O trabalho de salvamento aquático no verão de São João da Barra vem alcançando resultados satisfatórios com o resgate de 15 banhistas que estavam se afogando na Lagoa de Grussaí, Pontal, Chapéu de Sol e Rio Paraíba do Sul. Houve também a localização de uma criança perdida na praia de Grussaí. Quarenta guarda-vidas contratados pela Prefeitura estão atuando desde o dia 26 de dezembro de 2020.
O secretário municipal de Segurança Pública, Anderson Campinho, informou que, além de garantir a segurança dos banhistas, os guarda-vidas estão ajudando no cumprimento das medidas de combate à Covid-19. “Estamos vivendo um verão atípico, mas não poderíamos deixar de realizar esse serviço, tendo em vista a quantidade de moradores e veranistas que frequentam nossas praias e o momento de pandemia que estamos vivendo”, comentou Campinho, ressaltando que apesar disso o movimento no verão está menor do que nos anos anteriores.
– Entre os casos de resgate citados, o mais recente foi domingo, 10, no trecho do Rio Paraíba do Sul próximo ao Cais do Imperador, no Centro, onde houve o salvamento de quatro pessoas que estariam próximas a uma lancha que naufragou e um jet ski que teria virado – relatou o coordenador da Defesa Civil Municipal, Marcos Antônio Ribeiro, informando ainda que no sábado, 9, um casal de adultos foi salvo na Lagoa de Grussaí, e na terça-feira, 5, em Chapéu de Sol, uma senhora deslocou o joelho dentro d’água, entrou em pânico e foi retirada pelos guarda-vidas e encaminhada à Santa Casa de Misericórdia.
Foram registrados, ainda, na Lagoa de Grussaí, três salvamentos no primeiro fim de semana de 2021, onde foram resgatadas, no sábado, duas crianças e, no domingo, um adulto. Já no final do ano passado foram salvos dois adolescentes em Chapéu de Sol no dia 30 e três crianças no Pontal de Atafona no dia 27.
Na terça-feira, 5, em Grussaí, uma mãe pediu ajuda aos guarda-vidas para localizar o filho que se perdeu no trecho entre a praia e a Lagoa de Grussaí. Após procurar pelas imediações, eles foram informados que uma criança tinha sido levada para uma emissora de rádio em Grussaí. Os guarda-vidas se dirigiram ao local e constataram ser o menino de 4 anos que havia se perdido e o levaram ao encontro de sua mãe na praia.