Mulheres vítimas de violência terão atendimento especial de uma defensora pública na Comarca de Petrópolis. O anúncio foi feito durante a abertura do Agosto Lilás – Petrópolis por Elas – mês de conscientização de conscientização e combate à violência contra a mulher, realizada na segunda-feira (04), na Casa da Educação Visconde de Mauá.
“É muito importante para Petrópolis, que vai ser a primeira cidade do interior do estado a contar com defensora pública especial para atendimento as mulheres vítimas de violência. Vai ser um diferencial enorme para essas mulheres”, disse o prefeito Hingo Hammes ressaltando a importância de levar esse debate também para as escolas. “Precisamos trabalhar a conscientização desde cedo, explicando que violência não é normal, não é certo e não pode ser reproduzida. Muitas vezes, o que se vê em casa é levado como referência, por isso, quebrar esse ciclo, avançar e explicar o que não é o certo para que não reproduzam o que veem em casa”.
O defensor titular do Núcleo de Tutela Coletiva, Lucas Nunes, também destacou a importância do atendimento especializado na Comarca de Petrópolis. “Percebemos a necessidade de um apoio jurídico mais específico para acompanhar as mulheres na Comarca de Petrópolis. É um passo importante no acolhimento e atendimento dessas mulheres”, ressaltou o defensor.
Para a secretária de Direitos e Política para as Mulheres, Rosangela Stumpf, o atendimento especializado é uma vitória. “Uma defensora para atender as mulheres vítimas de violência, para acompanhar e acolher nas audiências é uma vitória, é um momento de comemorar esse passo tão importante. Só tenho a agradecer toda a ajuda e sensibilidade da Defensoria em abraçar essa causa”.
Também participaram da abertura do Agosto Lilás – Petrópolis por Elas - o vice-prefeito Albano Filho Baninho; os vereadores Tiago Guel e Wesley Barreto; secretários municipais; os delegados da 106ª e 105ª delegacias de polícia, Nei Loureiro e Vitor Barbosa; representantes do 26ª Batalhão de Polícia Militar (BPM).
A abertura do Agosto Lilás – Petrópolis por Elas, também contou com palestras: Rede de acolhimento: ambiente seguro e de cuidado para a mulher vítima de violência, com as participantes Simone Silva (assistente social do Centro de Referência em Atendimento à Mulher - Cram), Mary Laura Garnica (diretora do Posto Regional da Polícia Técnico Científica de Petrópolis) e Desireé Mathias (coordenadora da Sala Lilás). Segurança pública: enfrentamento à violência contra as mulheres com as participantes tenente Úrsula (26º BPM), Mariana dos Santos Sampaio (investigadora da Polícia Civil) e a defensora pública Isaura Pinho. Saúde da mulher: promoção do bem-estar feminino, com as participantes Marcelle Arruda de Oliveira Barreto (enfermeira), Aneicy Cristina Narciso Reis (médica) e Angélica Scharder Dimitriou (psicóloga).
Inscrições abertas para entidades e empresas que queiram receber palestras sobre violência contra a mulher
Para democratizar o acesso e fortalecer as ações de prevenção e enfrentamento à violência contra a mulher, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Direitos e Políticas para as Mulheres, abriu inscrições para empresas, escolas, associações e entidades que queiram receber palestras do Centro de Referência em Atendimento à Mulher (Cram). As palestras são gratuitas.
As inscrições devem ser feitas no site da Prefeitura (petropolis.rj.gov.br). Para mais informações pelo telefone da Secretaria da Mulher: (24) 2259-1998 – de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.
Confira a programação do Agosto Lilás – Petrópolis por Elas - desta semana:
Dia 06 – quarta-feira
18h
Palestra: O papel da mulher na sociedade ao longo dos anos
com a tenente Úrsula do 26º Batalhão de Polícia Militar
Centro de Referência em Atendimento à Mulher (Cram)
Rua Santos Dumont, nº 100 – Centro (prédio anexo ao Centro de Saúde)
Dia 08 – sexta-feira
16h
Ação no Terminal Rodoviário do Centro em parceria com o 26º Batalhão de Polícia Militar