Hingo Hammes e Yuri vão disputar o segundo turno das eleições municipais. Eles foram os mais votados neste domingo (06/10) e voltam a se enfrentar no dia 27 para definir quem será o prefeito de Petrópolis a partir de 1º de janeiro de 2025.
O candidato do PP recebeu 49,96% dos votos válidos, sendo a escolha de 78.734 eleitores. Já o candidato do Psol teve 28.001 votos, o que representa 17,77% dos válidos.
Hingo Hammes, lidera a coligação “Petrópolis Renovando com Experiência e Credibilidade”, que reuniu PP, PL, PRD, Mobiliza, MDB, União Brasil e DC. Ele tem como vice Baninho.
O candidato votou pela manhã, na Paróquia Santa Clara (Coronel Veiga).
"Foi por muito pouco, mas estou muito feliz e muito grato aos petropolitanos! Agora é trabalho, com bastante humildade, pé no chão e também muita esperança de que vamos sair vitoriosos. Na política todos têm preferências, é normal, mas o respeito tem que prevalecer. Nossa campanha é limpa, não atacamos nenhum candidato e prezamos pelo diálogo acima de tudo. É nisso que acredito. Estou muito feliz e pronto para trabalhar por Petrópolis!", disse.
Ele também votou pela manhã no Campus Benjamin Constant da Universidade Católica de Petrópolis (Centro).
Hingo Hammes
Hingo Hammes tem 46 anos, é natural de Petrópolis, casado e tem um filho. Formado em Educação Física, ele tem especialização em gestão esportiva. Entre 2014 e 2016, foi presidente da Liga Petropolitana de Desportos (LPD) e, de 2017 a 2019, secretário de Esporte e Lazer, quando criou o programa “Agita Petrópolis”.
Deixou o cargo para assumir como suplente o cargo de vereador e foi eleito presidente da Câmara. Em 2020, foi eleito vereador com a quarta maior votação do município e tomou posse sendo novamente escolhido como presidente do Legislativo petropolitano. Diante do imbróglio que impediu Rubens Bomtempo de assumir o mandato como prefeito, coube a ele assumir o cargo de forma interina.
Foi com Hingo Hammes na prefeitura que o município deu início à vacinação contra covid-19, pouco tempo após a aprovação para o uso do imunizante no país e distribuição das primeiras doses pelo Ministério da Saúde. Também criou um subsídio para as empresas de ônibus para baixar o preço da passagem em 20 centavos.
Com a definição sobre a posse de Bomtempo, Hingo Hammes retomou o mandato como vereador, que vai exercer até o último dia do ano.
Propostas
Durante a campanha eleitoral, Hingo Hammes prometeu ampliar vagas de creche, zerar fila de consultas, exames e cirurgias, reduzir o preço da passagem do transporte público, trazer radares meteorológicos mais modernos para a cidade, gerar emprego para os jovens e retomar o programa Agita Petrópolis.
Demais candidatos, votos branco, nulo e abstenção
Rubens Bomtempo (PSB) teve 17,23% dos votos válidos (27.158 no total), Eduardo Blog (Republicanos) recebeu 12,37% (19.496), e Dr. Santoro (Novo), 2,66% (4.193).
O primeiro turno ainda teve 6.616 votos em branco (3,80% dos votos totais), 9.891 votos nulos (5,68% dos votos totais) e a abstenção foi de 71.088 (28,99% do eleitorado de Petrópolis).