quinta-feira, 28 de agosto de 2025

Com baixa popularidade, Lula se fecha com PT para blindar eleições de 2026


O presidente Lula (PT) vai reunir, nesta quinta-feira (28), ministros e lideranças do Partido dos Trabalhadores no Palácio da Alvorada, em mais um movimento de articulação focado nas eleições de 2026.
O encontro, marcado para as 18h30, consta na agenda oficial do petista.

A reunião é parte de uma ofensiva do Planalto para reestruturar sua base política, após sucessivas dificuldades de articulação no Congresso Nacional, incluindo a recente derrota na disputa pelo comando da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do INSS.


Conforme pesquisa AtlasIntel/Bloomberg, divulgada nesta quinta-feira, a reprovação do petista subiu para 51%, ante 49,7% do levantamento de julho, enquanto a aprovação caiu 2,3 pontos percentuais, passando de 50,2% para 47,9% no atual levantamento.

Outras reuniões

Lula já havia recebido dirigentes de partidos como Republicanos, União Brasil, PSD e MDB, em uma tentativa de reaglutinar o centrão em torno de sua gestão.

Na quarta-feira (27), o PT também organizou um almoço em Brasília com partidos de esquerda e centro-esquerda, como PV, PSOL, PCdoB, PDT e PSB, para discutir possíveis alianças eleitorais. O foco, mais uma vez, foi o pleito de 2026.