Petrópolis conquista, pelo segundo ano consecutivo, o primeiro lugar no ranking estadual na área da Saúde, no estudo do Connected Smart Cities. Em 2022 e agora em 2023, a cidade se mantém como líder, de acordo com a pesquisa realizada pela Urban Systems, considerando as 100 cidades brasileiras avaliadas. O município também cresceu no ranking geral, passando do 15º lugar em 2022 para a 14ª posição neste ano.
A avaliação inclui diversos indicadores, como a disponibilidade de leitos e médicos por habitantes, a cobertura de atenção primária à saúde, despesas na área da saúde e taxas de mortalidade infantil. Também são considerados indicadores relacionados à gestão ambiental, como a cobertura de coleta de resíduos sólidos e saneamento urbano.
O prefeito Rubens Bomtempo expressou sua satisfação com a conquista: "Mantermos o primeiro lugar no ranking estadual por dois anos seguidos é uma confirmação de todo trabalho dedicado à área da saúde. Pegamos uma Prefeitura a caminho da falência e buscamos todos os meios para reconstruir Petrópolis. E, em apenas 20 meses de gestão, conseguimos grandes avanços, entregamos a UPA Centro totalmente reformada e segura. Também estamos promovendo uma grande transformação no Hospital Alcides Carneiro, que passa por uma grande reforma e ampliação de diversos serviços, como exames, cirurgias e procedimentos, o que vem reduzindo drasticamente as filas e o tempo de espera, o que se reflete diretamente na qualidade da assistência prestada à população", disse.
Destaques em Meio Ambiente e Segurança
Petrópolis também obteve reconhecimento em outras áreas, como Meio Ambiente e Segurança. No âmbito ambiental, a cidade se mantém em segundo lugar no ranking estadual, tanto em 2022 quanto em 2023, e avançou no ranking geral, subindo da 32ª para a 29ª posição.
No quesito Segurança, a cidade subiu da 4ª para a 3ª posição no ranking estadual em 2023, e no ranking geral, saltou da 64ª para a 33ª posição, em comparação a 2022.
O estudo de Sistemas Urbanos foca, no contexto ambiental, indicadores relacionados à infraestrutura, serviços de água e saneamento, e gerenciamento de resíduos sólidos, além do monitoramento de áreas de risco. No âmbito da Segurança, são considerados fatores como a taxa de homicídios, acidentes de trânsito e eficácia do Centro de Controle de Operações, entre outros.
"Esses dados refletem os avanços do último ano e o potencial de desenvolvimento que nossa cidade possui. Resultado da administração profissional combinada com os bons indicadores existentes em nossa cidade. Isso é uma demonstração clara de até onde nossa cidade pode chegar com a união dos setores e uma administração eficiente", disse Thiago Damaceno, secretário de Desenvolvimento Econômico.
O ranking Connected Smart Cities mapeia as 100 cidades com maior potencial de desenvolvimento, com base em indicadores de inteligência, conectividade e sustentabilidade.