sábado, 26 de julho de 2025

Calendário oficial do Rio passa a ter dia em memória às vítimas do massacre do povo de Israel


O Dia em Memória às Vítimas do Massacre ao Povo de Israel pelo Grupo Terrorista Hamas foi instituído no Calendário Oficial do Estado do Rio. É o que consta na Lei 10.904/25, de autoria do deputado Átila Nunes (PSD), que foi aprovada pela Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), sancionada pelo governador Cláudio Castro, e publicada em Diário Oficial Extra do Executivo desta quinta-feira (24/07).


De acordo com a lei, o dia em memória às vítimas será sete de outubro. Nesta data, em 2023, ocorreu um dos maiores ataques realizados pelo grupo extremista Hamas contra Israel, em pleno feriado judaico, o Shabat. Na ocasião, pelo menos 1.139 israelenses foram mortos, incluindo 1.033 civis, 275 soldados e 58 policiais. O ataque deixou mais de 3.400 feridos, e 240 pessoas foram feitas reféns, dessas 58 ainda se encontram em cativeiro em Gaza, na Palestina.

O ataque culminou em ataques de Israel à Faixa de Gaza, que já levou à morte mais de 55 mil pessoas. Israel e Palestina estão em constantes conflitos desde antes da fundação do Estado de Israel em 1948.
Autor da medida, Átila Nunes ressaltou que o objetivo do Dia em Memória às Vítimas de Israel é prestar total solidariedade ao povo e ao governo de Israel e à comunidade judaica brasileira e fluminense. “O dia sete de outubro de 2023 foi um dos maiores ataques realizados pelo grupo extremista Hamas contra Israel, que culminaram com o assassinato, a sangue frio, de bebês, crianças, mulheres e idosos, além de centenas de jovens, incluindo estrangeiros de várias nacionalidades”, afirmou o parlamentar.