A Confederação Nacional do Comércio (CNC) prevê maior patamar de contratação em 10 anos que o setor vai gerar neste último trimestre de 2023, cerca de 110 mil postos de trabalho temporário, o maior patamar registrado em uma década. Apesar de inicialmente ser uma oportunidade com duração fixa, muitas vezes ela se tornam efetivas a depender da atuação do profissional. A projeção é de que 605 vagas sejam abertas em Petrópolis para as vendas de fim de ano.
Em Petrópolis, o varejo já começou a programação de contratações temporárias para o final do ano, época mais importante de vendas. Os novos postos de trabalho são incentivados, sobretudo, pela proximidade com a Black Friday e o Natal. O cenário econômico ajuda: queda da taxa de juros e inflação mais controlada é norteadores importantes para aqueles que pretendem investir.
“O Dia das Crianças foi um bom indicador para o varejo e deu largada no planejamento para as vendas do final do ano. A expectativa é positiva. Em setembro, 10% das vagas são criadas, mas é em novembro que a busca por emprego atinge o auge, com 60% das vagas sendo abertas. A alta no consumo deve crescer cerca de 10% até os dias que antecedem o Natal”, afirma o presidente do Sicomércio Petrópolis, Marcelo Fiorini.
Aumento no número de contratações
Conforme o Novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged) de setembro de 2022, até agosto de 2023, foram realizadas 9.411 admissões, 8.483 desligamentos, representando uma variação de 11%. Esse número eleva um saldo positivo de 928 contratações.
O saldo de geração de empregos de setembro de 2022 até o mês de novembro foi de 2322 novos trabalhadores. Nestes meses o índice de contratações foi aumentando, gradativamente, graças aos feriados como Dia das Crianças e o Natal, onde o mercado tende a ficar mais aquecido, sem esquecer a Black Friday que gera promoções diversas. Em setembro de 2022 foram realizadas 620 contratações; em outubro, foram 662 admissões para o período do final do ano, com saldo de 179 novos trabalhadores. Para 2022 esse número pode subir, chegando a 286, segundo a previsão.
A expectativa é que as contratações temporárias em novembro sejam ainda maiores, por causa com a proximidade com o Natal. Em 2022, como por exemplo, o salto foi de 662 trabalhadores para 1.040. Se a previsão de aumento de, no mínimo 60% nas contratações concretizar, esse número, pode, neste ano, chegar a 605 novos funcionários.