Petrópolis ficou em 32º na edição 2021 do Ranking Connected Smart Cities, estudo desenvolvido pela Urban Systems para o evento homônimo, idealizado pela Necta e Urban Systems, publicado na edição desta quarta-feira (1°) no caderno Mobilidade do jornal O Estado de São Paulo. No Estado, Petrópolis ficou em 3º lugar, tendo à frente apenas o Rio de Janeiro e Niterói. A cidade obteve nota 33,404.
“Ver Petrópolis em destaque em pesquisas e rankings que analisam o setor financeiro e de investimentos nos municípios brasileiros reforça o crescimento e o desenvolvimento do município. Temos trabalhado de forma a estimular ainda mais este crescimento, incentivando a desburocratização. Além disso, nossa nova lei de incentivo fiscal traz ainda mais oportunidades”, explica o prefeito interino Hingo Hammes.
Outros números de destaque no estudo mostram Petrópolis em 10º lugar entre todas as cidades analisadas nos eixos Inovação e Saúde. O município também ficou em 11º entre as cidades de 100 mil e 500 mil habitantes e em 17º entre todas da Região Sudeste. O estudo é desenvolvido desde 2015, criando uma plataforma de discussão e negócios sobre Cidades Inteligentes.
Neste ano para a formação do ranking são avaliados 75 indicadores dentro de 10 eixos temáticos Mobilidade e Acessibilidade, Urbanismo, Meio Ambiente, Tecnologia e Inovação, Economia, Educação, Saúde, Segurança, Empreendedorismo e Governança.
O ranking avaliou 677 cidades do país, sendo 49 com mais de 500 mil habitantes, 277 com população entre 100 mil e 500 mil pessoas e 351 com população estimada entre 50 mil e 100 mil. A elaboração do ranking é feita por meio de análise de publicações nacionais e internacionais e indicadores sobre a temática de cidades inteligentes, sustentáveis, conectadas e assuntos correlatos.
“O município tem uma vocação muito ampla. Vamos tornar a cidade cada vez mais inteligente e sustentável ao longo dos processos, porque estamos investindo em várias ações importantes. Acredito que a cidade será referência e excelência nesse quesito, será um modelo de smart city.”, afirmou o secretário de Desenvolvimento Econômico, Marcelo Soares.