(Fotos : Paulo Pinheiro) |
Segundo dados da Sociedade Brasileira de Oftalmologia, a catarata está entre os três mais graves problemas visuais que podem levar à cegueira a partir dos 60 anos. Ela é causada pela opacidade do cristalino, que deixa a visão embaçada e só tem cura mediante cirurgia. Com o objetivo de voltar a oferecer esse atendimento aos moradores de São João da Barra, a Câmara Municipal aprovou, na sessão desta terça-feira (4), requerimento de Aluizio Siqueira (PP) e Alex Firme (PP), em que solicitam à Secretaria de Saúde, a implantação da cirurgia de catarata no município.Segundo Aluizio, no passado havia esse serviço em São João da Barra, na Santa Casa. “Propomos que a Prefeitura faça um convênio a fim de voltar a oferecer a cirurgia de catarata aqui, pois temos hoje uma demanda de 200 pessoas aguardando e sabemos o quanto é importante essa cirurgia e como ela melhora a autoestima do paciente”, destacou Aluizio.
Obras – Ronaldo Gomes (PROS) requereu à Secretaria de Obras que realize o patrolamento das ruas em Chapéu do Sol e Atafona. Por meio de indicação, solicitou a reforma e o recapeamento da rua que começa na Avenida Liberdade (na altura do Posto Toledo) até a Avenida Afonso, em Grussaí.
Renato Ribeiro (Julinho Peixoto- PSDC) pleiteou a pintura das faixas de pedestre e quebra-molas em todas as vias públicas do município e a colocação de banheiros químicos nas imediações das passarelas de acessibilidade em toda a orla marítima.
O vereador Alex Firme (PP) solicitou, por meio de indicação, serviços de urbanização dos bairros Santa Raquel, Porto Seguro e Morada do Chico – todos na sede. Por meio de indicação, Aluizio propôs a urbanização e o calçamento das ruas José Gomes de Sá e José Jorge Fernandes, em Atafona.
5º Distrito - O vereador Franquis Arêas (PR) indicou ao Executivo que realize o serviço de drenagem em Água Preta e a construção de uma passarela no Açu, na região popularmente conhecida como “pedras” e, se possível, antes do verão.
Duas indicações verbais também foram aprovadas: uma do vereador Gerson Crispim (Gersinho/SD) solicitando que o município adquira cadeira de rodas, andadores e muletas para atender às famílias carentes e a outra do vereador Elísio Rodrigues (PDT), que sugere a criação de um convênio entre município e o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) para serviços como: emissão de carteira de trabalho e solicitação de seguro de desemprego.
Fonte: Ascom Câmara