segunda-feira, 25 de março de 2024

Secretário Nacional da Defesa Civil e comitiva de secretários estaduais percorrem áreas afetadas de Bom Jesus


Uma comitiva do Governo do Estado acompanha os trabalhos de resposta às chuvas em Bom Jesus do Itabapoana, no Noroeste fluminense, na tarde desta segunda-feira (25). Entre os participantes, estão o secretário de Estado de Defesa Civil e comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ), coronel Leandro Monteiro, a secretária de Estado da Mulher, Heloisa Aguiar, a primeira-dama e presidente de honra do RioSolidario, Analine Castro, a presidente RioSolidario, Paola Figueiredo, a Secretária de Estado de Educação, Roberta Barreto. O secretário Nacional de Defesa Civil, Wolnei Wolff, também faz parte do grupo que está percorrendo os pontos mais afetados pelas enxurradas que atingiram a região.


Desde quinta-feira (21), o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro já atendeu 259 ocorrências relacionadas às chuvas em todo o Estado. Cento e sessenta pessoas foram resgatadas com vida pela corporação. Foram registrados 8 óbitos. Até o momento, os Bombeiros atuaram em 111 inundações e alagamentos, 32 desabamentos e deslizamentos e 71 cortes de árvores, entre outros, em todo o território fluminense.

Só nas regiões Norte e Noroeste, a corporação foi acionada para 60 inundações e alagamentos, 53 deles em Bom Jesus do Itabapoana. O município foi assolado por uma forte enchente entre a noite de sexta-feira (22) e manhã deste sábado (23). As chuvas intensas, somadas ao rompimento de uma tubulação de água, deixaram a cidade inundada. Houve afundamento de asfalto e a região central ficou ilhada.



Em vídeos nas redes sociais, moradores aparecem tentando salvar bens materiais e se deslocando em meio a ruas alagadas, bem como asfaltos com crateras em alguns pontos. Por volta das 10h deste sábado, Bom Jesus registrou 271,8mm de chuva em 24 horas, o segundo maior volume em todo o Estado do Rio de Janeiro.