quinta-feira, 5 de junho de 2014

ÍNDICE FIRJAN APONTA CRESCIMENTO EM SJB ENTRE 2005 E 2011

(Foto: Ralph Braz)
Através do Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal (IFDM), é possível avaliar como o seu município está sendo governado. O IFDM é um estudo do Sistema FIRJAN que acompanha anualmente o desenvolvimento socioeconômico de todos os mais de 5 mil municípios brasileiros em três áreas de atuação: Emprego e renda, Educação e Saúde. É feito exclusivamente com base em estatísticas públicas oficiais, disponibilizadas pelos ministérios do Trabalho, Educação e Saúde.

Analisando os dois governos da ex-prefeita Carla Machado as tabelas mostram um crescimento gradativo no desenvolvimento do município. Entre 2005 e 2011 houve crescimento 26° para o 13° lugar no IFDM.

Começando por 2005, primeiro ano de governo de Carla, o município estava no 26º lugar entre 92 municípios, do estado do Rio de Janeiro. No final do primeiro governo, em 2008, o município subiu para o 17º lugar na tabela. São João da Barra subiu também na categoria Emprego e Renda, do 28º lugar para o 19º. Na categoria Educação o município avançou do 47º para o 43º. E em Saúde do 31º para o 22º.

Na segunda gestão da ex-prefeita, ano base 2009 comparando com o ano base 2011, também houve crescimento. No Índice FIRJAN de Desenvolvimento Municipal, São João da Barra passou do 19º lugar para o 13º. A categoria Emprego e Renda chegou ao 5º lugar em todo o estado, em 2009 estava em 18º. A Educação também apresenta crescimento do 64º lugar para o 38°. A única queda foi na Saúde, que desceu do 28° para o 37° lugar, na categoria.

A avaliação gradativa teve a impulsão do crescente funcionamento das atividades do Porto do Açu, antes da crise nos empreendimentos do empresário Eike Batista. As empresas de São João da Barra tiveram oportunidades durante a gestão da ex-prefeita e puderam assim retribuir na geração de emprego para a mão de obra local. Esse cenário refletia também no intenso movimento do comércio. Cresceram o número de pousadas em todo o município e pela circulação de recursos disponíveis à época, dificilmente se encontrava vagas na rede hoteleira, possibilitando várias locações de casas em todo o município.