segunda-feira, 14 de outubro de 2024

Pix tem falhas para maioria dos usuários; BC confirma problemas técnicos


Clientes de diferentes instituições financeiras estão reclamando que o Pix está fora do ar na manhã desta segunda-feira (14). O Banco Central admitiu problemas técnicos no sistema de pagamentos instantâneos.


O que aconteceu

Segundo o DownDetector, plataforma online que fornece informações em tempo real sobre o status de sites e serviços, há problemas com o BC, que estão refletindo em outros bancos. Clientes de Nubank, Banco Inter, Banco do Brasil, Itaú, Caixa, Bradesco, Santander, PagBank e C6, entre outros, estão relatando nas redes sociais dificuldades para fazer Pix.


O BC confirmou que há problemas técnicos que tiraram o Pix do ar, mas não especifica quais são as falhas. Em comunicado público, o BC pediu que as instituições financeiras parem de mandar mensagens para o sistema até segunda ordem.

Itaú confirma instabilidades no sistema. O Itaú Unibanco informou por meio de nota "que identificou uma instabilidade no sistema do Pix nesta segunda-feira (14)". Também destacou que "acompanha de perto o processo de normalização com o Banco Central e orienta que os clientes não refaçam as transações em caso de erro na operação."


Preferência nacional

O Pix bateu o recorde de transações em 6 de setembro de 2024, com 227,4 milhões de operações em um único dia. O valor total transferido nessa data foi de R$ 108,4 bilhões.

O Pix é um sistema de pagamentos em tempo real desenvolvido pelo BC. Em funcionamento desde novembro de 2020, vem ganhando a preferência dos clientes sobre cartões e boletos.