(Foto: Ralph Braz | Pense Diferente) |
Na sessão legislativa desta terça-feira (14), a Câmara de São João da Barra aprovou um requerimento do presidente da Casa, Elisio Rodrigues, ao ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas. O vereador solicita informações oficiais a respeito de um anúncio de privatização da BR-356 feito recentemente pelo senador Flávio Bolsonaro. "Foi divulgada nas redes sociais, há poucos dias, essa possível privatização da BR-356 de Campos até o Porto do Açu, e esta Câmara precisa de informação oficial: a previsão dos prazos, o que se pretende fazer, para podermos informar à população", explicou Elisio.
Saúde - A vereadora Sonia Pereira (Soninha) requereu à Secretaria de Saúde, a aquisição do aparelho oftalmológico que faz o exame de fundo de olho para atender os postos de saúde. À mesma pasta, Junior Monteiro sugeriu que seja feita uma parceria com o Hospital Ferreira Machado para a colocação da unidade móvel do Hemocentro com mais frequência no município, haja vista que há sanjoanenses que precisam fazer cirurgias e não estão conseguindo por falta de sangue no hemocentro.
Transporte - Em conjunto, Analiel Vianna e Elisio requereram à Secretaria de Transporte e à direção da Viação Sanjoanense, que seja feito um cadastro dos trabalhadores que utilizam o transporte diariamente a fim de que seus assentos fiquem garantidos, evitando que percam seus empregos por não conseguirem lugar nos coletivos. Devido à pandemia, os ônibus estão circulando com a capacidade reduzida e o legislativo tem recebido muita reclamação. Os vereadores sugerem a colocação de carro extra nos horários de pico.
Soninha sugeriu à Prefeitura, que faça um recadastramento dos universitários que utilizam o transporte gratuito. "Estou pedindo também ao secretário de educação que possa fazer o cadastramento para as bolsas novas para o ano que vem", disse. Já o vereador Junior Monteiro solicitou ao município, um estudo com o objetivo de reajustar o valor do cartão cidadão e do servidor para R$ 400, já que o preço dos gêneros alimentícios subiu muito nesta pandemia.
Reparos - Julinho Peixoto requereu à Secretaria de Obras, a colocação de quebra-molas padronizados ou tachões em locais apropriados na estrada RJ 240 no trecho entre Campo de Areia até Cazumbá. Dois requerimentos do vereador Alan Barreto para Grussaí foram aprovados: colocação de quebra-molas/sinalização em toda a extensão da Rua Santo Amaro; e reparo e nivelamento da Rua Sol Nascente no Balneário Cris. Franquis fez dois pedidos para o Açu: construção de uma passarela na região conhecida como Praia das Pedras e a reforma geral da quadra esportiva, incluindo vestiário e banheiro. Elisio indicou a urbanização da RJ 240 no trecho entre Vila da Terra até a ponte do Canal de Quitinguta. Por fim, o vereador Carlos Machado da Silva (Kaká) propôs serviços de drenagem, calçamento, urbanização e iluminação no bairro do Carrapicho.