sexta-feira, 15 de maio de 2015

MPE DÁ AVAL PARA DEMOLIÇÃO DO ATAFONA PRAIA CLUBE

(Foto: Aluyso Abreu Barbosa)
O Atafona Praia Clube marcou a história de gerações de turistas, veranistas e apaixonados pelo místico litoral de “águas douradas” em São João da Barra. No entanto, um processo de erosão costeira castiga o balneário desde a década de 1970 e chegou ao prédio, que um dia já foi distante do mar. Diante do risco de desabamento e a possibilidade de invasores no espaço, a Defesa Civil Municipal interditou o imóvel em março e intimou proprietários, diretores ou sócios para demolir as edificações. Como ninguém compareceu, a coordenadoria do órgão enviou um ofício ao Ministério Público Estadual (MPE) solicitando o nada opor para que pudesse demolir o Praia Clube. Na última semana, chegou a SJB a decisão do promotor Leandro Manhães, no qual não se opõe à medida proposta, “desde que os órgãos competentes tenham avaliado a situação e concluído pela necessidade de demolição do imóvel”.

De acordo com o coordenador da Defesa Civil em SJB, Adriano Assis, com a decisão expedida pelo MPE cabe somente ao órgão decidir pela necessidade de demolir ou não. Como anteriormente já havia sido solicitada a derrubada do prédio, o coordenador aponta que só depende do maquinário para realização do serviço. “Já fizemos o chamamento para proprietários, sócios e diretores, mas não compareceu ninguém. Com a decisão do Ministério Público, a gente vai ter que providenciar o maquinário específico para esse serviço”, informou.

A invasão do espaço é o maior risco apontado pelo coordenador da Defesa Civil sanjoanense. Segundo Adriano, famílias que tinham invadido o prédio anteriormente foram retiradas e amparadas por um projeto de aluguel social. Agora, existe um monitoramento para que não ocorram novas invasões. Além disso, o imóvel é referência para muitos, que visitam o espaço para os últimos registros antes da demolição ou antes do mar tomar todo edifício. “Parte do imóvel já foi tomado pelo mar. A demolição é necessária para evitar novos invasores”.

O Atafona Praia Clube foi ponto de encontro de várias gerações que escolheram o litoral de São João da Barra para passar alta temporada. Principalmente entre campistas e sanjoanense, muitos têm alguma história para contar tendo como pano de fundo as festas, encontros e bailes de carnaval no clube, que viveu seus tempos áureos entre as décadas de 1970 e 1980.




Fonte: Folha da Manhã