quinta-feira, 7 de maio de 2015

AMIGO PET: BENEFÍCIOS DA CASTRAÇÃO


Se existe um assunto controverso entre os proprietários de cães e gatos é a castração, não é raro que eles estejam mal informados sobre o assunto.

Diferentemente da espécie humana, o “desejo sexual” nos animais está diretamente ligado a influências hormonais e com a perpetuação da espécie, não existindo nenhuma ligação psicologia para tal. É comum as pessoas acharem que o animal precisa se reproduzir pelo menos uma vez antes de ser castrado, esse fato não é verdadeiro, podendo o animal ser castrado antes mesmo do amadurecimento sexual.

A castração é responsável por trazer uma série de benefícios para o animal. Em machos reduz a zero as possibilidades de aparecimento de tumores de testículo, diminui a incidência de tumores de próstata, está ligada a redução de agressividade e pode suprimir comportamentos como a marcação de território através da micção, quando o animal é castrado ainda antes da puberdade. Em fêmeas reduz a zero as possibilidades de tumores de ovários e de útero e infecções uterinas, suprime distúrbios hormonais responsáveis pela pseudociese, ou “gravidez psicológica”, e quando a castração acontece antes do primeiro cio reduz significativamente as chances da cadela apresentar tumor de mama. 

Não podemos esquecer que a castração é um procedimento cirúrgico, logo precisam ser tomados cuidados tanto no pré-operatório quanto no pós-operatório para que os riscos sejam minimizados e que somente um médico veterinário tem capacitação e autorização para realizar tal procedimento. 

A castração também é a forma mais eficaz e segura para controle populacional, diminuindo a incidência de animais abandonados e errantes. 

Castração é vida, é um ato de amor para como seu amiguinho. Se você o ama, não fique na dúvida, castre.