Prefeitura de São João João da Barra, enviou comunicado à população sanjoanense, através da Secretaria de Saúde que a vacina Antitetânica, que provisoriamente, só estará disponibilizando a vacina apenas para gestantes e acidentados(conforme prescrição médica). A falta no estoque de vacinas antitetânica é um problema que persiste desde julho do ano passado e atinge não só as pessoas que sofrem um acidente, mas principalmente as gestantes.
Instituto responsável por produção das vacinas está em obras
Procurada pela reportagem, o Instituto Butantan informou que a produção das vacinas DT (Difteria e Tétano) e DTP (Difteria, Tétano e Coqueluche) está temporariamente suspensa em virtude das obras que estão sendo realizadas para atender às exigências da Boas Práticas de Fabricação (BPF), nos termos das normas Anvisa.
O Instituto afirma que os trabalhos estarão concluídos em 2015 e até lá o Ministério da Saúde suprirá a demanda por aquisição das vacinas junto ao Fundo Rotatório da Organização Pan-americana de Saúde (OPAS).
Ministério da Saúde afirma que enviou 125 mil vacinas para o Estado
A assessoria do Ministério da Saúde se pronunciou sobre o caso alegando que enviou à Secretaria Estadual de Saúde do Ceará 125,1 mil doses da vacina DT e que em caso de redução do estoque estratégico, a orientação é que as secretarias de saúde realizem o agendamento dos atendimentos para evitar desperdícios de doses.
Leia o comunicado na integra :