quarta-feira, 12 de maio de 2021

Confusão e aglomerações durante aplicação da segunda dose da Coronavac em Campos



Após horas de espera pela liberação da lista com nomes agendados pela Secretaria de Saúde da Prefeitura de Campos nos 30 postos de vacinação (Clique AQUI para ter acesso a listagem) para receberem a segunda dose da Coronavac, a manhã desta quarta-feira (12) foi de tumulto e aglomeração em vários postos de vacinação da cidade. Entre as reclamações está a falta de informação, pois muitos idosos não têm acesso à Internet que não souberam fazer o agendamento online. A aplicação da segunda dose do imunizante também se destina a profissionais de saúde nesta quarta.

A reportagem do Terceira Via percorreu alguns dos 30 postos de vacinação indicados pela Prefeitura de Campos para aplicação da segunda dose na manhã desta quarta-feira (12). Muitos idosos se queixaram de não terem seus nomes nas listas afixadas nos portões de entrada das unidades. No Parque Esplanada, dois idosos não conseguiram entrar para serem imunizados.
No Parque Esplanada, muitas dúvidas entre pessoas em busca da segunda dose da Coronavac

“Sou renal crônico. Disseram que eu teria prioridade em qualquer posto e meu nome não está na lista. Não me informam direito. Vou voltar para casa sem a vacina. No Brasil, não nos ouvem, só a imprensa que consegue ser ouvida. É revoltante. Já passei do prazo de tomar a segunda dose”, disse Maurílio Miranda.


A aposentada Maria da Graça Paixão também não conseguiu atendimento na Creche do Parque Esplanada. “Disseram que iam ligar para a gente ser vacinada. Fui vacinada no dia 29 de março nesse posto. Meu nome não está nessa lista. Me mandaram ir procurar em outro posto. Uma desorganização”, queixou-se.

Uma pessoa que preferiu não se identificar, disse que recebeu a primeira dose no dia 30 de março e fez cadastro pelo Whatsapp para receber o reforço. Ela afirmou que seu nome não consta da lista divulgada pela Prefeitura na noite desta terça-feira. “A relação, porém, inclui os nomes de pessoas que teriam recebido a primeira dose em data posterior, incluindo início de abril”, questiona.
  Clube da Terceira Idade

O Clube da Terceira Idade também houve problemas de aglomeração para saber se os nomes dos idosos constavam da lista para receberem o imunizante Coronavac pela segunda vez. “Muitos idosos aqui não sabem ler. Uma senhora me pediu para ler se o nome dela está na lista. Precisa de alguém aqui com paciência para falar com os idosos”, disse Ana Maria Costa.

A aposentada Rosane Mothé não tinha certeza se conseguiria ser vacinada. “Eu estou esperando há tempo pela vacina. Fui ao posto no mês passado e disseram que só havia 30 doses. Eu não tomei. Tenho problemas respiratórios, asma e dificuldades no pulmão. Estou cheia de remédios. Se eu não tomar, morro, falta ar. Eu preciso da vacina. Eu sou de Custodópolis e lá não consegui ser vacinada. Vou tentar de novo”.
Fila na creche do Parque Esplanada

Nas redes sociais do Terceira Via, internautas também reclamaram deste dia de vacinação nos postos da Prefeitura. Graci Vilarinho postou: “Uma bagunça”. Já Rosa Gambaro se queixou da listagem. “Lista só com 1.288 nomes e liberada tarde da noite. Quanta desorganização”. Já Éderson Cabral fez acusações: “Vi na lista com nomes duplicados”. E Janaina Quitete da Silva também reclamou. “Lista com menos de 2000 nomes e menos de 15 postos para aplicação”, comentaram.

Questionamentos à Prefeitura

O Terceira Via enviou para assessoria da Secretaria de Saúde de Campos questionamentos sobre vacinação dos idosos e profissionais de saúde com a segunda dose da Coronavac, e sobre a lista divulgada com os nomes das pessoas que poderão ser imunizadas com essa remessa da vacina que chegou na segunda-feira (10). Foi indagado se com as 4.530 doses enviadas todos serão vacinados nesta quarta-feira (12) ou se haverá outro mutirão com esse pessoal que está na lista. Também foi perguntado sobre os critérios de inclusão de nomes na lista e os canais de comunicação utilizados para levá-la ao conhecimento das pessoas chamadas a tomar o reforço.


Em nota, a Prefeitura afirmou o seguinte:

A Secretaria de Saúde informa que devido a erro no sistema o que ocasionou atraso na divulgação e alguns nomes foram repetidos nas listas. A Subsecretaria de Atenção Básica, Vigilância e Promoção da Saúde irá fazer uma repescagem para vacinação nesta quinta-feira (13). Uma nova lista com os nomes e o local será divulgada ainda hoje.

Sobre 30 postos anunciados, não existe local faltando, esclarecemos que deste total, 17 são UBS.

Por isso, as pessoas que se vacinaram nos postos, não foram citadas nas listas de convocação porque fazem parte do Programa Estratégia Saúde da Família (ESF), onde os moradores são dos próprios bairros. As pessoas podem procurar os devidos postos para se vacinarem com a segunda dose.


Vacinação no IFF

Esperança

O Instituto Federal Fluminense (IFF) também é utilizado como posto de vacinação contra a Covid-19. A profissional de saúde Andréia Velasco foi a primeira chegar para ser imunizada.

Profissional de saúde recebe a segunda dose da Coronavac

“Expectativa é a melhor, confio em Deus, nos médicos e na ciência. Nós fazemos a nossa parte também. Eu estou feliz por tomar a segunda dose. Foi difícil. A primeira vez tentei tomar no Boulevard. Meu esposo foi de madrugada para a fila, mas não foi possível devido às poucas doses que vieram para o Município. Vi meu nome na listagem ontem e à meia-noite chegamos aqui. Sou a primeira na fila”, comemora.










Fonte: Terceira Via