O auditório da Santa Casa da Misericórdia do Rio de Janeiro recebe, no dia 12 de julho, das 9h às 18h, o XXXV Encontro Monárquico Nacional. O evento conta com o apoio do Círculo Monárquico do Rio de Janeiro Dom Luiz de Orleans e Bragança, o Príncipe Perfeito; e da Santa Casa do Rio, cujo prédio foi assiduamente frequentado por D. Pedro II. O acesso será pela rua Santa Luzia, 206, subindo sua monumental escadaria. A instituição, de 443 anos, é presidida pelo juiz Francisco Horta, ex-presidente do Fluminense.
A ocasião contará ainda com uma visita guiada à histórica Capela Imperial, de uso exclusivo dos provedores e da mesa administrativa da entidade, articulada pelo mordomo dos prédios da Santa Casa, o empresário Cláudio André de Castro, que representará o Provedor no evento. O espaço está localizado na cúpula da construção do século XIX, tratando-se de uma igrejinha redonda com apenas 16 lugares sentados e uma cúpula deslumbrante.
O encontro contará com a presença do Príncipe Dom Bertrand de Orleans e Bragança, Chefe da Casa Imperial do Brasil; e terá participação do Príncipe Imperial do Brasil, Dom Rafael de Orleans e Bragança, e da Princesa Dona Maria Gabriela de Orleans e Bragança. O auditório da Santa Casa é centenário e tem cerca de 200 lugares.