(Foto: Ralph Braz | Pense Diferente) |
O Governo do Estado realizou, na segunda-feira (12.09), a sexta reunião do comitê criado para acompanhar as despesas com a tragédia de Petrópolis, na Região Serrana. O encontro aconteceu no Palácio Guanabara e contou com representantes das secretarias de Estado de Saúde, Defesa Civil, Cidades, Planejamento e Infraestrutura, além da Secretaria da Casa Civil, que coordena o comitê. Também marcaram presença o Instituto Estadual do Ambiente (Inea), a Controladoria Geral do Estado (CGE-RJ) e o Tribunal de Contas do Rio de Janeiro (TCE-RJ). Criado em março, o grupo de trabalho tem como objetivo monitorar os contratos firmados e as ações de cada pasta para atenuar os efeitos das chuvas.
A reunião desta segunda apresentou as ações preventivas planejadas por cada secretaria tendo em vista o início do período chuvoso que ocorre no final de outubro. A pauta em destaque ficou por conta da Defesa Civil, que apresentou estudos para um novo plano de contingência. O órgão também vai realizar, nos meses de outubro e novembro, simulados em escolas e comunidades.
Entre os outros temas debatidos na reunião, foram apresentadas as obras de infraestrutura que estão sendo feitas na cidade de Petrópolis, o mapeamento das áreas de risco, as ações para aumentar o escoamento de rios e os trabalhos de limpeza e reflorestamento.
O comitê de acompanhamento das ações e despesas executadas pelo Estado do Rio voltadas a mitigar os efeitos da calamidade pública em Petrópolis vem realizando reuniões mensais, integrando todos os órgãos e cobrando ações efetivas para evitar tragédias como as que ocorreram no início do ano.
O grupo também tem atuado para reduzir os efeitos da calamidade na cidade serrana. Cabe ressaltar ainda que a participação de integrantes de órgãos de controle é fundamental para garantir a transparência dessas intervenções. O comitê realizará uma nova reunião no próximo dia 27 de setembro.
Fonte: Diário de Petrópolis