sábado, 7 de maio de 2022

Cultura abre inscrições do Curso Educação para o Patrimônio Cultural

(Foto: Ralph Braz | Pense Diferente)

A Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima (FCJOL) promoverá, em parceria com o Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (Inepac), nos dias 16 e 17, no Museu Histórico de Campos dos Goytacazes (MHCG), o Curso Educação para o Patrimônio Cultural. As inscrições são gratuitas (AQUI). A ação faz parte da 20ª Semana Nacional dos Museus, do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), que acontece entre os dias 16 e 22. A atividade também marcará as comemorações do 10º aniversário do Museu, que será celebrado em junho.

O curso é voltado para professores das redes municipal, estadual e particular; gestores; agentes culturais e comunidade. Serão montadas duas turmas, com uma carga horária de oito horas. Os interessados terão a oportunidade de escolher o dia em que desejam participar, tendo como opções 16 ou 17 de maio. O curso terá um cronograma de dois módulos, sendo o primeiro responsável por embasamento teórico e conteúdo expositivo; e o segundo voltado as oficinas, com o objetivo de praticar as diferentes possibilidades de se tramalhar o patrimônio dentro do ambiente escolar.

“Desde outubro de 2021 havíamos iniciado tratativas com o Inepac para a realização do Curso Educação para o Patrimônio Cultural. Cada turma será formada com um quantitativo de 50 alunos. Será uma importante oportunidade para quem deseja conhecer conceitos de patrimônio cultural material e imaterial, bem como o significado dos atos de tombamento e registro, lugar e espaço de memória”, detalha a presidente da FCJOL, Auxiliadora Freitas.

“Com o Curso Educação para o Patrimônio Cultural iniciaremos a programação 2022 de cursos da FCJOL, através do Programa de Formação em Cultura, Saberes Culturais (ProFoC), um dos eixos do programa ‘Culture, Campos – com horizonte!’. Com este projeto levaremos, a cada participante, o conhecimento da importância do respeito ao Patrimônio Cultural, seja ele material ou imaterial”, avalia o gerente de Formação em Arte e Cultura da FCJOL, Fábio Mattos.