(Foto: Ralph Braz) |
Com 02 (dois) anos, 04 (quatro) meses e 08 (oito) dias de mandato e nenhuma obra realizada, o Prefeito de São João da Barra, José Amaro Martins de Souza (Neco), entregou nesta sexta-feira (08) 30 casas populares na localidade do Açu, 5º Distrito. Tudo o que o prefeito não esperava era que a população fosse agradecer a ex-Prefeita do município, Carla Machado, pela realização das obras, fato este que gerou grande confusão durante o evento.
As casas são compostas por dois quartos, sala, cozinha, banheiro, área de serviço e varanda, totalizando 50 metros quadrados. A escolha das famílias beneficiadas aconteceu mediante análise socioeconômica. A Secretária de Assistência Social e Direitos Humanos Swany Gomes, destacou o trabalho criterioso que foi feito por toda equipe técnica.
"Não estamos distribuindo casas, estamos estruturando lares e tudo foi feito com muita atenção, respeitando os critérios técnicos do Programa. Assim é o governo Neco. Totalmente transparente e trabalhando para quem precisa", disse.
As casas populares têm a finalidade de proporcionar moradia digna, regular e dotada de serviços públicos, em localidades urbana ou rural, mitigando as desigualdades sociais e o déficit habitacional, além de contribuir para a ocupação urbana planejada com segurança e com condições de habitação aos munícipes sanjoanenses. Durante a solenidade, Neco ressaltou que até o final do ano, outras 28 unidades devem ser entregues no Açu.
"Já fiz o chamamento para a construção das 460 casas na Sede do município. A previsão é que até o final do ano, mais 28 sejam inauguradas no Açu. Em breve, Barcelos também estará recebendo 16 casas. Estamos fazendo isso diante de uma grande crise econômica, mas São João da Barra, graças a economia que fiz nos dois primeiros anos de gestão, está conseguindo respirar e a Prefeitura conseguindo trabalhar para todos", disse Neco.
CAMARÃO PERDE A CABEÇA
A homenagem que a ex-prefeita recebeu fez com que parte da equipe do atual governo se descontrolasse, além disso, ainda teve a ação do ex-vereador Zezinho Camarão, que procedeu com ato de vandalismo tentando retirar e rasgar a faixa que foi colocada pela população. O ex-vereador Zezinho Camarão, perdeu a cabeça, começou a chutar a faixa, sendoi contido por parte do staff do atual prefeito e enfrentado pela população presente.
DE QUEM É O FEITO?
As casas foram construídas na gestão anterior, quando a ex-prefeita Carla Machado firmou convênio com o 'Programa Minha Casa Minha Vida', do Governo Federal, para atender aos anseios da população mais carente da Praia do Açu, bem como a do Carrapicho, que foram entregues por Neco no início de 2013.
MAIS CASAS POPULARES?
Muito se tem falado em Casas Populares e lançamento de conjuntos habitacionais em São João da Barra, o próprio Prefeito Neco já anunciou por várias vezes que irá construir 500 (quinhentas) casas populares em sua gestão. Sabendo que não há mais tempo hábil para que isso ocorra, o prefeito, ontem, na cerimônia de entrega das 30 casas populares que estão localizadas na rua de sua residência, na Praia do Açu, cobrou do empresário Ari Pessanha a entrega das outras 28 casas do Açu. Ari, sem graça, respondeu que fará a entrega em oito ou dez meses no máximo, o que seria março de 2016, e com os atrasos e imprevistos, as entregas podem ocorrer em junho ou julho de 2016, data limite para entrega de obras, celebração de contratos públicos ou contratação de servidores em ano eleitoral. Mas Neco prometeu em entrevista a imprensa que serão entregues em dezembro: "quero dar esse presente de natal para as famílias", disse.
CARLA MACHADO DEIXOU E NECO NÃO INAUGUROU
A população Sanjoanense aguarda pela inauguração e entrega da Unidade Mista de Saúde de Palacete; Unidade Mista de Saúde do Cajueiro; Unidade Mista de Saúde do Açu; Unidade Mista de Saúde de Barcelos; Estação de Tratamento de Esgoto, em Atafona; Carreira de Barcos (para atender os Pescadores), em Atafona; Creche no bairro Nova Grussaí; Terminal de Passageiros da Praia do Açu; Praça na localidade de Quixaba que abrigará os Correios, contará com abrigo de passageiros e um Playgroud; além de outras construções que foram abandonadas pela atual gestão. Vale ressaltar que, todas essas obras foram construídas no governo Carla Machado e foram paralisadas na gestão Neco, mesmo com dinheiro em caixa deixado exclusivamente para a fase final das obras.
RADIALISTA DEFENDE VEREADOR KAKÁ
Durante o breve comício realizado no Açu, durante entrega das 30 casas populares, o radialista pediu a palavra e fez defesa do Vereador Carlos Machado (Kaká), após ter conhecimento através do Portalozk.com de que o mesmo foi intimado pela Polícia Federal. Emilson Amaral disse não querer falar naquele momento, mas soltou o verbo:
"Eu preferiria não falar hoje, porque se for pra falar hoje, eu tenho que falar que seu governo é incompetente, é um lixo o seu governo, eu tenho que falar que o seu governo é assim porque você teve que ficar 02 anos e tanto para organizar obras como a do Chrisanto (Henrique de Souza) que você não pôde tocar até hoje. Por isso o seu governo é um lixo. (...) Eu não tenho ligação com o vereador Kaká, eu não tenho ligação com os vereadores que vieram para o seu grupo, mas sei o que eles estão sofrendo de ataques porque eles estão somando com o senhor em favor de São João da Barra. E eu gostaria que isso ficasse registrado: hoje o senhor está concluindo uma obra que veio do governo anterior, mas quem vier hoje e que veio antes, vai ver o que foi feito ali (referindo-se as casas populares). Neco administra com o coração pelo povo e para o povo", finalizou Emilson.
PIOR GESTÃO DE TODOS OS TEMPOS
A gestão atual é conhecida nos bastidores da política regional como a gestão mais fracassada de todos os tempos, chegando a ser achincalhada pelo ex-governador Anthony Garotinho, que em seu programa de rádio, quando em outra oportunidade o Prefeito Neco fez autopromoção com a reforma de 03 (três) casas na comunidade de Barcelos, fez do Chefe do Executivo sanjoanense de chacota.
Fonte: Portal OZK