terça-feira, 2 de junho de 2015

DOCE FORA DA VALIDADE DISTRIBUÍDO EM ESCOLA MUNICIPAL DE SJB

(Foto: Ralph Braz)
Uma Escola da Rede Municipal de Ensino de São João da Barra, a respeito de um doce de amendoim industrializado que estaria sendo distribuído para as crianças, sendo que o produto está com prazo de validade vencido, conforme mostra a imagem ao lado. Ainda de acordo com a denúncia, o doce foi distribuído nesta terça-feira (02). 

É importante ressaltar que são grandes os riscos de intoxicação e infecção alimentar para quem ingere alimentos com a data de validade vencida, já que todo alimento comercializado deve ser consumindo dentro do prazo máximo estabelecido pelos órgãos de nutrição e vigilância sanitária.

Alguns alimentos, após o prazo determinado para consumo, são facilmente contaminados por vírus e bactérias, que proliferam e podem provocar intoxicação ou infecção alimentar. Exemplos: leite e derivados; produtos contendo ovo, como maionese; e carnes de peixes e de aves, entre outros.

Quando esses micro-organismos liberam toxinas nos alimentos e estes, por sua vez, são ingeridos, provocam intenso mal-estar, vômitos, dor abdominal e diarreia. A infecção alimentar ocorre quando os próprios micro-organismos são ingeridos e, no intestino, provocam infecção cursando com febre, diarreia (em alguns casos com hemorragia), dores abdominais e musculares.

Ainda, dependendo do micro-organismo e da toxina produzida, os sintomas podem aparecer dentro de uma a duas horas da ingestão do alimento contaminado, mas alguns micro-organismos podem manifestar seus efeitos no paciente após 12 a 24 horas de ingeridos.

Os médicos alertam que crianças e idosos são mais vulneráveis às formas graves de toxinfecção alimentar.

A reportagem tentou contato com a Secretária de Educação e Cultura de São João da Barra, Leide Cristina Soares, porém, sem êxito.

Nossa reportagem também não conseguiu informações sobre o doce de amendoim com validade vencida ter sido distribuído em toda rede municipal ou somente nesta escola, cujo nome foi preservado, para não atrapalhar apuração de outras denúncias.




Fonte: Portal OZK