sexta-feira, 6 de junho de 2014

CINE TEATRO TRIANON SERÁ NOVO ESPAÇO CULTURAL DE CAMPOS

(Foto: Ralph Braz)
O Cine Teatro Trianon será o novo espaço cultural de Campos. A presidente da Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima, Patrícia Cordeiro se reuniu com o superintendente de Desenvolvimento Econômico da Agência Nacional do Cinema (Ancine), Selmo Kaufmann, para firmar parceria para a construção do epaço, que deve ser anexo ao Teatro Trianon. O Cine Teatro Trianon foi anunciado pela prefeita Rosinha Garotinho, durante o período da 8ª Bienal do Livro, realizada de 16 a 25 de maio, no Centro de Eventos Populares Osório Peixoto (Cepop).

Segundo Patrícia, o encontro foi o primeiro passo para a implantação do projeto. “O representante da Ancine aprovou a iniciativa da prefeitura de criar um local onde o público contará com exibição de filmes, sendo um espaço moderno, dentro dos padrões das grandes salas de cinema, que conta com o apoio do governo federal, a fim de democratizar o acesso à cultura. Estamos em fase de projeto, mas sem dúvida, será um grande marco na cultura da cidade”, disse. 

O Cine Teatro Trianon foi inaugurado no dia 25 de maio de 1921. A obra começou em 8 de agosto de 1919, e na primeira quinzena de outubro de 1920, foi entregue a parte de construção civil, para que fossem feitos os trabalhos necessários de adaptações e decoração exigidos por um teatro daquela natureza. 

O Cine Teatro funcionava no Boulevard Francisco de Paula Carneiro e foi demolido para a construção do Banco Bradesco. Segundo o superintendente de Cultura e Preservação do Patrimônio Histórico, Orávio de Campos, o anseio da população por cinema era grande e a dificuldade de agendamento do teatro para os espetáculos locais fez com que a Associação Regional de Teatro Amador (Arta) e o Clube dos Tenentes de Plutão firmassem parceria para a criação do Teatro de Bolso. Segundo ele, a adaptação de um espaço cultural amplia as possibilidades de acesso à cultura e quem ganha é a população.



Fonte: Secom