domingo, 26 de julho de 2015

PENSE TENDÊNCIAS : O UNIVERSO DA MODA


Bem, essa coluna será um pouco diferente, nela venho desmembrar o Mercado da Moda. Muitos pensam que Moda é só aquilo que se vê nas vitrines, na televisão, nas revistas e sites e nas passarelas, mas tem muita coisa por trás daquilo para que tudo dê certo.

No primeiro dia de aula na faculdade, uma professora nos disse: “Não estou aqui para formar estilistas, porque esses vão lá pra fora, copiam as idéias dos outros e quando chegam aqui a recriam, estou aqui para formar Designers de Moda, pessoas que criem as tendências, que ditem a moda.”. Por isso me considero um Designer de Moda. 

Eu mesmo, hoje, além do meu próprio salão, presto serviço como Beauty Artist para alguns catálogos de lojas e sou responsável pela parte da beleza de alguns desfiles, presto serviços como Produtor de Moda e Produtor de Desfiles, ainda atuei como Designer de Moda para uma grife de vestidos de noivas e clientes particulares e hoje atuo também como “Colunlista de Moda” escrevendo essa coluna, que foi um belo presente me dado pelo meu amigo Ralph, e para escrevê-la requer muita pesquisa, para que chegue até você todas as melhores informações. 

Estou totalmente mergulhado nesse universo maravilhoso e vou apresentar outras profissões que são 
ligadas à Moda:


  





 


 
 


Ainda temos:

- Assessor de Imprensa de Moda – Profissional com ampla rede de relacionamentos, responsável pelas informações que chegam à imprensa sobre uma empresa ou profissionais de moda;

- Comprador de Varejo de Moda – Sempre por dentro das tendências da estação, é quem escolhe as peças que estarão à disposição do consumidor em uma rede de lojas;

- Engenheiro Têxtil – Profissional que atua no desenvolvimento de tecidos, desde a fiação até o processo de acabamento, incluindo a etapa de realização dos testes de controle de qualidade;

- Gerente de Marketing de Moda – Responsável pelo bom gerenciamento da imagem de uma marca, ajuda a definir estratégias de venda e comunicação que atinjam o público desejado, para maior faturamento da empresa;

Gostaria de lembrar que existem vários outros profissionais muito importantes que também movimentam a grande engrenagem que é o Mundo da Moda, como Costureiras, Alfaiates, Assistentes, Profissionais de Desenvolvimento de Produtos, Vendedores, Gerentes, Designers Gráficos e muitos outros.

A única coisa que me entristece é que esse mercado é muito fechado, principalmente para as áreas que adoro. Para se conseguir um trabalho ou tem que ser muito, muito, muito bom ou então conhecer as pessoas certas.

Mas mesmo assim...