sábado, 11 de maio de 2024

Cerca de 10 mil animais já foram resgatados no RS


O Rio Grande do Sul já registra cerca de 10 mil animais resgatados durante as enchentes no estado, que já deixaram 126 pessoas mortas até esta sexta-feira (10). De acordo com os cálculos da prefeitura 4,8 mil animais foram resgatados de áreas alagadas em Porto Alegre, incluindo bichos encontrados sem seus tutores.


O resgate de animais de todos os tamanhos, tanto domésticos quanto selvagens, é alcançado através de uma colaboração que envolve famílias afetadas, voluntários, especialistas, organizações da sociedade civil e autoridades públicas em várias regiões do estado.

Os animais de estimação passam por diversos estágios antes de estarem seguros. Após o resgate, começam com o transporte para abrigos ou centros de acolhimento, seguido de uma avaliação veterinária para verificar sua condição de saúde. Aqueles que estão em bom estado, mas sem identificação do tutor, são encaminhados para abrigos públicos ou instalações do Grad (Grupo de Resgate de Animais em Desastres). Além disso, há pessoas que levam os animais consigo, para os abrigos onde a presença de pets é permitida. Também há abrigos privados montados por pessoas e entidades de defesa da causa animal.

Caso estejam com hipotermia ou lesões, os bichos são encaminhados para a clínica veterinária mais próxima.