas e diminuir os danos até aqui causados aos nossos consumidores – explica Leandro.

As reclamações, de acordo com o Procon, são de consumidores que contrataram curso regular à distância (da 1ª Série do Ensino Fundamental até o 3º ano do Ensino Médio), além de cursos técnicos e cursos de qualificação profissional, sendo cobrado valores que variavam de R$ 140,00 (cento e quarenta reais) até R$ 4.000,00 (quatro mil reais) por aluno.

– Nos últimos meses estamos recebendo diversas reclamações e tomando conhecimento de fatos de interesse coletivos e individuais envolvendo a prestação de serviços educacionais, através de empresas particulares que ofereciam qualificação profissional e ensino regular à distância e de curta duração. As informações é que uma parcela de consumidores foi lesada; pessoas buscaram atender as exigências do mercado local que está em constante crescimento, com a vinda do grande empreendimento portuário que aqui se instalou – explicou Leandro.

As denúncias podem ser realizadas pessoalmente no Procon, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na rua Benedito Gomes ( antiga Coronel Moreira), n°4, Centro de São João da Barra, ou pelos canais de atendimentos para demais informações: telefone 22-2741-8297 e pelo e-mail, proconsjb@sjb.rj.gov.br.




Vagas em empresas do Porto do Açu


O Balcão de Oportunidades de São João da Barra, atendendo solicitação de empresas instaladas no Porto do Açu, está cadastrando currículos para as funções de nutricionista, chefe de cozinha, cozinheiro e auxiliar de magarefe. Os interessados podem comparecer, até segunda-feira, 1º de outubro, até as 12h, à sede do órgão – BR-356, ao lado da 145ª Delegacia Legal – ou efetuar o cadastro pelo site www.prefeiturasjb.wixsite.com/vagas.

Para chefe de cozinha, a idade máxima é 55 anos e a carga horária de 6h às 15h48, em escala 5x2. O perfil exigido é comando de equipe; experiência com grande volume de refeição e com forno combinado. É preciso ter o ensino fundamental completo e residir na sede do município de São João da Barra ou nos distritos de Atafona ou Grussaí. O transporte será fornecido pela empresa e o salário é de R$ 1.377,81.

A carga horária para cozinheiro é de 6h às 15h, em escala 5x2, e a idade máxima é 55 anos e o salário R$ 1.377,81. São exigidos ensino fundamental completo e saber finalizar pratos, tem experiência com grande volume de refeição e com forno combinado. O transporte será fornecido pela empresa, sendo necessário residir na sede do município de São João da Barra ou nos distritos de Atafona ou Grussaí. A função de cozinheiro (plantão) obedece aos mesmos requisitos, porém com carga horária de 18h às 6h, em escala de 12hx36h.

Para auxiliar de magarefe, a carga horária é 7h as 16h48, em escala 5x2. A idade máxima é 40 anos, sendo necessário possuir alguma experiência e conhecimento com corte de carne e ter trabalhado como ajudante de cozinha. A escolaridade é ensino fundamental completo e o salário é R$ 1.224,37. O transporte é fornecido pela empresa, sendo necessário residir na sede do município de São João da Barra ou nos distritos de Atafona ou Grussaí.






Reuniões do Programa Cidade Empreendedora em Sabonete

(Foto: Ralph Braz | Pense Diferente)
O Programa Cidade Empreendedora prossegue em São João da Barra com uma série de reuniões, nesta quinta-feira, 27, na subprefeitura, em Sabonete, das 14h às 18h, com foco na agricultura familiar e participação do projeto Elos, do Sebrae. Entre os assuntos a serem discutidos, utilização da produção dos agricultores locais na merenda escolar e apoio à formalização, ao associativismo e ao cooperativismo.

A primeira de um total de três reuniões será realizada com integrantes do Conselho Municipal de Merenda Escolar e, na sequência, será promovida oficina com merendeiras da rede de ensino. O foco será o melhor aproveitamento dos produtos oriundo da agricultura familiar no cardápio dos alunos.

Fechando o evento, acontece uma rodada de conversa, às 18h, com agricultores do município já formalizados e que já são fornecedores de merenda escolar e aqueles que ainda estão em processo de formalização. Também foram convidados os produtores leiteiros que desejam se organizar para criação Associação de produtores de leite que visam futuramente a venda para o município.

O Programa Cidade Empreendedora é uma iniciativa do Sebrae/RJ desenvolvida em 11 municípios do estado. O objetivo engajar a gestão pública e lideranças locais para que sejam criadas e implantadas políticas voltadas para micro e pequenas empresas, melhorando assim o ambiente empresarial nas prefeituras.




Idosos de São João da Barra do SCFV participam de encontro em Raposo


Cerca de 40 idosos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), que funciona no espaço Amadeu Chácar Filho, em São João da Barra, participaram na terça-feira, 25, do 27º Encontro da Terceira Idade, no distrito de Raposo, em Itaperuna, Noroeste fluminense.

A visita integrou as atividades promovidas pela Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos durante o mês de setembro. Mais de dois mil idosos do Norte, Noroeste e de Minas Gerais prestigiaram o evento, realizado no Hotel Fazenda Raposo e organizado pelo Grupo Alegria de Viver, de Itaperuna.

A Coordenadora do SCFV, Ademilde Resende, destacou que foi a primeira vez que o grupo de São João da Barra foi convidado a participar. “Recebemos com muita alegria esse convite; um presente para nossos idosos participar desse grande encontro e foi um dia muito especial para todos nós”, salientou.

O evento contou com benção do pároco local, padre Rodrigo, entrega da faixa para a rainha e princesas do evento, apresentação do Coral do Centro de Convivência dos Idosos de Itaperuna, dança com o grupo Idade Feliz, de Italva, apresentação de dança, bingo e apresentação musical com forró e marchinhas.

“Foi um dia de confraternização entre os grupos da terceira idade. Uma oportunidade para os integrantes fazer um intercâmbio com outras cidades e assim ter a chance de interagir com esses idosos”, destacou a presidente do grupo Alegria de Viver, Tânia de Barros Monteiro, organizadora do encontro.

Para a integrante do SCFV, Nilcéia Rangel Barboza, foi um dia de muita alegria. “Foi maravilhoso, o melhor dia da minha vida. Meu presente de aniversário antecipado”, contou a idosa, que completa 79 na próxima sexta-feira.

Além da coordenadora do SCFV, acompanharam o grupo a funcionária Georgia Miranda e uma profissional de enfermagem, cedida pela Secretaria de Saúde. A programação do mês de setembro na unidade ainda vai contar com da festa tropical, dia 27, no espaço Amadeu Chácar Filho e, encerrando as atividades, visita ao Retiro São João Batista, no dia 28.







Jardineiro de escola municipal é suspeito de ter estuprado menina de 8 anos

(Foto: Ralph Braz | Pense Diferente)
O jardineiro da Escola Municipal Wilson Batista, localizada na Avenida Campista, no Parque Guarus, é acusado pela polícia de estuprar uma menina de apenas 8 anos de idade. A informação foi confirmada pelo 8º Batalhão da Polícia Militar (BPM).

Segundo as informações que constam no registro da ocorrência policial, a mãe da menina teria descoberto na quarta-feira (26) e procurou a delegacia de Guarus. O estupro teria acontecido há uma semana.

Ela contou aos policiais civis e militares que a menina teria sido aliciada pelo homem, identificado como J.A.S., de 57 anos.

O caso foi encaminhado à Delegacia da Mulher (DEAM) e o homem foi até o local prestar depoimento, mas foi liberado em seguida porque não houve flagrante.

Em nota, a secretaria de Educação, Cultura e Esporte (Smece) informou que “tanto a menor quanto sua mãe foram ouvidas pela delegada e a estudante foi atendida pela assistente social da Delegacia da Mulher. Os órgãos de segurança investigam o caso e a Smece acompanha a investigação, se colocando à disposição e dando todo o aporte necessário. A secretaria esclarece, ainda, que cria mecanismos de combate à situação de assédio em ambiente escolar com projetos educacionais, como os do Programa Saúde na Escola e capacitações profissionais para identificação de indícios, além de dar todo suporte aos estudantes.

De acordo com a direção da unidade, o jardineiro era voluntário na horta da escola, não possuindo vínculos empregatícios e já foi afastado. Ainda segundo a direção, o acusado é uma pessoa conhecida no bairro e se apresentou voluntariamente à delegacia para prestar esclarecimentos, de onde foi liberado”.







Fonte: Terceira Via

TSE barra candidatura de Anthony Garotinho

(Foto: Ralph Braz | Pense Diferente)
A maioria dos ministros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) votou nesta quinta-feira (27) por rejeitar a candidatura do candidato ao governo do Rio de Janeiro pelo Partido Republicano Progressista (PRP), Anthony Garotinho.

Até a última atualização desta reportagem, 4 dos 7 membros da Corte já haviam se posicionado contra recurso da defesa que tentava derrubar decisão Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ) que já havia barrado Garotinho.

Votaram contra a candidatura de Garotinho no TSE o relator do caso, Og Fernandes, e os ministros Admar Gonzaga, Tarcísio Vieira de Carvalho Neto e Edson Fachin.

No último dia 6 de setembro, por unanimidade, o TRE-RJ indeferiu o registro com base na Lei da Ficha Limpa, que barra políticos condenados por improbidade administrativa com ocorrência de enriquecimento ilícito.

O Ministério Público Eleitoral (MPE) havia contestado a candidatura, com base numa condenação do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ), em julho, por causa de desvios de R$ 234,4 milhões do Estado do Rio de Janeiro, em 2005 e 2006, quando ele era secretário de governo de Rosinha Garotinho.

Nesse caso, teria ocorrido o enriquecimento ilícito de empresários e ONGs contratadas pelo governo para programa de saúde sem prestação dos serviços.

Voto do relator — Relator do recurso no TSE, o ministro Og Fernandes disse que a própria Justiça Eleitoral, com base no processo sobre a improbidade, pode concluir pela ocorrência de prejuízo aos cofres públicos e ato doloso de improbidade, outras condições para barrar um político com base na Ficha Limpa.

“Não há dúvida que a condenação atende aos requisitos de nossa jurisprudência”.

No voto, o ministro propôs que, a partir da decisão, Garotinho fosse proibido de continuar em campanha, inclusive com propagandas no rádio e na TV, sem recebimento de qualquer repasse dinheiro para a promover sua candidatura.

Defesa — No TSE, a defesa de Garotinho alegou que ainda não está definitivamente comprovada a ocorrência de enriquecimento ilícito no caso, condição necessária para declarar a inelegibilidade no caso de improbidade administrativa, segundo a Lei da Ficha Limpa.

“A ação foi proposta contra mais de 30 réus. No âmbito específico dessa condenação não se apurou enriquecimento ilícito. Por essa razão é impossível juridicamente nesse caso específico, considerando que há outros processos sobre essa questão, entender que há condenação por enriquecimento ilícito”, disse a advogada Gabriela Rollemberg.

Acusação — Em nome do Ministério Público, o vice-procurador-geral-eleitoral, Humberto Jacques de Medeiros, defendeu a decisão do TRE-RJ que barrou Garotinho. No TSE, fez uma reflexão sobre a Lei da Ficha Limpa, usando a metáfora bíblica de separação do joio do trigo na política.

“A razão de ser da existência da Lei da Ficha Limpa é que – posso discordar dela, da sua razão de ser –, mas por uma iniciativa popular o eleitorado disse à Justiça Eleitoral: ‘Com base nestes critérios separe o joio do trigo. Me dê o trigo e eu escolherei o melhor trigo para fazer a melhor alimentação da democracia’. Mas quando a Justiça Eleitoral permite que o joio siga dentro do trigo, não estamos cumprindo nossa missão”, disse o vice-procurador-geral-eleitoral, Humberto Jacques de Medeiros.








Fonte: G1

quarta-feira, 26 de setembro de 2018

Pesquisa Ibope/CNI: Bolsonaro tem 27%, Haddad, 21%


Pesquisa Ibope contratada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) e divulgada nesta quarta-feira mostra o candidato do PSL à Presidência da República, Jair Bolsonaro, na liderança com 27% das intenções de voto. Em segundo lugar, está Fernando Haddad (PT), com 21%; seguido por Ciro Gomes (PDT), com 12%; e Geraldo Alckmin, com 8%. Marina Silva tem 6%.

A pesquisa ouviu 2 mil pessoas nos dias 22, 23 e 24 de setembro, em 126 municípios. Na última segunda-feira, o mesmo instituto divulgou uma outra pesquisa, contratada pela TV Globo, em que 2.506 pessoas foram ouvidas entre os dias 22 e 23 de setembro. Houve pouca variação: Bolsonaro oscilou um ponto para baixo, assim como Haddad, enquanto Ciro oscilou um para cima e Alckmin continuou no mesmo patamar.

Ciro Gomes (PDT), que anteriormente estava com 8%, subiu e chegou a 12% no levantamento atual.

Nas simulações do segundo turno, o ex-deputado perde para ex-prefeito de SP. Segundo o levantamento, Haddad ganha com 42% dos votos, contra 38% de Bolsonaro. Brancos e nulos aparecem com 16% e não sabe, 4%.

O nível de confiança da pesquisa é de 95%. Isso quer dizer que há uma probabilidade de 95% de os resultados retratarem a realidade, considerando a margem de erro, que é de 2 pontos, para mais ou para menos.

Resultado do primeiro turno

Jair Bolsonaro (PSL): 27%

Fernando Haddad (PT): 21%

Ciro Gomes (PDT): 12%

Geraldo Alckmin (PSDB): 8%

Marina Silva (Rede): 6%

João Amoêdo (Novo): 3%

Alvaro Dias (Podemos): 2%

Henrique Meirelles (MDB): 2%

Guilherme Boulos (PSOL): 1%

Cabo Daciolo (Patriota): 0%

Vera Lúcia (PSTU): 0%

João Goulart Filho (PPL): 0%

Eymael (DC): 0%

Branco/nulos: 11%

Não sabe/não respondeu: 7%

A margem de erro da pesquisa é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos e o nível de confiança é de 95%. O novo levantamento foi registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número BR-04669/2018.







Fonte: Exame | O Globo

Pezão visita obra da ponte da Integração e antecipa prazo de conclusão

(Fotos: Paulo Pinheiro)
Acompanhado pela prefeita de SJB, Carla Machado, e por fiscais do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), Pezão recebeu informações sobre o andamento da construção. Pelo lado de São João da Barra, a estrutura está compreendida entre a intersecção com a BR 356, próximo ao trevo do Açu, em São João da Barra, e a RJ 194, na localidade de Campo Novo, em São Francisco. O governador disse que avançará o máximo possível na construção das estradas ligadas pela ponte da Integração. “O mais importante, no entanto, é a ponte estar pronta, com os acessos prontos, dando passagem. Depois, quem vier, já vai ter a tranquilidade de ter a ponte aqui, que é um sonho de mais de 30 anos”, declarou.


Ainda sobre as estradas de ligação, a prefeita Carla Machado diz já estar conversando com alguns candidatos, para assegurar a construção das mesmas.

— Temos, aqui, um dos maiores investimentos privados do Brasil, que é o Complexo Logístico Portuário do Açu e sabemos da importância do Espírito Santo, com a questão das pedras, do granito; temos a agricultura, São Francisco, que é um município com muita produção a ser escoada por essa ponte e essas estradas. Uma usina de São João da Barra fechada em função do preço oneroso do transporte. Campos também vai ser muito beneficiado, com o transporte direto para o aeroporto, que já está alfandegado. São frentes de trabalho de todos os setores que podem ser desenvolvidos, na área de turismo também. A gente já está pedindo a alguns candidatos que tenham esse compromisso de fazer as estradas de ligação, mas isso será mais simples, diante da ponte, que demorou tanto a sair do papel — disse a prefeita, para quem a ponte também possibilitará a instalação de novos distritos industriais na região.


Estradas 
Sobre a condição precária de estradas estaduais no Norte Fluminense, Pezão prometeu reparos em todas as RJs, inclusive as da região, anunciando um grande programa de recuperação asfáltica. “Estamos colocando material em todas as usinas do DER (Departamento de Estradas de Rodagem do Estado do Rio de Janeiro) e vamos trabalhar com recapeamento e tapa-buracos em todas as rodovias estaduais. Todas as RJs já estão com recursos e insumos, inclusive iniciamos os serviços em muitas dessas regiões, e vamos fazer em todas”, concluiu.

Obra 
A construção da ponte da Integração foi iniciada em junho de 2014 e está orçada em R$ 105,7 milhões. A ponte terá 1.344 metros de comprimento e 16,2 metros de largura. São 35 pilares, sendo 17 no trecho do rio Paraíba do Sul, 14 em São João da Barra e quatro em São Francisco. Quarenta homens atuam na ponte que encurtará em 80 quilômetros a distância entre a sede dos dois municípios.





Lojistas reivindicam pontos de vans na área central de Campos

(Foto: Ralph Braz | Pense Diferente)
A economia brasileira ainda não reagiu o suficiente para voltar a gerar empregos e mais consumo. Na região central de Campos, por exemplo, o comércio de rua amarga sua pior fase. As portas fechadas com anúncios de aluguel afixados não atraem investidores. A circulação de pessoas reduziu-se. Alguns lojistas querem trazer consumidores de volta ao Centro. Eles sugeriram instalar pontos de vans na Rua Sete de Setembro. O pedido feito à Prefeitura de Campos surtiu efeito, e em breve, haverá mudanças no trânsito local.

Pelo menos nos últimos três anos, as instabilidades política e econômica no Brasil refletem nas cidades de todo o país. O número de estabelecimentos comerciais diminuiu neste período por conta da crise já citada. As consequências desse declínio são percebidas na área central da cidade e nos shoppings centers, onde a quantidade de lojas fechadas ainda causa espanto e lamento entre o segmento comercial. Comerciante há oito anos, Valdecir Andrade, viu sua lanchonete encolher na Rua Sete de Setembro. Para não fechar de vez, dispensou cinco funcionários e passou a trabalhar apenas com a esposa e o filho. Valdecir é um dos que apoia a criação de pontos de vans na região, a fim de fazer com que pessoas circulem por ali:

Valdecir Andrade é comerciante na Rua Sete de Setembro

“É uma forma de beneficiar os passageiros que não precisariam descer ou embarcar em locais como o Mercado Municipal, onde há pontos de vans distantes do Centro. Alguns veículos vindos de lugares como a Baixada Campista, por exemplo, poderiam parar aqui. A gente precisa fazer com que as pessoas circulem por aqui”, arrisca-se o comerciante que paga aluguel onde fabrica e vende empadas.

Já o vendedor Elcenir Terra, funcionário de uma ótica na Rua Sete de Setembro, não tem certeza se a criação de um ponto de embarque e desembarque de passageiros de vans no local resolverá o problema. “Acho muito complicado, pois criaram uma faixa para ciclistas e é permitido estacionar em apenas um lado da rua. Aqui costuma congestionar, pois as ruas centrais são estreitas e a quantidade de carro é grande”, diz.

Para Elcenir e Valdecir, reagir ao marasmo e ao esvaziamento do Centro é urgente. Eles temem ter o mesmo destino que dezenas de comerciantes vizinhos que não conseguiram manter seus estabelecimentos funcionando por conta da crise econômica. Ambos se queixam dos altos preços cobrados pelos aluguéis. “Aqui em frente, funcionava um restaurante. Em muito pouco tempo, três donos passaram por ali. Ninguém conseguiu manter. Acho que o valor alto dos aluguéis dos imóveis contribui. Sem falar que, cada vez menos pessoas passam por aqui”, comenta Elcenir.

Para o empresário Luiz Carlos Chicri, a tentativa de atrair consumidores para a Rua Sete de Setembro e adjacências com a utilização do transporte público será uma forma de movimentar a região, e, quem sabe, aquecer as vendas novamente. “Onde tem fluxo de pessoas, tem comércio motivado. Vários comerciantes estimulam a revitalização da área central. Pedimos à Prefeitura essas mudanças no trânsito para que vans possam ter pontos de embarque na Sete de Setembro, entre Rua dos Andradas e Ouvidor”, explica Chicri que preside a Associação de Comerciantes e Amigos da Rua João Pessoa (Carjopa). O empresário garante que a Prefeitura fará as mudanças sugeridas pelos lojistas. Procurada pela reportagem, a Secretaria de Infraestrutura e Mobilidade Urbana não respondeu como seriam as alterações; se seria retirada a ciclofaixa do local; se permitiria estacionamentos nos dois lados da via; e como ficariam os 32 taxistas que têm pontos fixos ali.

Com 44 anos de profissão e no mesmo local, o motorista de táxi Albeli Brandão, desconfia se um ponto de vans vai melhorar a situação do comércio. “A crise é geral, a rua é estreita, existe essa faixa para ciclistas. Não sei como seria essa mudança. Ampliaram o Calçadão, e a gente perdeu espaço para estacionar os táxis”, comenta Albeli.

Para o também taxista Cleverson Cabral que, há cinco anos tem ponto de parada na Sete de Setembro, qualquer alteração no espaço precisa ser bem planejada: “Botar gente para circular com tantos comércios fechados não faz muito sentido. Tudo aqui abre e fecha rápido, pois os aluguéis são caríssimos. Tenho dúvidas se isto vai mesmo acontecer”, diz.

A Prefeitura de Campos alega que o Centro Histórico tem sido mantido com manutenção e melhorias de acordo com as disponibilidades financeiras do município. “Temos alguns projetos pontuais. De fato, a região perdeu muito fluxo de pessoas. Ainda neste ano, esses projetos serão implementados objetivando aumentar a circulação de pessoas no local.”, informou o secretário de Desenvolvimento Econômico, Felipe Quintanilha.

Outras iniciativas particulares de ativistas culturais também querem revitalizar o Centro de Campos. O projeto “Circuito Centro Vivo” inaugurou no dia 22, uma série de atividades sobre história, fotografia, arquitetura e artes em geral. A ideia é ocupar praças, becos e locais como o Mercado Municipal, Cais da Lapa e Viaduto, entre outros, durante fins de semana nos horários diurno e noturno. O primeiro evento foi no Beco (Travessa Carlos Gomes). Uma das responsáveis é Ianani Dias, integrante do Laboratório de Cultura e Planejamento Urbano da Universidade Federal Fluminense:

“É preciso um novo olhar sobre o espaço público para que este seja valorizado pela população e pelos governantes. Nos últimos anos, apesar de um projeto de revitalização, observa-se uma decadência do lugar que abriga tantas memórias e faz parte da história regional e nacional”, conclui.



Fonte: Terceira Via

Mais um caso de assalto na “Terra de Ninguém” BR 101

(Foto: Ralph Braz | Pense Diferente)
Mais um caso de assalto na “Terra de Ninguém” foi abordado no blog Ponto de Vista, de Christiano Abreu Barbosa, hospedado no Folha 1. A ação dos bandidos desta vez ocorreu no trevo de Rio Dourado, próximo ao município de Rio das Ostras, na BR 101. Diante das inúmeras ocorrências de violência relatadas pela Folha da Manhã, o presidente da Firjan Norte Fluminense, Fernando Aguiar, vai se reunir nesta quarta-feira, às 14h, com o grupo de trabalho da Autopista Fluminense, na sede da concessionária que administra a rodovia, em Niterói, para debater sobre a situação de insegurança.

O caso mais recente ocorreu no dia 23 de agosto e é de uma filha que se surpreendeu ao postar as notas do blog no grupo de Whatsapp e descobrir que seu pai havia sido também uma vítima. Segundo o relato, a quadrilha era altamente especializada, com português muito correto e trajando roupas boas.

— Na quinta-feira 23/08/18, por volta de 11h30min (sim, de manhã), meu pai se dirigia para a empresa da família em Rio das Ostras em sua caminhonete, quando, no trevo de Rio Dourado (exatamente em cima do pontilhão que sai da BR 101 em direção a Rio das Ostras), foi fechado por outra caminhonete preta. Diversos indivíduos vestindo toucas ninja e fortemente armados desceram do veículo e o abordaram. Eles afirmaram que o seguiam desde o trecho do Caipira da Serra. Por sorte nada de mal fizeram a meu pai, mas levaram o veículo, equipamentos, etc, tudo que estava nele. Além de terem fotografado os documentos do meu pai e o ameaçado. (Sim, devolveram documentos e celular - apenas retiraram o chip). O veículo de meu pai foi achado uma semana depois, em MG — relatou.

O décimo caso relatado no blog também será base para reunião que ocorre nesta quinta na sede da Autopista Fluminense. Na ocasião, será apresentada uma proposta do Sindicato Metal Mecânico de Campos. “Levaremos também uma proposta do Sindicato Metal Mecânico de Campos que sugere um estudo para fechamento de acessos (tantos quantos forem possíveis) à rodovia nos kms 300 e 320. Segundo informações extraoficiais da polícia, a quantidade de acessos à rodovia facilita a ação dos bandidos”, ressaltou Fernando.







Fonte: Folha da Manhã

Polícia localiza mãe de bebê supostamente deixada em caixa de papelão em Campos

(Foto: Reprodução)
O caso da bebê recém-nascida que supostamente teria sido encontrada em uma caixa de papelão no Parque Nova Brasília, em Campos, pode ganhar um desfecho a partir do depoimento da mãe dela localizada pela Polícia Civil (PC), na tarde da última segunda-feira. Segundo nota da PC divulgada pelo G1 Norte Fluminense nesta terça-feira, a mulher que teria achado a criança e levado para o Hospital Ferreira Machado (HFM) prestou depoimento e que “em nenhum momento houve risco ao bebê, pois não houve crime de abandono propriamente dito”.

Segundo a PC, a mulher que teria encontrado a bebê, na noite da última sexta-feira (21), mudou a versão da história contada inicialmente. A princípio, ela disse que passava pela calçada da rua Francisco Borges quando escutou o choro da bebê, que estava em uma caixa de papelão. Após ser encontrada, a criança de aproximadamente 10 dias foi encaminhada para o HFM, vestida e sem sinais de maus tratos. Na unidade, o Conselho Tutelar foi acionado.

Em um segundo momento, a mulher relatou a uma conselheira que a criança foi deixada pela mãe, que já tem três filhos e passa por dificuldades financeiras. A partir da nova versão, a PC continua com as investigações que seguem em sigilo, por isso, mais detalhes não foram divulgados.

Ainda de acordo com nota da Polícia Civil divulgada no G1, a mãe da criança ainda não foi ouvida porque “está bastante debilitada fisicamente e se encontra internada”.

A criança permanece em uma casa de abrigo mantida pela prefeitura municipal. Em nota, a Fundação Municipal da Infância e Juventude (FMIJ) informou que o caso encontra-se sob responsabilidade da Vara da Infância e da Juventude, logo, sob segredo de justiça.







Fonte: Folha da Manhã

Solicitação de currículos no Balcão de Oportunidades de SJB


O Balcão de Oportunidades da Prefeitura de São João da Barra está cadastrando até 16h desta quarta-feira-feira, 26, currículos para seleção nas áreas de engenheiro de planejamento Sr. e de analista de qualidade. Outra área com solicitação de currículo, com prazo e inscrição até as 15h de sexta-feira, 28 de setembro, é de analista de suprimentos PL/SR.

O cadastro para as três áreas atende solicitação de empresas que atuam no Porto do Açu e os interessados podem comparecer à sede do Balcão de Oportunidades, na BR-356, ao lado da 145ª Delegacia de Polícia, ou fazer o cadastro pelo site: www.prefeiturasjb.wixsite.com/vagas.

Para engenheiro as exigências são experiência na área de planejamento e em termoelétrica; sistemas Primavera e MS Project; Excel avançado e, desejável, inglês. A atuação será na verificação e validação dos trabalhos da área de planejamento elaborados pelas empresas contratadas; Integração do cronograma no sistema Primavera; acompanhamento do progresso físico das contratadas; verificação das produtividades.

Para analista de qualidade é necessário ter experiência na área, conhecimento em SMS, sendo desejável inglês. As atividades compreendem monitorar as diretrizes de qualidade; prestar suporte na implantação dos procedimentos de gestão das auditorias externas; gestão das ações corretivas, preventivas e de melhorias; elaboração de relatórios e indicadores.

Na função de analista de suprimentos, é exigido superior completo em Administração de Empresas, Economia, Engenharia, sendo desejável pós-graduação em Supply Chain, Engenharia de Suprimentos, Logística.

Os conhecimentos específicos e habilidades para a função de analista de suprimentos são: inglês intermediário (desejável); técnicas de negociação com fornecedores; negociação tributária; gestão financeira; visão estratégica; pacote office avançado; Conhecimento ERP (SAP) - desejável; matemática financeira; legislação e incidências fiscal e trabalhista; composição de preços; técnicas de gestão de prazos; facilidade de comunicação; habilidade interpessoal aos clientes internos e externos; rapidez na condução da demanda; senso de prioridade; resiliência.








Fonte: Secom PMSJB

Saúde de São João da Barra, realiza audiência Pública no dia 27


A Secretaria de Saúde de São João da Barra realiza na próxima quinta-feira, 27, audiência pública na Câmara Municipal para apresentação do Relatório do Resumo Executivo e Orçamentário e Serviços, referente ao segundo quadrimestre de 2018, do Fundo Municipal de Saúde.

A audiência está prevista na lei federal 141/2012 para a prestação de contas periódicas a respeito da produtividade, situação financeira e indicadores de saúde no município. É importante a participação da população para verificar os procedimentos e protocolos realizados pela Secretaria Municipal de Saúde.

Na ocasião, serão apresentados pela Secretaria de Saúde relatórios com os resultados financeiros, montante de recursos, auditorias, ações desenvolvidas integradas com PSF, NASF e Educação em Saúde, atendimentos na Atenção Básica e Atenção Especializada, indicadores obtidos nos programas municipais, entre outros resultados e ações.






Fonte: Secom PMSJB

terça-feira, 25 de setembro de 2018

Pezão fará visita às obras da Ponte da Integração, na manhã desta terça-feira


O governador do Estado do Rio de Janeiro, Luiz Fernando Pezão (MDB) estará em São João da Barra na manhã desta terça-feira (25) para verificar o andamento das obras da Ponte da Integração. A previsão é de que ele chegue por volta das 10h30.

De acordo com o governador, as obras, que haviam sido interrompidas no início de 2016, serão concluídas até o fim de seu mandato, em dezembro. A Ponte da Integração vai ligar o litoral norte fluminense, encurtando em cerca de 80 quilômetros a distância entre os municípios de São João da Barra e São Francisco do Itabapoana.

Construída sobre o Rio Paraíba do Sul, a ponte terá 1.344 metros de comprimento por 16,2 metros de largura. Localizada na RJ-196, a estrutura está compreendida entre a interseção com a BR-356, na localidade de São Domingos, em São João da Barra, e a RJ-194, na região de Campo Novo, em São Francisco do Itabapoana.






Fonte:Terceira Via

Após ameaça de corte de energia, HPC consegue liminar

(Foto: Ralph Braz | Pense Diferente)
Um imbróglio judicial deixou o Hospital dos Plantadores de Cana (HPC) ameaçado de ficar sem energia elétrica a partir desta semana. Responsável pelo fornecimento, a Enel Distribuição Rio divulgou nota, na manhã desta segunda-feira (24), informando que cortaria a luz da unidade filantrópica em virtude de uma dívida superior a R$ 20 milhões, fruto de contas vencidas há mais de 20 anos. A quantia foi negada por Frederico Paes, diretor presidente do HPC desde 2012, com base em decisão judicial. No final da tarde, o juiz Paulo Maurício Simão Filho, da 3ª Vara Cível de Campos, emitiu uma liminar impedindo o corte, sob pena de multa diária de R$ 10 mil, limitada a R$ 100 mil. Uma audiência de conciliação foi marcada para o dia 13 de novembro.

Em sua nota, a Enel informou que "vem tentando há anos negociar o débito, sem sucesso. O hospital foi notificado há um mês sobre o desligamento do prédio da rede da distribuidora por inadimplência, mas ainda não se manifestou em relação ao pagamento ou negociação da dívida de forma efetiva". 

Segundo a concessionária, o Sistema Único de Saúde (SUS), a Prefeitura de Campos, a secretaria municipal de Saúde e o Ministério Público (MP) foram comunicados sobre o corte, que ocorreria nesta semana. A Enel ficou de assumir, durante uma semana após a interrupção do fornecimento de energia, os custos de geradores, no objetivo de dar tempo para a remoção de pacientes do hospital.

Conta do mês de agosto paga pelo HPCO presidente do HPC disse ter ficado surpreso com o posicionamento da Enel. Frederico Paes enviou à reportagem uma ata de reunião ocorrida no último dia 20 de julho, envolvendo diretores do hospital e representantes da fornecedora de energia. Nela, consta uma proposta da Enel para que o HPC pagasse as contas com vencimento a partir de 25 de julho deste ano, viabilizando assim uma negociação para a quantia total ser parcelada a partir de janeiro de 2019. As contas de agosto e setembro foram pagas, nos valores de R$ 82.020,53 e R$ 76.066,65, respectivamente. Porém, não foi cumprida a promessa da Enel de suspender as ações.

Em agosto de 2017, o desembargador Luiz Fernando de Andrade Pinto, relator do processo, reconheceu o excesso de cobrança. "No momento que a Justiça falar que o valor devido é X, nós vamos começar a pagar o débito. A perícia ainda não foi feita. O mais importante é que o hospital não nega a dívida. O que a gente nega é valor cobrado. Não tem como fazer acordo em cima de um valor que a própria Justiça fala que está errado", disse o presidente do HPC. Segundo ele, a unidade tem, atualmente, mais de 150 pacientes internados, 98% deles pelo SUS. Entre os pacientes, há recém-nascidos e idosos nas Unidades de Tratamento Intensivo (UTI’s).

Na decisão proferida, o juiz Paulo Maurício Simão Filho entendeu que não se justificava o corte, que “acarretaria risco de morte para vários de seus pacientes, mormente em se tratando de débitos pretéritos, cujo pagamento a parte ré pode buscar por outros meios”.

Conta do mês de setembro paga pelo HPCRepasses atrasados

Enfrentando dificuldades financeiras há vários anos, o HPC recebe atualmente cerca de R$ 1 milhão mensal em repasses do SUS e da Prefeitura de Campos. Frederico Paes disse que os repasses atuais estão em dia, mas a gestão anterior do município deixou uma dívida de R$ 7 milhões, que está sendo negociada com a atual gestão.

Foi citado na nota da Enel que, em junho deste ano, "o hospital concluiu uma grande reforma, com a inauguração de um novo Centro Médico”. A unidade conta ainda com ar-condicionado central, catracas de acesso e totens de atendimento eletrônicos, diversas TV's de LED e carregadores de celular espalhados pela recepção". Frederico Paes classificou a nota como absurda: "Só porque a população é carente, do SUS, não pode ter direito a um ar-condicionado, conforto, dignidade no atendimento? Só porque é pobre tem que ficar no calor? Não concordamos com isso. É um absurdo essa declaração".

Em nova nota, já na parte da tarde, mas antes da liminar, a Enel alegou que o hospital não apresentou nenhuma proposta para pagamento da dívida. "O pagamento das faturas correntes é uma obrigação de qualquer cliente e a quitação das contas de agosto e setembro não configura proposta de acordo. O valor de R$ 20 milhões de dívida, que está sendo oferecido como proposta de acordo pela Enel, é ainda menor do que o valor definido pela Justiça, que alcançaria R$ 28 milhões (devido a correções e índices do Tribunal de Justiça)", diz um trecho da nota. Ainda segundo a Enel," a administração do hospital está se recusando a receber os equipamentos (geradores) e vem impedindo o acesso dos técnicos da Enel às dependências da unidade. Para garantir que os geradores estejam disponíveis e sejam instalados, a companhia está tentando autorização junto à Prefeitura, para utilizar espaço da via pública".





Fonte: Folha da Manhã

Após padre ser esfaqueado, loja dentro do Convento é assaltada

(Foto: Jonatha Lilargem)
Poucos dias depois de o serviço de segurança começar a funcionar dentro do Santuário Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, localizado no Parque Rosário, após o padre Élio Athayde, de 82 anos, ser esfaqueado, uma loja de produtos religiosos que fica dentro do convento foi assaltada, por volta das 9h30 desta segunda-feira (24), por um homem que portava uma arma de fogo.

Após padre ser esfaqueado, Convento contará com serviços de segurança. De acordo com a Polícia Militar, um celular e R$ 200 foram levados pelo criminoso, que cortou uma das mãos ao dar um soco para quebrar uma porta de vidro no local. O ladrão usava uma camisa listrada em branco e preto, calça jeans e óculos escuro. O telefone pertence a uma funcionária da loja, que estava sozinha no local. Ela foi encaminhada à 134ª Delegacia de Polícia (Centro) para registrar a ocorrência.

— Ele chegou aqui e parecia ser um fiel, mas vi o momento em que ele começou a agir estranho. De repente, ele quebrou um vidro e assaltou a mulher. Estamos todos assustados. É o segundo caso sério que acontece em um intervalo de poucos dias. Os bandidos são tão ousados que até com segurança na igreja praticam roubos — contou uma testemunha, que trabalha na igreja.

Policiais militares fazem buscas na região e em unidades de saúde próximas, na tentativa de localizar o criminoso. Pelo menos quatro viaturas e uma moto patrulha estão envolvidas nas buscas.
O segurança do Convento contou que fazia ronda dentro da igreja, quando o assalto aconteceu na loja. De acordo com ele, as imagens das câmeras de segurança serão analisadas, na tentativa de identificar o criminoso. A administração de um edifício próximo ao Convento também cederá as imagens do sistema de segurança.

— Penso que isso é o preço que a gente paga pelo fato de o Santuário ser uma casa aberta para acolher todo mundo. Então, em meio às pessoas que vêm para fazer suas orações, ler a Bíblia, vêm pessoas também com intenções não muito boas. E certamente já estava olhando como era o funcionamento do Santuário, do Convento, e aproveitou a oportunidade hoje, que é um dia um pouquinho mais tranquilo na parte da manhã, para assaltar — ressaltou o padre José do Carmo Zanbom, reitor do Santuário, que afirmou que o Santuário deve reforçar a segurança nos próximos dias.







Fonte: Folha da Manhã

quinta-feira, 20 de setembro de 2018

Fiscalização do TRE-RJ reforçará combate à utilização de vans de transporte público em campanhas

(Foto: Ralph Braz | Pense Diferente)
A Coordenadoria de Fiscalização da Propaganda Eleitoral do TRE-RJ irá intensificar o combate à utilização de vans permissionárias de serviço público nas campanhas, o que é proibido pela legislação. “Além de ser uma irregularidade, tal prática tem uma consequência ainda mais gravosa para a população, uma vez que esse transporte deveria estar sendo usado para a condução dos cidadãos, e não sendo desvirtuado em prol de candidatos”, afirma o coordenador da fiscalização, juiz Mauro Nicolau Júnior.

De acordo com o artigo 37 da Lei 9.504/97, é vedada a veiculação de propaganda de qualquer natureza “nos bens cujo uso dependa de cessão ou permissão do Poder Público, ou que a ele pertençam, e nos de uso comum, inclusive postes de iluminação pública e sinalização de tráfego, viadutos, passarelas, pontes, paradas de ônibus e outros equipamentos urbanos”.

Na semana passada, a equipe de fiscalização da propaganda eleitoral do município do Rio apreendeu 11 vans permissionárias de serviço público no comitê do candidato ao Senado Cesar Maia (DEM), no bairro de Piedade, Zona Norte do Rio, com material de propaganda dele e dos candidatos Eduardo Paes (DEM), ao Governo estadual, e Rodrigo Maia (DEM), à Câmara dos Deputados.

Canais de denúncia

A população fluminense tem à sua disposição cinco canais para denunciar propaganda irregular: o site do TRE-RJ, o aplicativo WhatsApp (21 97299-3669), a central de atendimento telefônico (21 3436-9000), a rede social Facebook (denunciaeleitoralrj2018) e, ainda, o Disque-Denúncia, pelo telefone (21) 2253-1177.








quarta-feira, 19 de setembro de 2018

Cirurgião plástico Renato Tatagiba é denunciado pelo MP por lesão corporal

(Foto: reprodução Facebook)
O cirurgião plástico Renato Tatagiba, de Campos dos Goytacazes, e a secretária da clínica onde trabalhava em Vila Velha, Priscila Nascimento de Souza Cyrilo, foram denunciados pelo Ministério Público do Espírito Santo (MPES). Tatagiba foi acusado de lesão corporal culposa em uma cirurgia estética realizada há dois anos. O crime prevê pena de dois meses a um ano de detenção. Ele também foi denunciado por falsificação de documentos. Já Priscila foi acusada de falsificar receituários e atestados médicos.

A paciente, uma empresária de 34 anos – que preferiu não ter a identidade revelada –, fez uma queixa ao MPES, que solicitou investigação à Polícia Civil. Após a conclusão do inquérito criminal, a denúncia foi apresentada à Justiça.

Segundo o promotor do caso, Roberto Silveira Silva, Tatagiba praticou lesão corporal culposa, “na modalidade de erro médico”, em uma cirurgia de mastopexia (correção de mamas caídas), lipoaspiração e correção de cicatriz de cesárea. Na ocasião, após a intervenção que foi realizada em janeiro de 2016, a empresária apresentou sintomas que, de acordo com a denúncia, não eram previstos como normais no pós-cirúrgico como “falta de ar, dores insuportáveis e a presença de secreções nos seios”.

“Minha vida virou um inferno. Todos os médicos que me atenderam depois disseram que eu passei mal devido ao bloqueio (a anestesia) que me fizeram no dia da mamoplastia. Eles acreditam que eu tive uma parada cardíaca durante a cirurgia e que o doutor Renato Tatagiba só amenizou a situação, não me socorreu”, afirmou a paciente.

Ainda segundo a denúncia, a paciente, que sentia fortes dores, tentou marcar uma consulta de emergência com Tatagiba depois que teve alta. Ela manteve contato com a secretária Priscila, que afirmava que o médico não estava no Espírito Santo.

INTERNAÇÃO
Quando conseguiu falar com o cirurgião, ele orientou que a mulher retirasse a cinta de proteção e caminhasse. No entanto, as dores permaneceram e depois de uma semana do procedimento cirúrgico, a empresária deu entrada no hospital. Ela ficou internada por sete dias em uma UTI.

Após receber alta, as dores continuavam e a paciente tentou retomar o contato com Tatagiba. Com dificuldades de falar com o cirurgião, a empresária ligou para um médico da equipe dele, que, por sua vez, procurou Priscila que finalmente viabilizou o contato da vítima com Tatagiba.

RECEITA MÉDICA
A denúncia do MPES traz ainda mais detalhes sobre o caso. O documento diz que o médico afirmou que deixaria uma receita médica com a secretária, mas, procurada, Priscila disse que não ficou com nenhum receituário. Segundo a denúncia, Priscila questionou a paciente qual seria a medicação porque ela mesma confeccionaria a receita e assinaria o documento. De acordo com a denúncia do promotor Roberto Silveira Silva, a secretária disse ainda que Tatagiba a autorizava assinar os receituários em nome dele, fato que foi comprovado pelos áudios anexados na denúncia. Por conta deste fato, o cirurgião também foi enquadrado no artigo 298 do Código Penal, por falsificação de documentos.

O promotor ainda destacou a grande quantidade de cirurgias realizadas no dia em que a vítima foi operada. Segundo a denúncia, foram aproximadamente nove procedimentos dos mais variados tipos, como próteses de silicone, lipoaspiração, entre outras.

Intimados a comparecerem na delegacia, Tatagiba e Priscila se reservaram o direito de se manifestarem apenas em juízo. Ao serem solicitados a fornecer material grafotécnico para comparação com as assinaturas que estão nos autos, os acusados se negaram, alegando que não produziriam provas contra si mesmos. No entanto, de acordo com o promotor do caso, é possível perceber com facilidade as inconsistências das assinaturas.

SOFRIMENTO
Agora, a empresária convive com uma insuficiência cardíaca e diz que depende de medicação para o resto da vida. “Se eu converso por muito tempo já fico ofegante. Não faço mais atividade física e eu era simplesmente apaixonada por muay thai. Minha vida foi destruída depois dessa cirurgia.”

Além disso, ela diz que os danos não foram apenas cardiológicos. A empresária conta que precisou encarar o fato de que as mamas ficaram deformadas. Com a sensação de que os seios latejavam de tanta dor, ela procurou outro médico e precisou se submeter a outra cirurgia para corrigir o procedimento anterior. “Hoje tomo remédios fortíssimos e faço tratamento para depressão.”

SIGILO
Procurado para comentar a denúncia do Ministério Público do Espírito Santo (MPES) contra o médico Renato Tatagiba, o Conselho Regional de Medicina (CRM-ES) informou que os processos e sindicâncias tramitam em sigilo.

Segundo o órgão, se a atuação ou a omissão de um médico estiver prejudicando um paciente ou a população, uma interdição cautelar pode ser aplicada pelo conselho.

Essa interdição pode acontecer no início ou durante o curso de um processo ético-profissional contra um médico. Ainda de acordo com o CRM-ES, em casos de punições como censura pública, suspensão do exercício ou até a cassação de um profissional, a divulgação é feita no Diário Oficial e em jornal de grande circulação.

MÉDICO NEGA QUE HOUVE ERRO
O médico Renato Tatagiba disse que ainda não foi comunicado oficialmente sobre a denúncia do Ministério Público do Espírito Santo (MPES). O advogado do cirurgião plástico, Celso Papaleo, também afirmou que vai se manifestar no processo assim que for notificado.

“O que temos é que o processo está em fase de inquérito policial. Vamos fazer uma manifestação no processo para que seja concluído que não houve crime porque de fato não houve”, afirmou Papaleo, que também faz a defesa de Priscila Nascimento de Souza Cyrilo, acusada de falsificar receituários e atestados médicos quando era secretária de Tatagiba, em uma clínica de Vila Velha.

Segundo o cirurgião plástico, a defesa desse caso está fundamentada e comprova que as acusações são falsas. “Como houve erro médico se não foi julgado? Não foi feito sequer um laudo confirmando isso”, pontuou Tatagiba.

Ainda segundo ele, é possível realizar 10 procedimentos cirúrgicos em um mesmo dia dependendo do tipo de cirurgia e do médico. “Tempo cirúrgico é muito relativo. Para colocar uma prótese de silicone preciso de 45 minutos. Mal de ser lerdo eu não padeço. Nunca perdi um paciente na minha vida”, afirmou, acrescentando que já atendeu a mais de 17 mil pacientes.

Já sobre a acusação do MPES de falsificação de documentos, Renato Tatagiba explicou que os receituários ficam prontos no consultório. “A receita já fica pronta, carimbada e assinada. Não existe nada para prescrever. Se a paciente precisar, a receita é entregue a ela.”

Para Tatagiba, o caso em questão faz parte de uma “indústria da possibilidade do dano moral”. Ou seja, pacientes entram na Justiça contra cirurgiões plásticos para se beneficiarem com o dinheiro que pode ser adquirido nas causas.





Fonte: A Gazeta